Blog Do Mistério

A Lenda da Lagoa

06/01/2022 08:30 - por Gisele Wommer

\

Férias. Verão. Viagem. Praia. Litoral Norte. Muitos gaúchos esperam o ano todo pelos preciosos dias nas praias. Antes de chegar às inúmeras e badaladas cidades, um fato raramente passa despercebido nas viagens ao litoral. É ali, na cidade de Osório, em plena Free Way, o cenário de uma das mais comentadas lendas gaúchas. A lenda da Lagoa dos Barros.

Há anos, é conhecida a história da noiva, provavelmente a mais famosa do estado. Dizem que seu fantasma é frequentemente avistado pela região. Às vezes pairando sobre a misteriosa névoa que se forma sobre a lagoa ao anoitecer, ou nas noites de lua cheia, à beira das águas e até mesmo no acostamento pedindo carona. Mas aonde ela poderia ir?

Dezenas de caminhoneiros já confirmaram em reportagens e vídeos que viram o espectro da noiva pelo local, muitos nem mesmo gostam de transitar por ali. Mas não só eles, frequentemente acidentes acontecem nas proximidades da lagoa, muitos motoristas alegaram perder o controle dos veículos após vislumbrarem a noiva na estrada. Pescadores também relatam que coisas estranhas ocorrem na lagoa e os moradores locais respeitam tanto à lenda que até mesmo fazem oferendas para a noiva.

De fato, em 1940, o corpo da jovem Maria Luíza Häussler, de 16 anos (foto), foi encontrado na lagoa. O noivo foi preso e as circunstâncias do crime sempre foram misteriosas. Há dois anos, arquivos divulgados pela polícia contaram detalhes do caso, um livro narrando a história toda foi publicado e sua edição disputadíssima, o que comprova o interesse dos gaúchos no assunto. Explica a aparição? Bem, crimes hediondos acontecem em muitos lugares, mas nem todos ganham suas lendas. A Lagoa, de fato, mexe com o imaginário das pessoas, na época de verão, fortalecem ainda mais a lenda, compartilhando-a e dando sua própria versão.

Vai pegar a Free Way por esses dias? Fica de olho na região de Osório, você pode ser mais um a contar histórias e acabar enriquecendo ainda mais o mistério que rodeia a Lagoa dos Barros.

Curiosidade: Não só a noiva é famosa no local. Há mitos de que a lagoa engoliu uma cidade, cuja torre da igreja aparece em tempos de seca. Falam também em redemoinhos na água, barcos naufragados e bússolas descontroladas em certa região na lagoa. E é claro, não pode faltar um monstro, segundo moradores uma criatura vive nas profundezas das águas escuras da lagoa. O Rio Grande do Sul possuí seu próprio Lago Ness.

“A noiva é uma das inúmeras outras lendas brasileiras de Mulheres de Branco que sempre aparecem pedindo carona na estrada, a Noiva da Lagoa dos Barros é a versão gaúcha, uma alma penada, também conhecida como A dama da lagoa”. Erik Faria.

Faça seu login para comentar!