Seu Ciro começou a cuidar do lugar há 10 anos e dá manutenção diariamente
Aposentado transformou mato em jardim comunitário
PAUTA DO LEITOR
O aposentado Ciro de Loreto, de 70 anos, transformou o mato no fim de sua rua em um jardim para a vizinhança. Morador da Rua Maria Iolanda Baich, no Bairro Cohab, seu Ciro começou a cuidar do local em frente à sua residência há 10 anos, onde plantou árvores e flores, criando um jardim comunitário.
Embora com problemas de coração, seu Ciro não abandona o hábito, diariamente está cuidando das plantas, preservando o local onde instalou banquinhos e floreiras feitas com pneus reutilizados. A grama é cortada regularmente para que o espaço do chimarrão e brincadeiras das crianças permaneça bem-cuidado. Ele também não permite que ninguém jogue lixo no lugar.
Segundo a filha Cristiane, seu Ciro embora trabalhando fora a vida toda nunca deixou de cuidar das plantas da casa, plantar flores e hortas. O responsável pelo jardim trabalhou 23 anos no Engenho Treichel, foi auxiliar de serviços gerais e também cortador de lenha. Ele mora há dez anos nesta rua com a esposa Tereza, com quem teve quatro filhos.
REGISTRO
Esta reportagem foi sugerida pela leitora Cristiane Loreto.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Falecimentos
Eloá Nunes Severo em 05/12/2017 às 09h23Que fricote é este do Jornal do Povo que não permite mais a gente ler a coluna dos falecimentos no PC. É o que mais interessa.. Precisa ser assinante. Não sou e nunca serei, não tenho condições financeiras para assinar jornal.
Ciro de Loreto, é gente que faz! (*)
Paulo Sérgio Pereira em 05/12/2017 às 09h09"Seu" Ciro dá à comunidade um exemplo admirável. A Prefeitura poderia inspirar-se nele e multiplicar este gesto. Quem sabe uma campanha do tipo "adote uma praça"', um espaço baldio, abandonado, tal qual fez "seu" Ciro. Gente que faz (*) Este "slogan" fez parte de uma campanha publicitária do Banco Bamerindus, nos anos 1980. Ela visava incentivar iniciativas espontâneas de alguém na comunidade e através da divulgação do fato, multiplicar ações comunitárias.
Invernada do CTG José Bonifácio está na final do Juvenart
De 119 grupos, 24 seguem na disputa em Santa Maria
Preparem sua rua, vizinhos
Moradores estão convidados a fortalecer laços de amizade em seus bairros
Aníbal assume a Intersindical
15 lideranças de sindicatos representam trabalhadores urbanos e rurais
Fundos sociais têm 1,8 milhão nos cofres
Valor deste ano ainda não entrou
Luís Aníbal Machado assume presidência da Intersindical de Cachoeira do Sul
Ele foi eleito por unanimidade