INOCENTE

Yeda Crusius inocentada na Operação Rodin após 15 anos

07/08/2024 17:46 - por Letícia Rodrigues leticia@jornaldopovo.com.br

O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Detran RS

Após 15 anos, ex-governadora Yeda Crusius é inocentada de todas as acusações da Operação Rodin

Depois de 15 anos de tramitação, a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi inocentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de todas as acusações no âmbito da Operação Rodin.

O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

Em sessão nesta quarta-feira, o TRF-4 reconheceu por unanimidade que, em nenhum momento, Yeda cometeu fraude, corrupção ou teve enriquecimento ilícito.

Além disso, a corte registrou que o Ministério Público Federal não reuniu provas ou indícios de atuação dolosa ou intencional da ex-governadora no caso.

"É uma enorme vitória. É o fim de uma provação que dura mais de uma década. Mas sempre acreditei na Justiça — e ela enfim chegou", celebrou Yeda, que governou o Rio Grande do Sul entre 2007 e 2010, sendo a primeira mulher à frente do Palácio Piratini.

Em sua gestão, alcançou o déficit zero pela primeira vez em mais de 30 anos, pagou os salários e o 13º dos servidores em dia e quitou recordes em precatórios.

A ação corre na quarta turma do TRF-4 e teve a relatoria do desembargador Marcos Roberto Araújo Santos. Acompanharam o voto pela inocência os desembargadores Luís Alberto Aurvalle, que presidiu a sessão, e a Vívian Pantaleão.

O advogado Fábio Medina Osório, que defende a ex-governadora desde o início do caso, fez a sustentação oral em favor de Yeda. "Por anos, Yeda foi vítima de uma grande injustiça. A decisão de hoje encerra esse capítulo, marcando de uma vez por todas sua inocência", destaca Osório.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
08/12/2025 00:00

PRÊMIO GAÚCHO DE SUSTENTABILIDE

Lagar H é ouro no meio ambiente

08/12/2025 00:00

REFORMA DO FAPS

Balardin derrota servidores

Prefeito já tem os 8 votos para aprovar o superparcelamento

06/12/2025 12:41

LEGISLATIVO

Governo já tem votos para aprovar reparcelamento do Faps

Edimar Garcia desempatará a favor da proposta. Sindicatos se mobilizam pelas redes sociais

06/12/2025 00:05

ON-LINE

Leilão da Prefeitura rende 1,751 milhão

Incremento sobre o valor inicial dos itens foi avaliado em 76%

06/12/2025 00:00

R$ 3,4 MILHÕES

Prefeitura contrata transporte para o SUS

05/12/2025 18:50

Dívidas do Faps

Governo pede para trancar pauta da Câmara para votar reparcelamento

Câmara decidirá na terça-feira se vota ou não a proposta

05/12/2025 17:40

RECURSOS PÚBLICOS

Leilão de veículos da Prefeitura rendeu R$ 1,751 milhão

Resultado significa um incremento de 76% sobre valor mínimo

05/12/2025 16:18

Eleição 2026

PSOL vai se reorganizar em Cachoeira do Sul

Bombeiro civil Patrick Santos vai reativar a sigla na cidade

05/12/2025 16:10

VENDAS CAÍRAM

Rua Coberta fechada prejudica o comércio, atesta vereadora

Vereadora Ana Paula Melo fez pesquisa com mais de 40 lojas, que atestaram queda nas vendas durante obras

05/12/2025 00:02

DECISÃO

A um voto do reparcelamento

Vereador Alex da Farmácia anunciou voto a favor ao interesse do prefeito

05/12/2025 00:01

ALVARÁ PARA EVENTOS

Uso da Rua Coberta terá custo

Prefeito anunciou a novidade no Cacisc ao Meio-dia