Sinalização existente leva ao trecho em que a Rua Conde de Porto Alegre não pode ser usada porque agora é em sentido único

Acesso complicado para chegar até o Parque da Fenarroz

05/05/2016 13:07 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

TRÂNSITO VAI MUDAR

Se a 19ª Feira Nacional do Arroz (Fenarrroz) já estivesse ocorrendo, o visitante que desconhecesse o caminho ao parque do evento possivelmente teria de fazer uso do ditado popular “Quem tem boca vai a Roma” para chegar à exposição.

É que a sinalização de trânsito que leva ao Parque da Fenarroz não pode ser seguida pelos motoristas porque com a mudança de mão dupla para sentido único em parte da Rua Conde de Porto Alegre a via não pode mais ser usada para descer do Centro de Cachoeira do Sul ao parque do evento.

Como a alteração foi feita depois da última Fenarroz, as placas que do acesso a Cachoeira do Sul até o local da exposição não foram trocadas de lugar e hoje servem apenas para confundir os condutores que desconhecem o caminho ao parque do evento.

Seguindo as placas, o condutor chega, via Rua Moron, até a esquina da Rua Conde de Porto Alegre, onde não pode dobrar e tem de seguir reto.

a sequência não há mais placas indicando como chegar ao Parque da Fenarroz. Os indicativos estão na Conde, que até a Fenarroz 2014 permitia o trânsito de veículos em mão dupla em toda a sua extensão.

Hoje, da esquina com a Rua Saldanha Marinho até o cruzamento com a Rua Deoclécio Pereira, a Conde é mão única no sentido Parque da Fenarroz/Centro.

Sentido da Conde vai mudar

Por solicitação da comissão executiva da Fenarroz, o sentido da mão única na Rua Conde de Porto Alegre será invertido, permitindo que os motoristas possam utilizar qualquer trecho da via para chegarem ao parque do evento.

O grupo pediu que a alteração fosse feita somente no período da feira, para facilitar o acesso a Parque da Fenarroz, mas o departamento municipal de trânsito optou por mudar definitivamente o sentido da mão única na Conde.

O responsável pelo setor, Oberdan Pinto, destaca que a direção da Casa da Criança Sagrada Família, que fica na esquina da Conde com Rua Borges de Medeiros, já tinha pedido a inversão do sentido da mão única para permitir o estacionamento de veículos à beira da calçada da instituição.

A solicitação é para evitar que os alunos tenham de atravessar a rua para chegar e sair da Casa da Criança.

“Também há moradores da Rua Felix da Cunha que fizeram o mesmo pedido porque estão incomodados com o tráfego de ônibus urbanos na via, o que foi necessário por causa da mudança no trânsito na Conde”, acrescenta Oberdan.

A inversão de sentido da mão única na Rua Conde de Porto Alegre foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito (Comtran) em reunião na noite desta quarta-feira e a implementação da medida iniciará no próximo dia 14, um sábado.

Será feita a substituição de placas de sinalização e agentes municipais de trânsito estarão orientando os condutores sobre a mudança.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Transito na Conde

José Luiz de Oliveira Pedroso em 06/05/2016 às 08h15

Gostaria que os responsáveis pelo trânsito de Cachoeira, tivesse consciência de muitas mudanças que precisam ser feitas. Cadê o Conselho Municipal de Trânsito, uma das modificações é o quebra molas na Andrade Neves, os caminhões sofrem com a brusca redução de velocidade e apanham para subir até o Quartel, quem deu esta idéia? Tem ruas que são preferenciais e de uma hora para outra não são mais. O responsável pelo trânsito de nossa cidade tem que ouvir os condutores. Caminhões para chegar no Sindicato Rural, tem que adivinhar o trajeto, além de ter péssimo estado das ruas, precisamos evoluir.

Mudança no Transito

Marcos Paulo Lovato Carlos em 05/05/2016 às 19h10

Se todos os condutores de veículos que sofressem algum tipo de dano em decorrência destas alterações ingressassem judicialmente contra o Município, seria bem provável que os responsáveis por tais mudanças pensassem em algo melhor para o trânsito cachoeirense!!! palhaçada!!! Fora PTralhas!!!

Sugestão

Regis Rodriges em 05/05/2016 às 14h03

Será que para as próximas feiras não conseguem algum espaço junto a BR 153 ? Tem terrenos ao lado do Batalhão de Polícia, tem alguns próximo ao trevo do Horbach. Acho que já tá mais que na hora de tirar a feira do centro, falta tudo, acessibilidade, espaço, estacionamento, é tudo na contra-mão. Sei que pra tudo precisa do tal de dinheiro, mas com planejamento e boa vontade acredito que se consiga. Fica a sugestão. Abraços.

09/02/2026 00:00

PRIMEIRA TURMA

Sai listão do PSS da UFSM/Cachoeira

09/02/2026 00:00

INCÔMODO

Vereador perde paciência com o prefeito

Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar

09/02/2026 00:00

A 4 DIAS DOS DESFILES

Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm

Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h

08/02/2026 18:29

Pedestres na Balsa

Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo

Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença

07/02/2026 19:58

Falecimento

Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul

Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal

07/02/2026 00:04

A 5 DIAS DO CARNAVAL

Independente está de volta

Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco

07/02/2026 00:03

PONTE BLOQUEADA

O que falta para a segunda balsa?

Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições

06/02/2026 18:47

LISTÃO

UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS

Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga

06/02/2026 00:04

ANO LETIVO 2026

Rede municipal terá jornada pedagógica

Evento inicia segunda-feira

06/02/2026 00:01

BALANÇOS DE 2025

Mais casamento que separação

Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira

05/02/2026 16:04

PONTE BLOQUEADA

Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde

Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários

05/02/2026 13:59

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Conselho de Saúde denuncia perseguição e revela condições dos postos de saúde

Presidente do órgão afirma ter sido impedido de realizar horas extras