GIGANTES DO MERCADO

Tecnologia na vitrina da Fenarroz

14/10/21 às 00h06 - por Patrícia Loss



Beneficiamento de grãos traz novidades

Com tecnologia chinesa, a selecionadora de grãos de arroz JXO, da fabricante Tecno AMD, está sendo lançada na 21ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), evento que se encerra no próximo domingo, no Parque de Exposições Ivan Tavares. Conforme o coordenador da indústria localizada no estado de São Paulo, Wang Changhai, o equipamento voltado à indústria de beneficiamento de arroz está sendo exposto pela primeira vez, sendo uma novidade a eventuais clientes de qualquer lugar do Brasil e do exterior.

Changhai ressalta que a máquina, uma das que integra a vitrina tecnológica da Fenarroz 2021, tem capacidade para selecionar 30 toneladas de arroz por hora. A Tecno AMD expõe pela primeira vez na feira de Cachoeira do Sul, enquanto duas de suas concorrentes, a Zaccaria, de São Paulo, e a Seletron, de Santa Catarina - tradicionais expositores da Fenarroz -, não vieram para o evento em 2021.

Também apresentando tecnologia para a seleção de arroz na 21ª Fenarroz está a Bühler, de Santa Catarina. Entre os três maquinários recém-lançados pela indústria e trazidos para a feira está a selecionadora de grãos DSC 7, com capacidade para classificar até 13 toneladas de grãos por hora. A empresa está apresentando também uma balança de fluxo de grãos e uma máquina que mede, com precisão, a quantidade de arroz inteiro e quebrado.

\
Tecno AMD: nova selecionadora de grãos da empresa está sendo lançada em Cachoeira do Sul

O QUE O JP VIU

\
Uma das bancas de Cachoeira do Sul é a da panificadora Delícias Caseiras. São pães, cucas, bolos, biscoitos e bolachas produzidos diariamente, minutos antes da abertura da feira. “Trazemos produtos fresquinhos todos os dias”, ressalta um dos responsáveis pela empresa, José Cledir Bulsing.

AGRICULTURA FAMILIAR
Salame, queijo, cachaça, cuca, suco de frutas, geleia, melado... No espaço da agricultura familiar, no segundo andar do pavilhão da Fenarroz, tem uma amostra de tudo o que é produzido e beneficiado pelos pequenos agricultores do Rio Grande do Sul. São 36 expositores de alimentos fabricados em agroindústrias e também artesanato.

\
De Encantado, vendendo facas artesanais pela primeira vez na Fenarroz, está o cuteleiro Dilamar Bombarlli. Cada faca, com bainha em couro, custa entre R$ 70,00 e R$ 350,00. Bombarlli está contente com as vendas nos dois primeiros dias de feira. Sem falar em quantidade, ele diz que o faturamento inicial está acima de sua expectativa. Além de facas, o cuteleiro trouxe gamelas, tábuas de corte e garfos para churrasco.

ESPAÇOS VAZIOS
A 21ª Fenarroz vendeu todos os seus espaços externos, mas no andar térreo do pavilhão há cerca de 10 espaços vazios, que foram isolados com divisórias de estandes. O diretor comercial da Fenarroz, Rafael Bottlender, ressalta que, pelo menos, cinco dos estandes vazios já foram negociados e serão ocupados entre hoje e amanhã. A informação oficial da Fenarroz é de que em torno de 90% dos espaços para expositores foram vendidos. São cerca de 130 empresas na feira.

\
Fruticultor e fabricante de sucos naturais, geleias e doces de frutas em calda, Miguel Sobucki veio de Sete de Setembro para a exposição da agricultura familiar da 21ª Fenarroz. O destaque de sua banca é o suco pronto para consumo, vendido em copos de 300 e 500 mililitros.

FALTA GENTE
Os expositores da 21ª Fenarroz estão se queixando da ausência de público no evento. Segundo a organização da feira, no primeiro dia do evento, no feriado dessa terça-feira, foram 906 acessos ao parque. O número inclui expositores e visitantes. O volume, individual, de expositores e de visitantes, não foi informado.

26/10/21

Mortes

26/10/21

ESCOLHA DE DIRETORES

Dia de eleição na rede municipal

33 escolas e creches vão às urnas, mas só uma terá disputa de chapas

26/10/21

ETAPA MUNICIPAL

Conferência da Educação por lives

Evento será virtual nesta quarta e quinta-feira e dia 25 de novembro

25/10/21 às 00h05

JP/24ª CRE NA SALA DE AULA

Venha ser repórter, colega

Última semana para os trabalhos do Repórter por Um Dia

25/10/21 às 00h03

ORAÇÃO NA CATEDRAL

Domingo de comoção no Cenáculo

Famílias de Cachoeira, Caçapava e Arroio do Tigre reuniram-se em momento de fé

25/10/21

Mortes

23/10/21 às 00h05

TRÊS MORTES EM 10 DIAS EM CACHOEIRA

Covid causa mais uma morte

Senhor de 82 anos estava internado no HCB

23/10/21 às 00h04

ORAÇÃO E TESTEMUNHO

Domingo de Cenáculo na Catedral

Evento é coordenado pela Renovação Carismática Católica de Cachoeira do Sul

23/10/21 às 00h02

ADVOGADOS VOLTAM ÀS URNAS

OAB terá disputa após 15 anos

Contra Claiton Schütz, Vinicius Sadol representa a situação

23/10/21

Mortes

23/10/21

COOPERAÇÃO COM A UNISC

Corsan com projeto inédito para Piquiri

Água da localidade passará por desfluoretação