Grupo de amigos do patrimônio foi acompanhar solstício de verão no monumento

Château e seus mistérios despertam curiosidade

22/12/2016 20:21 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Patrimônio

O grupo de amigos do patrimônio histórico de Cachoeira do Sul aproveitou o solstício de verão de ontem para analisar os mistérios ocultos nas colunas do Château d’Eau. Eles são integrantes do Movimento Pró-Restauro do Paço e ontem despertaram na madrugada para ver a posição do sol nascendo.

“Viemos por volta das 6h e também no entardecer para verificar estes símbolos”, comenta Osni Schroeder. A provocação sobre a possibilidade do monumento ser um relógio da posição do sol foi feita pelo responsável pelas obras de recuperação do Chatodô, Antônio Sarasá.

O arquiteto Osni Schroeder, no entanto, é um entusiasta dos símbolos do cartão-postal há mais tempo, desde 1994. Ele admite que sua curiosidade foi mais aguçada quando Sarasá fez um discurso ainda no lançamento das obras, dizendo que não vinha para restaurar um monumento, mas para desvendar os símbolos por trás deste.

“Tenho uma tese de que o monumento foi idealizado por um maçom que desejava que no futuro esses símbolos fossem desvendados”, explica Osni, que já escreveu um livro sobre o assunto, no ano de 2006.

Uma das coordenadoras do grupo pró-restauro, Elizabeth Thomsen informou que os amigos do patrimônio retornarão ao Château durante os equinócios (primavera e outono) e solstícios (verão e inverno). Ainda pela manhã, Renato Thomsen fez centenas de fotografias ao nascer do sol, todas registradas da mesma posição para verificar o posicionamento do astro em relação ao monumento.


INTERESSE

Quem também ficou curioso com o solstício de verão foi o acadêmico do curso de Arquitetura da UFSM, Ygor Pontello, paraense de 23 anos que está desde agosto em Cachoeira.

“No primeiro dia na cidade vim conhecer o Château, porque quando você pesquisa sobre a cidade é uma das primeiras coisas que encontra”, comentou.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

CHÂTEAU D'EAU

João Orlando dos Santos em 24/12/2016 às 09h47

Está ficando lindo o restauro milionário do Château D'Eau. No entanto se o poder público não disponibilizar guardas em vigilância permanente, muito antes da conclusão da obra será vandalizado. As praças de nossa cidade há muito tempo estão tomadas por bêbados e desocupados que vivem a infernizar os cidadãos que querem visitar ou passear pelas praças. E o poder público não toma nenhuma atitude, muito pelo contrário concede almoço gratuito nos Caps e pernoite nos Alberques local de brigas e anarquias na Avenida Brasil.

Reconhecimento

José do Nascimento em 24/12/2016 às 01h53

Não acreditava na revitalização que foi feita. Parabéns a toda equipe. Está lindo. Ah se todos cachoeirenses soubessem o potencial que essa cidade tem! E ainda acho que o melhor de cachoeira são as pessoas!!!

12/08/2026 12:00

TESTE DE MOTORISTA

Ônibus da Expresso Presidente circula para testes em Cachoeira

Empresa vai substituir a TNSG

12/08/2026 00:05

2026 ATÉ AGORA

Empregos foram para os jovens

Faixa de 18 a 24 anos ganhou 141 vagas

12/08/2026 00:00

NOTA DO IDEB

Cachoeira evolui no ensino médio

11/08/2026 16:53

Rio baixou

Abrigo da enchente está sendo desmontado na Fenarroz

Nesta terça-feira 11 famílias deixaram o local e apenas duas permanecem

11/08/2026 13:49

Nesta quarta

Expresso Presidente faz testes práticos com futuros motoristas

46 profissionais farão parte do processo de seleção

11/08/2026 08:03

Rio Jacuí baixando

Enchente acabou, mas 13 famílias seguem no abrigo na Fenarroz

Nível está 1,65 metro acima do normal na Barragem do Fandango

11/08/2026 00:05

CENSO 2022

Idosos crescem 58% desde 2000 em Cachoeira

Cidade tem 18.863 moradores com 60+

11/08/2026 00:02

TRANSTORNO

TNSG deixou passageiros na mão ontem

Pelo menos dois ônibus não rodaram

10/08/2026 14:57

TRANSPORTE COLETIVO

Ônibus da TNSG deixaram passageiros na mão nesta segunda-feira

Uma passageira chegou ao trabalho com uma hora de atraso, por exemplo

10/08/2026 10:49

Enchente recuando

Rio Jacuí está um metro abaixo da cota de inundação em Cachoeira do Sul

Nível ainda está dois metros acima do normal na Barragem do Fandango

08/08/2026 09:24

Cheia recuando

Rio Jacuí baixa mais 20 centímetros em Cachoeira do Sul

Nível está 2,45 metros acima do normal na Barragem do Fandango

08/08/2026 00:04

EVENTO JP E GVC.FM

Aberta a temporada dos brotos

Escolha da 56ª corte acontece no próximo dia 3 de outubro, na SRB