HISTÓRIA DE EMPREENDEDOR
O homem da PróVida
Como Leandro Feltrin tornou-se um empresário de sucesso e atuação estadual
Caçula entre os seis filhos de um casal de agricultores familiares, nascido e criado no interior de Santa Maria, Leandro Feltrin, 44 anos, proprietário da PróVida Serviços Assistenciais, sempre teve vocação para o empreendedorismo. Aos 8 anos, ele já criava e vendia quase mil frangos por mês, e, na adolescência, foi emancipado pelos pais para abrir formalmente a sua primeira empresa, em que comprava e distribuía produtos de higiene e perfumaria a pequenos comerciantes. Nessa época, Leandro viajava de ônibus para buscar mercadorias em atacados e vender em Santa Maria.
Aos 16 anos, Leandro foi aprovado para cursar Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e idealizou o projeto Júnior Achievement, que incentiva jovens universitários a buscarem seu lado empreendedor até hoje. Nessa mesma época, conheceu sua hoje esposa, Michele Feltrin, que também tinha 16 anos e era recepcionista em uma revenda de veículos. Após prestar o serviço militar obrigatório em 1997, ele fez curso e formou-se segundo-tenente na arma de artilharia no 3º Grupo de Artilharia de Campanha de Santa Maria.
Após o período no Exército, Leandro Feltrin começou a ministrar cursos de vendas para a equipe da então Cauzzo Serviços Assistenciais e, depois, tornou-se colaborador de atendimento da empresa. Um ano e meio depois, recebeu a visita de um amigo, Ito Fontoura da Motta, de Cachoeira do Sul, que incentivou a abertura de uma unidade da Cauzzo no município. Como já conhecia a cidade, Leandro foi até o diretor da Cauzzo e o convenceu a abrir uma operação em Cachoeira, que foi aceita de pronto e inaugurada em 20 de abril de 1999, há exatos 23 anos.
18 UNIDADES DE ATENDIMENTO
Com apenas um pequeno consultório médico e uma ambulância, a unidade ficava na Rua Júlio de Castilhos, no Centro. Leandro Feltrin morava ao fundo do prédio, em uma peça de madeira que tinha somente sua cama e um banheiro. “Mas isso não foi obstáculo para me impedir de trabalhar e apostar na cidade. Muitas barreiras foram encontradas, mas não desanimei”, ressaltou. Em 2001, ele comprou as operações das unidades da Cauzzo de Cachoeira do Sul, Agudo e Candelária. Era o nascimento da PróVida, uma empresa que se tornou referência em serviços de saúde para toda a região centro do Rio Grande do Sul. Hoje, são 18 unidades de atendimento, abrangendo cerca de 200 mil usuários em pelo menos 30 cidades.
Nova clínica da PróVida de Cachoeira do Sul: inauguração será na noite desta quarta-feira / DIVULGAÇÃO JP
AUTORRETRATO: LEANDRO FELTRIN
INFÂNCIA
“Meus pais eram produtores rurais de pequeno porte. Fui criado os ajudando na lavoura e cortei muito arroz com foice”.
EMANCIPAÇÃO
“Na adolescência, fui emancipado pelos meus pais para poder abrir a minha primeira empresa, no ramo de comércio de produtos de higiene. Anos depois, trabalhei com transporte escolar. Comprei a van e trabalhei como motorista”.
CACHOEIRA DO SUL
“A cidade que adotei como minha eu conheço desde a infância. Acompanhava meus irmãos em suas viagens para Cachoeira, como representantes de medicamentos. Em cada vinda a Cachoeira, era sagrado comer um xis no Carlão Lanches”.
GRADUAÇÃO
“Comecei a cursar Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com 16 anos. Tranquei a matrícula por algum tempo e, anos depois, concluí a graduação”.
CAUZZO
“Minha história na área de assistencial começou em 1998. Eu treinava os vendedores e vendia planos funerais da Cauzzo, em Santa Maria. Foi pela Cauzzo que em 1999 mudei para Cachoeira”.
EMPRESÁRIO
“Em 2001, comprei as operações da Cauzzo de Cachoeira, Agudo e Candelária. Mudei o nome da empresa para PróVida e passei a investir em novos serviços e especialidades médicas aliados a preços justos. Neste início eu era vendedor, atendente, motorista de ambulância... Enfim, eu atuava em todas os setores”.
CRESCIMENTO
“A PróVida deu certo. Em 2006, inauguramos a sede nova da unidade de Cachoeira, na esquina das ruas David Barcelos com Duque de Caxias, e passamos a oferecer uma clínica completa de saúde. A expansão começou em 2008, por Sobradinho. A partir de 2008, passamos a inaugurar pelo menos uma unidade por ano. Em 2016, atingimos o recorde, com quatro novas clínicas, nas cidades de Faxinal do Soturno, São Gabriel, Nova Palma e Paraíso do Sul. Hoje, temos clínicas em 18 cidades, que atendem 30 municípios”.
COVID-19
“Quando veio a pandemia do coronavírus, tivemos condições de ajudar quem mais precisava. Entre outras ações, doamos 40 mil máscaras e 10 mil frascos de álcool em gel. Também fizemos, de forma gratuita e 24h por dia, o transporte de pacientes, em ambulância, da central de atendimento de covid (na UPA) para o HCB”.
ORGULHO
“Tenho orgulho da história da PróVida, não somente por ser uma empresa de sucesso, mas por ter um olhar social. Trabalhamos para oferecer o melhor possível ao cliente e dentro daquilo o que ele consegue pagar pelo serviço. Buscamos sempre o conforto, a qualidade, a precisão e a excelência no atendimento”.
FAMÍLIA
“Conheci minha esposa, Michele Feltrin, aos 16 anos de idade. Quando mudei-me para Cachoeira, ainda éramos namorados. Casamos em seguida e fixamos residência em Cachoeira. Logo que nos estabelecemos aqui, tivemos uma farmácia também, mas anos depois nos desfizemos do negócio para nos dedicarmos mais à PróVida. Temos um filho maravilhoso, Otávio, que está com 21 anos. Ele mora em Pelotas, onde estuda Medicina”.
AÇÃO SOCIAL
“Ajudar quem precisa me satisfaz, por isto, sou parceiro de várias instituições e também desenvolvo projetos sociais. É o caso da festa anual natalina para crianças. Já chegamos a fazer festa para duas mil crianças no mesmo dia, com lanches, presentes, brincadeiras e muita diversão”.
Nova clínica será inaugurada hoje
Hoje, em solenidade às 19h, a PróVida vai inaugurar a sua nova unidade de medicina e estética de Cachoeira do Sul, no prédio restaurado do Unibanco, na Rua 7 de Setembro, no Centro. Com arquitetura interna moderna, acessibilidade, equipamentos de alta geração e médicos de todas as especialidades, a nova clínica da PróVida de Cachoeira do Sul tem mil metros quadrados de área construída. São dois pavimentos, elevador panorâmico e 10 consultórios médicos.
O prédio receberá ainda novos serviços voltados à área da estética. O investimento na compra do prédio, obras de adaptação, mobília e aparelhos beira os R$ 7 milhões. A sede atual da PróVida de Cachoeira, na Rua David Barcelos, será mantida, mas voltada a exames, medicina do trabalho e odontologia. A trajetória de sucesso da PróVida foi reconhecida na 53ª Noite dos Destaques do Jornal do Povo, em dezembro passado, evento em que Leandro Feltrin recebeu troféu de empreendedor do ano.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Top of Mind 2025 já tem seus campeões
Premiação dos mais lembrados de Cachoeira do Sul será no próximo dia 30
Templo religioso é interditado
Vizinhos denunciaram barulho
Templo religioso é interditado em Cachoeira do Sul por falta de licenças
Moradores da Rua Silvio Scopel e região reclamam de perturbação do sossego.
Oito bairros estão sem água nesta quinta-feira
Abastecimento deve ser retomado no início da noite
Sábado de tradição no CTG Os Gaudérios
Invernada mirim faz a pré-estreia do seu novo espetáculo
Secretaria de Esporte lança ginástica para a terceira idade
Aulas começarão no próximo dia 19, na Capela dos Navegantes
A Hora do Mal traz terror ao Cine Via Sete
Filme tem duas sessões nesta quinta-feira
Ponte do Fandango tem datas definidas
Será de 15 de setembro a 31 de janeiro
Rua coberta deve ser concluída em setembro
Expectativa da construtora é pela chegada da cobertura metálica
Primeiros escritores confirmados para a 40ª Feira do Livro
Seis autores cachoeirenses confirmaram presença
Pradozem ainda tem cinco mil toneladas de soja estragada
Cerca de duas mil toneladas já foram removidas
Campus da UFSM em Cachoeira sediará encontro sobre mudanças climáticas
Workshop acontece em novembro reunindo a comunidade científica e a sociedade