GIGANTES DO MERCADO

Tecnologia na vitrina da Fenarroz

14/10/2021 00:06 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

Beneficiamento de grãos traz novidades

Com tecnologia chinesa, a selecionadora de grãos de arroz JXO, da fabricante Tecno AMD, está sendo lançada na 21ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), evento que se encerra no próximo domingo, no Parque de Exposições Ivan Tavares. Conforme o coordenador da indústria localizada no estado de São Paulo, Wang Changhai, o equipamento voltado à indústria de beneficiamento de arroz está sendo exposto pela primeira vez, sendo uma novidade a eventuais clientes de qualquer lugar do Brasil e do exterior.

Changhai ressalta que a máquina, uma das que integra a vitrina tecnológica da Fenarroz 2021, tem capacidade para selecionar 30 toneladas de arroz por hora. A Tecno AMD expõe pela primeira vez na feira de Cachoeira do Sul, enquanto duas de suas concorrentes, a Zaccaria, de São Paulo, e a Seletron, de Santa Catarina - tradicionais expositores da Fenarroz -, não vieram para o evento em 2021.

Também apresentando tecnologia para a seleção de arroz na 21ª Fenarroz está a Bühler, de Santa Catarina. Entre os três maquinários recém-lançados pela indústria e trazidos para a feira está a selecionadora de grãos DSC 7, com capacidade para classificar até 13 toneladas de grãos por hora. A empresa está apresentando também uma balança de fluxo de grãos e uma máquina que mede, com precisão, a quantidade de arroz inteiro e quebrado.

\
Tecno AMD: nova selecionadora de grãos da empresa está sendo lançada em Cachoeira do Sul

O QUE O JP VIU

\
Uma das bancas de Cachoeira do Sul é a da panificadora Delícias Caseiras. São pães, cucas, bolos, biscoitos e bolachas produzidos diariamente, minutos antes da abertura da feira. “Trazemos produtos fresquinhos todos os dias”, ressalta um dos responsáveis pela empresa, José Cledir Bulsing.

AGRICULTURA FAMILIAR
Salame, queijo, cachaça, cuca, suco de frutas, geleia, melado... No espaço da agricultura familiar, no segundo andar do pavilhão da Fenarroz, tem uma amostra de tudo o que é produzido e beneficiado pelos pequenos agricultores do Rio Grande do Sul. São 36 expositores de alimentos fabricados em agroindústrias e também artesanato.

\
De Encantado, vendendo facas artesanais pela primeira vez na Fenarroz, está o cuteleiro Dilamar Bombarlli. Cada faca, com bainha em couro, custa entre R$ 70,00 e R$ 350,00. Bombarlli está contente com as vendas nos dois primeiros dias de feira. Sem falar em quantidade, ele diz que o faturamento inicial está acima de sua expectativa. Além de facas, o cuteleiro trouxe gamelas, tábuas de corte e garfos para churrasco.

ESPAÇOS VAZIOS
A 21ª Fenarroz vendeu todos os seus espaços externos, mas no andar térreo do pavilhão há cerca de 10 espaços vazios, que foram isolados com divisórias de estandes. O diretor comercial da Fenarroz, Rafael Bottlender, ressalta que, pelo menos, cinco dos estandes vazios já foram negociados e serão ocupados entre hoje e amanhã. A informação oficial da Fenarroz é de que em torno de 90% dos espaços para expositores foram vendidos. São cerca de 130 empresas na feira.

\
Fruticultor e fabricante de sucos naturais, geleias e doces de frutas em calda, Miguel Sobucki veio de Sete de Setembro para a exposição da agricultura familiar da 21ª Fenarroz. O destaque de sua banca é o suco pronto para consumo, vendido em copos de 300 e 500 mililitros.

FALTA GENTE
Os expositores da 21ª Fenarroz estão se queixando da ausência de público no evento. Segundo a organização da feira, no primeiro dia do evento, no feriado dessa terça-feira, foram 906 acessos ao parque. O número inclui expositores e visitantes. O volume, individual, de expositores e de visitantes, não foi informado.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
02/12/2025 17:18

FALECIMENTOS

Obituário

02/12/2025 16:13

Tradicionalismo

Irmãos Mello são premiados em Augusto Pestana

Intrumentistas representam o CTG Os Gaudérios

02/12/2025 15:15

Ensino superior

Uergs inscreve até quarta-feira para acesso pelo Enem

Há 80 vagas para os cursos do primeiro semestre

02/12/2025 10:14

30 ANOS

Ciep inaugura Galeria de Diretores em celebração aos 30 anos

Sete ex-gestores foram homenageados pela atuação frente a direção da escola

02/12/2025 00:06

GESTÃO 2026/2027

Liga mantém Rosângela na presidência

Jantar de posse é hoje

02/12/2025 00:00

Mortes

01/12/2025 16:54

FALECIMENTOS

Obituário

01/12/2025 00:02

MURO DA APARÍCIO BORGES

Cemitério Municipal ganha cor

Cinco imagens artísticas foram pintadas pelo artista plástico Sidnei Silveira

01/12/2025 00:01

VOTAÇÃO SERÁ EM JANEIRO

Eleição da Ucab tem a 1ª chapa definida

Atual vice Jorge Baldez lidera o grupo

30/11/2025 13:47

FALECIMENTOS

Obituário

29/11/2025 00:03

PROTESTO

300 crianças autistas na fila de atendimento

Também faltam monitores nas escolas

29/11/2025 00:00

Mortes