Blog dos Bichos
Embora muita gente não saiba, os gatos, assim como os cães, também podem pegar carrapato
Como surgem os carrapatos nos pets?
Saiba como isso acontece e qual a forma de tratamento
O carrapato em cães é um parasita artrópode, que pode viver tanto no ambiente, quanto na pele do hospedeiro – nossos pets – na qual ele se alimenta do sangue do animal. Embora seja mais comum falar desse tipo de doença em cães, os gatos também estão sujeitos a esse problema.
O parasita costuma ficar no ambiente, esperando a aproximação de um hospedeiro, andando por sua pele até encontrar um local onde possa se alojar e que o animal não consiga alcançá-lo para retirar, normalmente na região da cabeça ou pescoço.
Tanto em cães como em gatos, o carrapato gera enorme desconforto, pois ambos sentem muita coceira e podem acabar se machucando ao tentar se livrar daquele corpo estranho preso a eles.
Qual o grande problema desse parasita?
O carrapato, depois de sugar a quantia de necessária de sangue, costuma se soltar do hospedeiro para continuar seu ciclo de vida. Contudo, apesar de parecer inofensivo, esse parasita pode ser extremamente perigoso. Cada tipo de carrapato pode transmitir uma ou mais doenças ao animal. A ferida no cão pode fazer com que ele fique mais vulnerável a bactérias e vírus, assim como a perda excessiva de sangue, o que pode causar fraqueza e anemia.
Já os felinos, estão propensos a contrair doenças como a erliquiose felina ou a febre maculosa, que são zoonoses e podem, até mesmo, ser transmitidas ao ser humano.
Meu cão está infestado, o que eu faço?
Se o seu cão estiver infectado, o primeiro passo é levá-lo até um veterinário, que irá ajudar na remoção dos carrapatos, além de poder realizar exames para verificar a saúde do animal. Além disso, é recomendado que o animal tome banhos com produtos carrapaticidas com frequência e realize a aplicação mensal de produtos para controle de ectoparasitas.
É extremamente importante que, após fazer qualquer tipo de tratamento, você realize uma faxina em sua residência, para que possíveis parasitas sejam removidos do local. Da mesma forma, é sempre necessário ficar de olho na pelagem do animal e realizar a desparasitação frequentemente.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Fevereiro Roxo Pet: cachorro e gato podem ter Alzheimer
O que significa Fevereiro Roxo Pet?
Viagens com Pets
Dicas Para Quem Vai Pegar a Estrada ou Viajar de Avião