GIGANTES DO MERCADO

Tecnologia na vitrina da Fenarroz

14/10/2021 00:06 - por Patrícia Loss [email protected]

Beneficiamento de grãos traz novidades

Com tecnologia chinesa, a selecionadora de grãos de arroz JXO, da fabricante Tecno AMD, está sendo lançada na 21ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), evento que se encerra no próximo domingo, no Parque de Exposições Ivan Tavares. Conforme o coordenador da indústria localizada no estado de São Paulo, Wang Changhai, o equipamento voltado à indústria de beneficiamento de arroz está sendo exposto pela primeira vez, sendo uma novidade a eventuais clientes de qualquer lugar do Brasil e do exterior.

Changhai ressalta que a máquina, uma das que integra a vitrina tecnológica da Fenarroz 2021, tem capacidade para selecionar 30 toneladas de arroz por hora. A Tecno AMD expõe pela primeira vez na feira de Cachoeira do Sul, enquanto duas de suas concorrentes, a Zaccaria, de São Paulo, e a Seletron, de Santa Catarina - tradicionais expositores da Fenarroz -, não vieram para o evento em 2021.

Também apresentando tecnologia para a seleção de arroz na 21ª Fenarroz está a Bühler, de Santa Catarina. Entre os três maquinários recém-lançados pela indústria e trazidos para a feira está a selecionadora de grãos DSC 7, com capacidade para classificar até 13 toneladas de grãos por hora. A empresa está apresentando também uma balança de fluxo de grãos e uma máquina que mede, com precisão, a quantidade de arroz inteiro e quebrado.

\
Tecno AMD: nova selecionadora de grãos da empresa está sendo lançada em Cachoeira do Sul

O QUE O JP VIU

\
Uma das bancas de Cachoeira do Sul é a da panificadora Delícias Caseiras. São pães, cucas, bolos, biscoitos e bolachas produzidos diariamente, minutos antes da abertura da feira. “Trazemos produtos fresquinhos todos os dias”, ressalta um dos responsáveis pela empresa, José Cledir Bulsing.

AGRICULTURA FAMILIAR
Salame, queijo, cachaça, cuca, suco de frutas, geleia, melado... No espaço da agricultura familiar, no segundo andar do pavilhão da Fenarroz, tem uma amostra de tudo o que é produzido e beneficiado pelos pequenos agricultores do Rio Grande do Sul. São 36 expositores de alimentos fabricados em agroindústrias e também artesanato.

\
De Encantado, vendendo facas artesanais pela primeira vez na Fenarroz, está o cuteleiro Dilamar Bombarlli. Cada faca, com bainha em couro, custa entre R$ 70,00 e R$ 350,00. Bombarlli está contente com as vendas nos dois primeiros dias de feira. Sem falar em quantidade, ele diz que o faturamento inicial está acima de sua expectativa. Além de facas, o cuteleiro trouxe gamelas, tábuas de corte e garfos para churrasco.

ESPAÇOS VAZIOS
A 21ª Fenarroz vendeu todos os seus espaços externos, mas no andar térreo do pavilhão há cerca de 10 espaços vazios, que foram isolados com divisórias de estandes. O diretor comercial da Fenarroz, Rafael Bottlender, ressalta que, pelo menos, cinco dos estandes vazios já foram negociados e serão ocupados entre hoje e amanhã. A informação oficial da Fenarroz é de que em torno de 90% dos espaços para expositores foram vendidos. São cerca de 130 empresas na feira.

\
Fruticultor e fabricante de sucos naturais, geleias e doces de frutas em calda, Miguel Sobucki veio de Sete de Setembro para a exposição da agricultura familiar da 21ª Fenarroz. O destaque de sua banca é o suco pronto para consumo, vendido em copos de 300 e 500 mililitros.

FALTA GENTE
Os expositores da 21ª Fenarroz estão se queixando da ausência de público no evento. Segundo a organização da feira, no primeiro dia do evento, no feriado dessa terça-feira, foram 906 acessos ao parque. O número inclui expositores e visitantes. O volume, individual, de expositores e de visitantes, não foi informado.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
29/10/2026 00:04

PROMESSA RENOVADA

Nova galeria do presídio fica para 2027

Cadeia está com 223 detentos, 158 a mais que a capacidade

29/10/2026 00:02

LAZER PARA A FAMÍLIA

Pracinhas aprovadas

Brinquedos coloridos chamam a atenção

29/10/2026 00:00

SINDICAL

Comerciários ampliam base na região

29/10/2026 00:00

Mortes

28/10/2026 18:12

Uma nova visão

Projeto Ver para Aprender entrega óculos para mais 20 crianças

Mais uma entrega deve ser realizada neste ano

28/10/2026 15:40

TRABALHADORES

Sindicato dos Comerciários de Cachoeira do Sul amplia sua abrangência regional

Entidade vai representar mais quatro municípios

28/10/2026 00:06

COMPRAS DIVERTIDAS

Novidade para a gurizada

Tischler lança carrinhos temáticos para a meninada se divertir no supermercado

28/10/2026 00:05

GAIOLA

Duas araras fugiram do Zoo Municipal

Aves teriam feito abertura na tela de proteção

28/10/2026 00:04

FALECIMENTO

Cachoeira perde Reinvin Horbach

28/10/2026 00:00

Mortes

28/10/2026 00:00

NESTE DOMINGO, NA BONIFÁCIO

Assoarte e Mãos que Criam promovem feira

27/10/2026 00:05

NATIVISMO

Música de Lages vence a Vigília

Cachoeira do Sul ficou em segundo lugar no festival