Blog da Arquiteta
Varanda, sacada ou terraço?
Você sabe diferenciar varanda, sacada e terraço? Se a resposta for negativa, fique tranquilo! É comum confundir esses elementos arquitetônicos. Então hoje vamos aprender a diferenciá-los observando alguns prédios históricos da nossa cidade, Cachoeira do Sul.
VARANDA é simplesmente uma área da casa que dá acesso ao externo, ou seja, uma parte construída apoiada no chão, coberta pelo mesmo telhado da casa.
Varanda do prédio situado no Parque Municipal da Cultura em Cachoeira do Sul. Fonte: Google Maps.
SACADA é uma estrutura construída a partir do 1º andar, que tem um volume sobressalente do restante da construção e ligam portas e janelas aos visuais comtemplados por pátios e vias. Também chamada de balcão.
Sacadas no segundo andar do prédio da Câmara Municipal de Cachoeira do Sul (1927). Fonte: Google Maps.
Pequenas sacadas no prédio do Paço que abriga o Museu Municipal de Cachoeira do Sul (1864). Fonte: Google Maps.
TERRAÇO é o espaço situado na cobertura de um prédio ou casa, feito para receber luz solar, ou seja, não possui cobertura. Em prédios os terraços são áreas comuns de lazer, jardins, espaços privativos de apartamentos ou apenas para manutenção de cobertura.
Pequeno terraço acima do primeiro pavimento do prédio da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha (1915). Fonte: Google Maps.
Para exemplificar melhor, convido você para conhecer o Edifício Martinelli em São Paulo, capital. Projetado pelo engenheiro-arquiteto húngaro William Fillinger, primeiro arranha-céu do Brasil.
Terraço do Edifício Martinelli (1929), SP. Arquivo pessoal.
AGORA FICOU FÁCIL! Confira o resumo a seguir.
Esquema: Terraço, Sacada e Varanda. Arquivo pessoal.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Madeira ou Alvenaria?
Mitos e Verdades Sobre Esses Sistemas Construtivos