Foram expostos 33 trabalhos de sete turmas dos anos iniciais do ensino fundamental

Anatomia e alimentação saudável na Feira de Ciências do Barão

09/11/2017 16:49

156 alunos

projeto dos alunos da turma 41, do 4º ano, orientados pela professora Luciane Campos

Sete turmas do 1º ao 4º ano do ensino fundamental exibiram 33 trabalhos durante a primeira edição da Feira de Ciências dos Anos Iniciais – Pequenas Experiências... Grandes Descobertas, na tarde desta quinta-feira, no Colégio Sinodal Barão do Rio Branco.

O evento reuniu 156 alunos de sete turmas com projetos científicos com temas que abordavam propriedades dos alimentos, dicas de alimentação saudável, partes do corpo humano, benefícios da prática de exercícios físicos e também experiências químicas.

Os alunos Théo Nunes, Estela Tischler Araújo, André Luis Carrera e Luiz Antonio Carbonari, da turma 41, do 4º ano, orientados pela professora Luciane Campos, apresentaram o trabalho  "A descoberta do corpo humano", onde abordaram o sistema nervoso, digestivo e respiratório. 

Já as alunas Sofia Treichel e Maria Luísa da Anunciação, da turma 31, do 3º ano, orientadas pela professora Solange Peixoto, apresentaram o trabalho "O valor nutritivo das frutas", onde falaram sobre as propriedades das frutas e ofereceram degustação. 

Segundo a coordenadora pedagógica da educação infantil, Andressa Bordignon, “a ideia é manter a realização de uma feira por ano, até por que isso já prepara os alunos para as feiras realizadas nos anos finais, quando eles passarem para o ensino fundamental II”.

A diretora do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, Leatriz Voigt, disse ao JP que “a ideia de organizar uma feira para os anos iniciais veio dos professores, pois acharam muito interessantes os trabalhos feitos em sala de aula”.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Feira de Ciências

Dimas Estrázulas de Oliveira em 10/11/2017 às 08h35

Muito legal a manutenção da iniciativa de fazer a feira de ciências. No tempo em que estudei no Roque, a feira de ciências era um evento bastante prestigiado e me lembro de trabalhos marcantes como um sobre hidatidose feito pelo Pascoal Gazzaneo e o Nadir Quadros; outro sobre cupins feito pelo grupo do Luís Afonso Albuquerque (Méia)... e um feito pelo meu grupo que era para produzir gás a partir da fermentação de serragem e esterco de cavalo, em ambiente fechado (uma lata de óleo Mobil Oil lacrada e com bico de gás na saída, idéia do falecido Prof. Antônio Ignácio Portela Fernandes Barbosa).. que durante a feira, em função de como era feito o aquecimento da lata, colocamos fogo em uma cortina da escola..... que nos levou a desclassificação..! A curiosidade e o estudo move a ciência e quem sabe não venham desses pequenos alunos hoje, futuros cientistas. Parabéns aos alunos, professores, pais e todos os envolvidos.

02/08/2025 12:27

Tradicionalismo

Invernada do CTG José Bonifácio está na final do Juvenart

De 119 grupos, 24 seguem na disputa em Santa Maria

02/08/2025 00:06

DIA DO VIZINHO 2025

Preparem sua rua, vizinhos

Moradores estão convidados a fortalecer laços de amizade em seus bairros

02/08/2025 00:02

ELEITO POR UNANIMIDADE

Aníbal assume a Intersindical

15 lideranças de sindicatos representam trabalhadores urbanos e rurais

02/08/2025 00:01

IMPOSTO AMIGO

Fundos sociais têm 1,8 milhão nos cofres

Valor deste ano ainda não entrou

02/08/2025 00:00

Mortes

02/08/2025 00:00

SOLIDARIEDADE

Sábado de Brechó da Penha

02/08/2025 00:00

FOTO DO LEITOR

Produtor pede socorro para estrada do Geribá

02/08/2025 00:00

PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Casa da Amizade celebra 62 anos com café colonial

02/08/2025 00:00

NAVEGAÇÃO

Balsa passa mais tempo ancorada na Moron

01/08/2025 18:22

SINDICALISTAS

Luís Aníbal Machado assume presidência da Intersindical de Cachoeira do Sul

Ele foi eleito por unanimidade

01/08/2025 16:42

DAS 13H ÀS 18H

Paróquia da Penha promove brechó neste sábado

01/08/2025 16:38

FALECIMENTOS

OBITUÁRIO