INOCENTE
Yeda Crusius inocentada na Operação Rodin após 15 anos
O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Detran RS
Após 15 anos, ex-governadora Yeda Crusius é inocentada de todas as acusações da Operação Rodin
Depois de 15 anos de tramitação, a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi inocentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de todas as acusações no âmbito da Operação Rodin.
O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).
Em sessão nesta quarta-feira, o TRF-4 reconheceu por unanimidade que, em nenhum momento, Yeda cometeu fraude, corrupção ou teve enriquecimento ilícito.
Além disso, a corte registrou que o Ministério Público Federal não reuniu provas ou indícios de atuação dolosa ou intencional da ex-governadora no caso.
"É uma enorme vitória. É o fim de uma provação que dura mais de uma década. Mas sempre acreditei na Justiça — e ela enfim chegou", celebrou Yeda, que governou o Rio Grande do Sul entre 2007 e 2010, sendo a primeira mulher à frente do Palácio Piratini.
Em sua gestão, alcançou o déficit zero pela primeira vez em mais de 30 anos, pagou os salários e o 13º dos servidores em dia e quitou recordes em precatórios.
A ação corre na quarta turma do TRF-4 e teve a relatoria do desembargador Marcos Roberto Araújo Santos. Acompanharam o voto pela inocência os desembargadores Luís Alberto Aurvalle, que presidiu a sessão, e a Vívian Pantaleão.
O advogado Fábio Medina Osório, que defende a ex-governadora desde o início do caso, fez a sustentação oral em favor de Yeda. "Por anos, Yeda foi vítima de uma grande injustiça. A decisão de hoje encerra esse capítulo, marcando de uma vez por todas sua inocência", destaca Osório.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Escola sofre com calor
Mães reclamam de problemas elétricos e falta de ventilação
Faps fechou ano com 195 milhões
Folha de dezembro teve 1.321 beneficiários
Secretário extra será fixo
Sem licitar ônibus, Prefeitura vai alterar reforma administrativa
Câmara exagera e quebra recorde de horas extras
Foram R$ 114 mil pagos aos servidores em 2025
Câmara homologa a compra de 37 computadores
Valor pago sertá de R$ 555 mil pelos equipamentos
Palácio João Neves vai aumentar de tamanho
Spolidoro dá a largada para finalmente construir o anexo
Sindicância das queimadas não terminou
Ainda falta ouvir dois
Prefeito acusado de machismo
Viúva diz ter sido aconselhada por Balardin a procurar homem para sustentá-la
