INOCENTE

Yeda Crusius inocentada na Operação Rodin após 15 anos

07/08/2024 17:46 - por Letícia Rodrigues leticia@jornaldopovo.com.br

O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Detran RS

Após 15 anos, ex-governadora Yeda Crusius é inocentada de todas as acusações da Operação Rodin

Depois de 15 anos de tramitação, a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi inocentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de todas as acusações no âmbito da Operação Rodin.

O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

Em sessão nesta quarta-feira, o TRF-4 reconheceu por unanimidade que, em nenhum momento, Yeda cometeu fraude, corrupção ou teve enriquecimento ilícito.

Além disso, a corte registrou que o Ministério Público Federal não reuniu provas ou indícios de atuação dolosa ou intencional da ex-governadora no caso.

"É uma enorme vitória. É o fim de uma provação que dura mais de uma década. Mas sempre acreditei na Justiça — e ela enfim chegou", celebrou Yeda, que governou o Rio Grande do Sul entre 2007 e 2010, sendo a primeira mulher à frente do Palácio Piratini.

Em sua gestão, alcançou o déficit zero pela primeira vez em mais de 30 anos, pagou os salários e o 13º dos servidores em dia e quitou recordes em precatórios.

A ação corre na quarta turma do TRF-4 e teve a relatoria do desembargador Marcos Roberto Araújo Santos. Acompanharam o voto pela inocência os desembargadores Luís Alberto Aurvalle, que presidiu a sessão, e a Vívian Pantaleão.

O advogado Fábio Medina Osório, que defende a ex-governadora desde o início do caso, fez a sustentação oral em favor de Yeda. "Por anos, Yeda foi vítima de uma grande injustiça. A decisão de hoje encerra esse capítulo, marcando de uma vez por todas sua inocência", destaca Osório.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
20/08/2026 00:00

NOVA EMPRESA DE ÔNIBUS

Tarifa da Expresso será de R$ 6,00 em dinheiro

20/08/2026 00:00

NOTIFICAÇÕES

Lei de terrenos abandonados foi ativada

Prefeitura pediu limpeza de 17 imóveis de baldios na zona urbana

19/08/2026 00:01

RESIDENCIAL CIDADANIA

Após notícia do JP, governo se atualiza

18/08/2026 00:04

RESIDENCIAL CIDADANIA

96 apezinhos estão na espera há mil dias

Procurador afirma que Prefeitura já cumpriu todos os requisitos para a obra

17/08/2026 17:40

Obras públicas

Mariana cobra demora em reforma do telhado do Museu

Município está habilitado desde 2024 com recurso federal

17/08/2026 15:15

Buraqueira

Vereador Edimar pede retirada de asfalto da Rua Emiliano Costa

Parlamentar diz estar cobrando melhorias na via desde que assumiu na Câmara

16/08/2026 12:49

ELEIÇÃO 2026

Cláudio Tatsch abre campanha reunindo amigos

O primeiro veículo adesivado foi o do médium Marlon Santos

15/08/2026 10:31

PREFEITURA

Secretaria provisória criada por Balardin ganha mais um ano de validade

Secretaria Extraordinária de Transportes e Mobilidade veio para fazer a licitação dos ônibus, mas ainda não cumpriu a missão

13/08/2026 00:01

DISCUSSÃO

Estacionamento pago exige uma lei específica

Órgão que assessora a Câmara entende que medida não pode ser adotada por decreto

13/08/2026 00:00

ORÇAMENTO PARA 2027

LDO não prevê aumento real para funcionalismo

12/08/2026 18:31

PROVAS DIA 11 DE OUTUBRO

Prefeitura publica edital do concurso com 51 cargos

Maior parte das oportunidades são de nível superior

10/08/2026 16:42

Saúde

Ryan Rosa critica demora na abertura do ESF Fátima

Prédio foi comprado há um ano e reforma ainda não iniciou