3º BE Cmb dará apoio nesta quarta para retirar bloco de concreto
Daer quer liberar ponte do Geribá para o trânsito em um mês
Exército
Uma equipe do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem retornou nesta terça-feira ao Geribá para retomar os serviços de recuperação da ponte sobre o Arroio Capané, que está interdidata desde o dia 26 de outubro, após a cabeceira norte, do lado da cidade, ter sido destruída pela força das águas.
Servidores da Superintendência de Obras de Arte Especiais do Daer voltaram ontem à região, mas o serviço depende da retirada do bloco de concreto que foi danificado. Nesta quarta, pela manhã, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate enviará um maquinário para tentar retirar a pedra.
A expectativa é de que até o dia 15 de dezembro os serviços sejam concluídos. Uma semana depois, o trânsito para a região do Irapuá deverá ser liberado.
Para recuperar a ponte, o Daer instalará 10 estacas de ferro sob a base da ponte, além de um bloco de concreto. Se o tempo ajudar, a previsão é de que no dia 22 de dezembro a ponte seja liberada para o tráfego de veículos. A atual estrutura tem cerca de 40 anos, segundo o Daer.
Estabilizada
No começo deste mês, o Daer já havia estabilizado o vão da ponte a partir da instalação de vigas metálicas. A ação impediu que a estrutura desmoronasse completamente, o que geraria ainda mais prejuízos. "Esse trabalho custou R$ 21,5 mil e evitou que perdêssemos um material avaliado em, aproximadamente, R$ 1 milhão”, explica o diretor-geral Rogério Uberti. “Contratamos uma empresa em regime de emergência, no sentido de dar uma resposta rápida a essa demanda importante para a comunidade", salientou.
Segundo Uberti, o departamento tem planos para a construção de uma ponte nova sobre o Arroio Capané. A iniciativa integra um projeto de âmbito estadual para a renovação de pontes na malha viária do Daer. "Preferencialmente, devemos priorizar estruturas metálicas em substituição às já existentes, sem desconsiderar novas pontes de concreto", detalha. "É preciso agir com planejamento e adotar soluções permanentes onde os danos se repetem, como é o caso no Capané", acrescentou Uberti.
Importante
Até esta terça-feira, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate aguardava uma orientação do Comando Militar do Sul se será autorizada ou não a montagem de uma ponte provisória ao lado da estrutura atingida pela força da água.
A montagem depende de um acerto do Daer com o Exército quanto aos custos operacionais. O comandante do 3º BE Cmb, tenente-coronel Guilherme Stagi Hossmann, salientou que é possível lançar uma ponte biapoiada em apenas um dia de trabalho.
Encontrou algum erro? Informe aqui
PONTE DO GERIBA
Jose Gilnei Machado Rodrigues em 22/11/2016 às 21h38Mais 30 dias para recuperar uma ponte deste tamanho ? Que inveja da competencia e da organização dos japoneses, fariam o serviço em um dia.
JP e GVC no clima de Natal
Veículos vão incentivar a elaboração de vitrinas temáticas em Cachoeira
Problema técnico impede candidatos de acessar prova do Sest/Senat em Cachoeira
Segundo representante da entidade, os candidatos serão informados por e-mail de novo dia e horário das provas.
Prefeitura faz operação tapa-buracos na Saldanha Marinho
Uma semana depois de o JP registrar a buraqueira da via no Centro, pasta de Infraestrutura iniciou trabalho
Rede rompe e causa falta de água no Bairro Fátima
Equipe da Corsan faz o conserto na Rua São Rafael
Procura menor por vaga em creche municipal
Baixa nas inscrições foi de 8%
Juiz leva cidadania às escolas
Programa envolve 150 estudantes
Novembro Negro de Cachoeira tem programação confirmada
Atividades já começaram e seguem até 30 de novembro
Cortejo de Quicumbi Revive a sua história
Caminhada foi até o túmulo da Santa Josefa
Flores e calor marcam o Finados
Mesmo com ameaça de chuva, cachoeirenses mantiveram a tradição de visitar os cemitérios
