AMIGA DOS BICHOS

Voluntária na Gestão Animal

01/12/2022 00:02 - por Patrícia Loss

Ativista Christianne Feldmann ajudará a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Christianne Feldmann: interlocutora das entidades de proteção animal junto ao Município / DIVULGAÇÃO JP

Na condição de voluntária, a dentista Christianne Feldmann assumiu na tarde de ontem a função de levar as demandas das entidades de proteção animal junto ao Executivo cachoeirense. Representando a sociedade civil no trabalho de interlocutora entre as associações e a Prefeitura, ela substitui a ex-secretária municipal de Desporto, Vanessa Simon, que, antes de ser titular da pasta, também desempenhou a função de forma gratuita.

Christianne é uma das defensoras da causa animal de Cachoeira do Sul e não dará expediente na Prefeitura. Seu canal de comunicação será direto com o secretário municipal de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini. Ativista da causa animal, Christianne levará o seu conhecimento e sua visão sobre o assunto para auxiliar a administração municipal. Ela também será uma das integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Comupa), que ainda está em fase de implantação.

A voluntária ressaltou em seu discurso que sozinha não conseguirá fazer nada e que é preciso fortalecer a rede de proteção animal do Município. “A causa é animal é uma luta inglória em Cachoeira. Precisamos que todos disseminem amor e conhecimento sobre os animais”, avaliou. Ela prometeu buscar recursos públicos e privados e sugeriu que a Prefeitura crie uma forma mais prática de denúncias formais de maus-tratos a animais, que, atualmente, só podem ser feitas presencialmente, no protocolo geral do Município. 

DIVULGAÇÃO
Ela anunciou ainda que fotografará todos os animais do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) para divulgar as imagens e buscar novos lares para eles. “O Cempra tem de ser um centro de passagem, não um depósito de animais”, frisou. Localizado no distrito de Três Vendas, o centro abriga hoje em torno de 350 bichos e tem como coordenador o veterinário Pedro Schlabitz.

 

Ambulatório veterinário aguarda licitação

Anunciado há pouco mais de um ano, o Ambulatório Veterinário Municipal aguarda abertura de licitação para as obras de adaptação do espaço em que o consultório com sala de cirurgia será montado, junto aos canis do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). O projeto das obras, elaborado pelo engenheiro civil Régis Devilla, está orçado em R$ 104.780,89. O edital abrindo a concorrência pública está previsto para ser publicado ainda em 2022. A licitação incluirá a reforma dos 19 canis do DVS e melhorias em banheiro, o que soma uma área de 225 metros quadrados.

A meta do secretário municipal de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, é de inaugurar o ambulatório ao longo de 2023 e, em seguida, dar andamento à criação de um hospital veterinário. Para que o ambulatório torne-se um hospital, ele formalizará a intenção e pedirá consultoria ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS).

SÓ PARA ABRIGADOS
Os atendimentos no ambulatório e no hospital veterinário serão exclusivos para bichos abrigados no Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra). Atualmente, quando um animal do Cempra precisa de procedimento cirúrgico, as operações ocorrem na clínica veterinária de Edson Salomão, que é habilitada a prestar serviços para a Prefeitura.

 

Castramóvel continua parado

Inaugurado com solenidade há quase cinco meses, o castramóvel ainda não mostrou a que veio. O trailer equipado com sala de cirurgia para castração de cães e gatos está estacionado no pátio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). Além das duas castrações feitas no dia da cerimônia, para mostrar ao público como funciona o consultório veterinário móvel e exclusivo para a esterilização de animais, o castramóvel executou, até agora, cerca de outras 50 cirurgias em cães do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) e de famílias de baixa renda moradoras do Bairro Cristo Rei. 

A média prevista era de 60 castrações por mês no trailer, mas o trabalho acabou sendo interrompido por falta de material e continuará parado até que os insumos, já adquiridos via licitação, sejam entregues para a Prefeitura. O secretário municipal de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, também encarregado pelo castramóvel - um investimento de R$ 179 mil -, espera receber o material ainda em 2022. A compra inclui um lote de mil microchipes que serão implantados nos animais durante a castração. 

ABANDONO
O microchipe traz informações sobre o bicho e seu dono, como nome, endereço e telefone. Trata-se de uma ferramenta para evitar o abandono do animal, que, depois de chipado, ao eventualmente ser encontrado na rua, tem seu proprietário identificado e responsabilizado criminalmente pelo abandono. 

Faça seu login para comentar!
27/04/2024 00:00

FERIADO

Cartório Eleitoral abre dia 1º

Dia 8 de maio é o prazo final para o título

26/04/2024 13:48

Conteúdo do JP impresso

Amigos de Direita tem eleição segunda-feira

Dico Machado pretende passar a presidência

26/04/2024 00:06

PEDIDO FEITO AO GOVERNO

Nova Uergs vai em frente

Proposta dobra o número de vagas de Administração

26/04/2024 00:04

CONGRESSO DAS CIDADES DIGITAIS

Angela é “Prefeita Inovadora 2024”

26/04/2024 00:01

ELEIÇÃO NESTA SEGUNDA

Amigos da Direita vai para a urna

Sem candidato a presidente

25/04/2024 18:21

Reconhecimento

Angela recebeu título Prefeito Inovador 2024

inauguração do Espaço 4.0 rendeu prêmio para Cachoeira

25/04/2024 13:32

Eleições 2024

Cartório Eleitoral abrirá no feriado de 1º de maio

Dia 8 será o prazo final para primeiro título ou regularizar documento

25/04/2024 00:02

REDUÇÃO DA FOLHA

Governo Angela demite 16 cargos de confiança

25/04/2024 00:01

ESTOURO DA FOLHA

Saúde vai perder 100 mil/mês

Prejuízo virá se contratos emergenciais não forem efetivados

25/04/2024 00:00

ADESÃO EM CACHOEIRA É MISTÉRIO

Greve dos professores na UFSM inicia hoje

24/04/2024 17:59

Finanças públicas

Governo Angela Schuh demite 16 cargos de confiança

Nomes não foram revelados

24/04/2024 00:06

REFORMA

Escola do Piquiri já tem empreiteira

Empresa de Sobradinho venceu, mas acabou desclassificada