INOCENTE

Yeda Crusius inocentada na Operação Rodin após 15 anos

07/08/2024 17:46 - por Letícia Rodrigues leticia@jornaldopovo.com.br

O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Detran RS

Após 15 anos, ex-governadora Yeda Crusius é inocentada de todas as acusações da Operação Rodin

Depois de 15 anos de tramitação, a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi inocentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de todas as acusações no âmbito da Operação Rodin.

O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

Em sessão nesta quarta-feira, o TRF-4 reconheceu por unanimidade que, em nenhum momento, Yeda cometeu fraude, corrupção ou teve enriquecimento ilícito.

Além disso, a corte registrou que o Ministério Público Federal não reuniu provas ou indícios de atuação dolosa ou intencional da ex-governadora no caso.

"É uma enorme vitória. É o fim de uma provação que dura mais de uma década. Mas sempre acreditei na Justiça — e ela enfim chegou", celebrou Yeda, que governou o Rio Grande do Sul entre 2007 e 2010, sendo a primeira mulher à frente do Palácio Piratini.

Em sua gestão, alcançou o déficit zero pela primeira vez em mais de 30 anos, pagou os salários e o 13º dos servidores em dia e quitou recordes em precatórios.

A ação corre na quarta turma do TRF-4 e teve a relatoria do desembargador Marcos Roberto Araújo Santos. Acompanharam o voto pela inocência os desembargadores Luís Alberto Aurvalle, que presidiu a sessão, e a Vívian Pantaleão.

O advogado Fábio Medina Osório, que defende a ex-governadora desde o início do caso, fez a sustentação oral em favor de Yeda. "Por anos, Yeda foi vítima de uma grande injustiça. A decisão de hoje encerra esse capítulo, marcando de uma vez por todas sua inocência", destaca Osório.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
08/07/2026 15:57

Trânsito

Discussão do estacionamento rotativo será retomada em Cachoeira do Sul

Proposta de implantar medida é defendida pelo presidente do Conselho de Mobilidade, Pedro Lopes

08/07/2026 15:17

Projeto de lei

Após cobrança, governo envia plano de amortização do Faps com aportes

Alíquota suplementar passa de 47% para 51%

08/07/2026 00:00

VOTAÇÃO

Câmara aprova cargo de gestor do Faps

07/07/2026 00:02

NOVA EMPRESA DE ÔNIBUS

Presidente em análise

Sindicato critica subsídio da tarifa

06/07/2026 13:53

MOBILIDADE

Câmara debate lei para as motos elétricas

Debate teve origem em uma indicação da presidenta Juliana Spolidoro para que o Executivo implante regras

04/07/2026 00:06

TRANSPORTE COLETIVO

Tarifa de ônibus deveria ser 7,48

Licitação definitiva pode estabelecer reajuste de até 31%

03/07/2026 14:40

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Prefeitura terá de subsidiar pelo menos R$ 170 mil por mês para nova empresa de ônibus

Valor é calculado com base no custo da empresa por quilômetro rodado

03/07/2026 00:06

DISPENSA DE LICITAÇÃO

Empresa de SC se apresenta para o lugar da TNSG

Valor cobrado pelo quilômetro rodado ficou apenas um centavo abaixo do custo-limite

02/07/2026 15:23

ÔNIBUS URBANO EMERGENCIAL

Empresa de Santa Catarina se apresenta para substituir a TNSG

Valor cobrado pelo quilômetro rodado ficou apenas um centavo abaixo do custo-limite, de R$ 9,67

02/07/2026 00:00

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Ryan defende imóveis públicos para o social

30/06/2026 18:24

Eleição

Presidenciável Renan Santos dá entrevista à GVC.fm

Candidato do Missão está em roteiro pelo Rio Grande do Sul

30/06/2026 17:34

Recursos públicos

Valores retroativos do vale-alimentação estão sob revisão

Pagamento a ser feito nesta quarta-feira não contempla os valores retroativos