INOCENTE

Yeda Crusius inocentada na Operação Rodin após 15 anos

07/08/2024 17:46 - por Letícia Rodrigues leticia@jornaldopovo.com.br

O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Detran RS

Após 15 anos, ex-governadora Yeda Crusius é inocentada de todas as acusações da Operação Rodin

Depois de 15 anos de tramitação, a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi inocentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de todas as acusações no âmbito da Operação Rodin.

O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

Em sessão nesta quarta-feira, o TRF-4 reconheceu por unanimidade que, em nenhum momento, Yeda cometeu fraude, corrupção ou teve enriquecimento ilícito.

Além disso, a corte registrou que o Ministério Público Federal não reuniu provas ou indícios de atuação dolosa ou intencional da ex-governadora no caso.

"É uma enorme vitória. É o fim de uma provação que dura mais de uma década. Mas sempre acreditei na Justiça — e ela enfim chegou", celebrou Yeda, que governou o Rio Grande do Sul entre 2007 e 2010, sendo a primeira mulher à frente do Palácio Piratini.

Em sua gestão, alcançou o déficit zero pela primeira vez em mais de 30 anos, pagou os salários e o 13º dos servidores em dia e quitou recordes em precatórios.

A ação corre na quarta turma do TRF-4 e teve a relatoria do desembargador Marcos Roberto Araújo Santos. Acompanharam o voto pela inocência os desembargadores Luís Alberto Aurvalle, que presidiu a sessão, e a Vívian Pantaleão.

O advogado Fábio Medina Osório, que defende a ex-governadora desde o início do caso, fez a sustentação oral em favor de Yeda. "Por anos, Yeda foi vítima de uma grande injustiça. A decisão de hoje encerra esse capítulo, marcando de uma vez por todas sua inocência", destaca Osório.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
09/10/2026 00:00

POLÊMICA NA UFSM

Publicação do DCE pesa clima eleitoral

09/10/2026 00:00

GANHOS DE IDOSOS

Servidora é condenada por desviar BPCs

Defesa já está recorrendo

08/10/2026 16:16

ELEIÇÃO 2026

Publicação do Diretório Estudantil da UFSM esquenta o clima eleitoral em Cachoeira do Sul

Universidade emitiu nota contra associação de nome a candidaturas políticas

08/10/2026 00:02

ELEIÇÃO 2026

Cachoeira tem a oitava maior abstenção do RS

Apesar de 28% de ausentes, cidade teve 2º maior comparecimento das últimas 4 eleições

08/10/2026 00:01

TRANSPARÊNCIA

Cinco eventos pagaram por uso de área pública

JP obteve resposta só via LAI

07/10/2026 15:34

ELEIÇÃO 2026

Cachoeira do Sul teve a oitava maior abstenção do estado

Apesar de 28% de ausentes, cidade teve o segundo maior comparecimento total das últimas quatro eleições

07/10/2026 09:33

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Cláudio Tatsch fez votos em 463 dos 497 municípios gaúchos

Deputado comemora relação com a comunidade

07/10/2026 00:01

CLÁUDIO TATSCH REELEITO

Voto em 463 municípios

Deputado comemora relação com a comunidade

06/10/2026 15:48

Ensino superior

UFSM tem 152 vagas pelo PSS este ano

Inscrições estão abertas e provas são em 9 e 10 de janeiro

06/10/2026 00:02

ELEIÇÃO 2026

Cachoeira mantém representação

Cláudio Tatsch mostra que tem luz própria e dobra votação na cidade

05/10/2026 16:55

LEGISLATIVO

Câmara cria regras para cobrança de água por média de consumo

Projeto de Magaiver Dias foi aprovado na sessão ordinária