HOJE

Roque Etges agora é Cidadão Honorário

23/06/2022 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Câmara homenageia seu ex-presidente e do Cachoeira FC

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul entrega na noite de hoje, a partir das 19h, o título honorífico de Cidadão Honorário ao advogado Roque João Etges, ex-presidente do Legislativo cachoeirense e do Cachoeira Futebol Clube. A honraria é concedida a cidadãos que se destacaram comunitariamente, mas que não são naturais de Cachoeira. Roque, 84 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, mas reside no município desde 1968. 

Na cidade, ele atuou como delegado por 20 anos, de 1968 a 1988, foi vereador de 1976 a 1988, presidente da Câmara e procurador jurídico do Município na administração do prefeito Ivo Garske. “Um dos meus legados como presidente da Câmara foi ter convencido o ex-prefeito Julio Cezar Caspani a adquirir o prédio que sedia a Câmara, o hoje Palácio João Neves da Fontoura”, recordou ele. 

SEM SALÁRIO
Roque Etges lembrou que chegou a atuar em uma época em que os vereadores não recebiam salários e a sede do Legislativo era onde hoje funciona o Museu Municipal, na antiga Casa de Câmara e Cadeia. “Nós tínhamos pedido para a Prefeitura avaliar o prédio, pois havia muitas goteiras e problemas no piso”, recordou. Com os inúmeros problemas da então sede, a Prefeitura adquiriu o prédio que havia pertencido ao Banco da Província.

 

MEMÓRIA


Memória viva da cidade, Roque Etges foi presidente do Cachoeira Futebol Clube na década de 1970 e ajudou o clube a subir para a divisão principal do campeonato gaúcho, que jogou em 1977 e 1979. Ele não esconde a tristeza pelo fato do clube ter mergulhado em dívidas nos anos que viriam depois, culminando com o encerramento de suas atividades.

 

QUEM É
Roque João Etges

- Casado com Marlene Unfer Etges, tem duas filhas: Raquel e Tanise

- Além de presidente da Câmara Municipal, vereador, procurador jurídico municipal do Governo Ivo Garske e presidente do Cachoeira FC, ele também integrou conselhos de diversas entidades e cooperativas cachoeirense, caso do Clube Comercial Cachoeirense e do Grêmio Náutico Tamandaré, além de ter auxiliado na criação da Z13 Colônia de Pescadores de Cachoeira do Sul.

 

ATENÇÃO
Roque Etges, que ainda atua como advogado, disse estar agradecido com a homenagem da Câmara e espera dividir sua alegria com os cachoeirenses que forem acompanhar a solenidade na noite de hoje.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
10/10/2026 17:46

Enchente

Rio Jacuí parou de baixar neste sábado em Cachoeira do Sul

Nível está 4,50 metros acima do normal

10/10/2026 00:05

EDUCAÇÃO E JORNAL

Repórter por 1 Dia inscreve só até terça

Já são 274 inscritos

10/10/2026 00:01

2.227 INSCRIÇÕES

Domingo de concurso da Prefeitura

Provas às 9h e 15h

10/10/2026 00:00

PRESIDENTE GRACIELA FORTES

Sindibares tem nova diretoria

10/10/2026 00:00

ÓCULOS PARA AS CRIANÇAS

Ver para Aprender ajuda mais 14

10/10/2026 00:00

FERIADÃO

Supermercados abrem segunda

09/10/2026 19:23

Segunda tem compras

Supermercados abrirão no feriadão em Cachoeira do Sul

Estabelecimentos poderão abrir até as 20h30min na segunda-feira

09/10/2026 16:37

2.227 INSCRIÇÕES

Concurso da Prefeitura é neste domingo em Cachoeira

Provas serão pela manhã e à tarde em três escolas

09/10/2026 16:26

CULTURA GAÚCHA

Segunda de pré-estreia no CTG Estância do Chimarrão

Invernada veterana revelará a sua preparação para o FestXiru

09/10/2026 11:43

Enchente

Rio Jacuí baixa mais 20 centímetros, mas está quase cinco metros acima do normal em Cachoeira

Água está na marca de 22,90 metros na Barragem do Fandango

09/10/2026 00:05

DADOS DE JULHO

INSS gira 40 milhões ao mês em Cachoeira

Benefícios tiveram queda, mas folha subiu