Publicidade dos atos oficiais é feita em jornal de Porto Alegre com circulação restrita em Cachoeira do Sul
Diário oficial da Câmara fez oito publicações em 2017
TRANSPARÊNCIA
Cachoeira do Sul ganhou um novo conterrâneo, Alexandre Eduardo Schmachtenberg, o proprietário da Rede Super. A novidade foi descoberta em uma publicação oficial no jornal Cidades do dia 3 de janeiro, de dois meses atrás.
O Cidades, periódico que circula encartado no Jornal do Comércio, de Porto Alegre, é o diário oficial da Câmara de Vereadores para divulgação dos atos do Poder Legislativo de Cachoeira do Sul.
De 1º de janeiro até ontem, oito atos oficiais da Câmara foram publicados no Cidades, incluindo três leis que mexem com o cotidiano da cidade, a convocação de uma audiência pública e avisos de licitações.
A Câmara é obrigada por lei a dar transparência ao contribuinte, permitindo que os cidadãos sejam informados formalmente sobre o que ocorre na repartição pública. Por isso que a publicidade dos atos oficiais é amparada na legislação, simultaneamente com outro dispositivo, o que preconiza a economicidade.
Nem sempre, porém, economia é sinônimo de transparência. Ao optar por um jornal mais barato, mas sem circulação na cidade, a Câmara economiza dinheiro e sacrifica a publicidade.
DIÁRIO ELETRÔNICO
O jornal Cidades foi oficializado como diário oficial depois que a Câmara de Vereadores extinguiu o diário eletrônico, mais barato ainda, mas igualmente de pouco alcance.
Os vereadores concluíram que a baixa quantidade de acessos ao site que publicava as leis promulgadas pela Câmara e os decretos legislativos comprometia o princípio da publicidade.
A opção pelo jornal impresso foi uma forma de devolver ao contribuinte o poder de fiscalização, mesmo que isso comprometa cerca de R$ 2 mil por mês, menos do que a Câmara paga em horas extras em apenas uma sessão noturna no Palácio João Neves da Fontoura.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Diário Eletrônico
Alexsandro Haag da Rosa em 06/03/2017 às 22h27Sou contra o diário impresso, estou com a maioria. Quem quer saber sobre os atos legislativos, pode muito bem entrar no site da prefeitura e da camara de vereadores ou redes sociais. É dinheiro que pode ajudar a comunidade.
Ana Paula une esforços por solução ao barranco do cemitério
UFSM alerta que sem contenção, deslizamentos vão 'até a metade do cemitério
Balardin ignora sindicatos e cria Fórum do Faps com a Cacisc
Siprom lamenta decisão e diz que governo jamais quis o diálogo
Menos Bolsa Família em Cachoeira
Baixa de 6,8% e 478 eliminados
Balardin tranca pauta da Câmara
Não havia projeto para votar
Movimento por Uergs maior prepara agenda
Conversa será com vice-governador
Enfermeira Patricia Fagundes e professor Paulo Ricardo Félix são os negros do ano
Homenagem é tradicional na Câmara de Vereadores
Balardin volta atrás no vale-alimentação
Governo foi precipitado
Câmara de Vereadores vai comprar carro novo
GM Zafira de 2007 está com alta quilometragem e dando gasto elevado com manutenção, justifica presidente
