Blog dos Bichos

Você sabe se cachorro tem noção do tempo?

03/06/2023 10:45 - por Cristiane Vieira da Cunha

O cachorro possui uma noção de tempo muito boa. Em partes, ela é semelhante àquela dos humanos, baseada nas sensações do corpo, como fome e sono. Por outro lado, a noção temporal desse animal é um pouco diferente da humana devido à grande capacidade olfativa.

Esse assunto é tão curioso que já foi alvo de estudos pela Universidade de Illinois nos Estados Unidos, que afirma que o ciclo circadiano ajuda o cão a ter noção de tempo.

Ciclo circadiano
O cachorro tem noção de tempo por causa do ciclo circadiano. Ele recebe esse nome do latim circa (cerca de) e diem (dia), referente às variações nas funções orgânicas dos seres vivos que se repetem em um período de 24 horas (cerca de um dia).

Esse ciclo acontece porque o sistema nervoso central recebe estímulos do meio ambiente conforme a luminosidade do dia ou a diminuição da luz à noite, que estimula a produção de hormônios como cortisol e melatonina.

Tudo isso é controlado por uma região do cérebro chamada hipotálamo. Ela recebe sinais de luz e escuridão diretamente dos olhos e possui 20 mil células nervosas responsáveis por essa percepção.

Com o aumento da luminosidade, o cortisol desperta, aumenta a frequência cardíaca e provoca fome. Então, o peludo sabe que é hora de acordar e comer. Quando a noite cai, a produção de melatonina aumenta, enquanto o metabolismo diminui. Assim, o pet começa a sentir cansaço e sonolência para a hora de dormir.

Rotina ajuda a regular o tempo
O ciclo circadiano regula a passagem do tempo fisiológico do pet. Já a rotina do cachorro e dos tutores ajuda o peludo a entender quando as atividades cotidianas acontecem, algo que proporciona segurança e evita a ansiedade.

O cachorro tem noção de tempo ao ver a arrumação das crianças para ir para a escola e dos pais para o trabalho nos dias da semana. Aos finais de semana, ele sabe que a dinâmica é diferente.

Olfato completa o “relógio” do cão
Os especialistas afirmam que os cheiros que o cão sente o ajudam a perceber a passagem do tempo. Quando o tutor sai de casa, o cheiro ainda está forte, então o cão sabe que é algo recente.

Com o passar do tempo, o odor do humano fica cada vez mais fraco até atingir um nível de moléculas que coincide com o horário em que o tutor chega em casa. É assim que o cachorro tem noção de tempo.

Fonte:  petz.com.BR

Faça seu login para comentar!