HOJE

Roque Etges agora é Cidadão Honorário

23/06/2022 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Câmara homenageia seu ex-presidente e do Cachoeira FC

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul entrega na noite de hoje, a partir das 19h, o título honorífico de Cidadão Honorário ao advogado Roque João Etges, ex-presidente do Legislativo cachoeirense e do Cachoeira Futebol Clube. A honraria é concedida a cidadãos que se destacaram comunitariamente, mas que não são naturais de Cachoeira. Roque, 84 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, mas reside no município desde 1968. 

Na cidade, ele atuou como delegado por 20 anos, de 1968 a 1988, foi vereador de 1976 a 1988, presidente da Câmara e procurador jurídico do Município na administração do prefeito Ivo Garske. “Um dos meus legados como presidente da Câmara foi ter convencido o ex-prefeito Julio Cezar Caspani a adquirir o prédio que sedia a Câmara, o hoje Palácio João Neves da Fontoura”, recordou ele. 

SEM SALÁRIO
Roque Etges lembrou que chegou a atuar em uma época em que os vereadores não recebiam salários e a sede do Legislativo era onde hoje funciona o Museu Municipal, na antiga Casa de Câmara e Cadeia. “Nós tínhamos pedido para a Prefeitura avaliar o prédio, pois havia muitas goteiras e problemas no piso”, recordou. Com os inúmeros problemas da então sede, a Prefeitura adquiriu o prédio que havia pertencido ao Banco da Província.

 

MEMÓRIA


Memória viva da cidade, Roque Etges foi presidente do Cachoeira Futebol Clube na década de 1970 e ajudou o clube a subir para a divisão principal do campeonato gaúcho, que jogou em 1977 e 1979. Ele não esconde a tristeza pelo fato do clube ter mergulhado em dívidas nos anos que viriam depois, culminando com o encerramento de suas atividades.

 

QUEM É
Roque João Etges

- Casado com Marlene Unfer Etges, tem duas filhas: Raquel e Tanise

- Além de presidente da Câmara Municipal, vereador, procurador jurídico municipal do Governo Ivo Garske e presidente do Cachoeira FC, ele também integrou conselhos de diversas entidades e cooperativas cachoeirense, caso do Clube Comercial Cachoeirense e do Grêmio Náutico Tamandaré, além de ter auxiliado na criação da Z13 Colônia de Pescadores de Cachoeira do Sul.

 

ATENÇÃO
Roque Etges, que ainda atua como advogado, disse estar agradecido com a homenagem da Câmara e espera dividir sua alegria com os cachoeirenses que forem acompanhar a solenidade na noite de hoje.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
13/04/2026 17:18

PROJETOS

Secretária da Saúde amplia atendimento com contratação de novo psiquiatra

Proposta é aumentar atendimentos no Caps II, Caps Infantojuvenil e Caps Álcool e Drogas

13/04/2026 17:06

POVOS NATIVOS

2ª Feira dos Povos Indígenas acontece neste sábado

Programação será na Praça José Bonifácio

13/04/2026 09:09

SAÚDE PÚBLICA

Dia D da vacinação distribuiu 950 doses no interior

Ação de sábado vacinou contra Influenza (gripe) e Covid-19

12/04/2026 14:19

Projetos em risco

Ascart teme ficar sem sala para cursos gratuitos

Prefeitura planeja ceder espaço para Associação de Pessoas com Fibromialgia

12/04/2026 13:57

Transporte coletivo

Ônibus da TNSG deixou passageiros a pé na zona norte

Empresa precisou acionar veículo reserva

11/04/2026 00:01

INFLAÇÃO DE CACHOEIRA

Rancho Uergs sobe 3,37%

Cesto de março pesquisado pelo curso de Administração teve aumento de R$ 19,25

11/04/2026 00:00

PÁSCOA MISSIONÁRIA

300 marmitas entregues no Promorar

10/04/2026 16:17

LAZER

Pracinha da Soares recebe mutirão para revitalização

A ação incluiu poda das árvores, troca de refletores e a retirada de uma caixa de telefonia

10/04/2026 15:55

Evento

Duas comunidades com almoço neste domingo

Martim Lutero e Santo Antônio esperam os cachoeirenses

10/04/2026 14:34

OBRAS PÚBLICAS

Empresa de Rio Pardo vence concorrência para construir novo camelódromo

Valor ofertado foi de R$ 265 mil. Obra prevê supressão de sete árvores da praça

10/04/2026 08:15

POLÍTICA PÚBLICA

Cachoeira ainda não aderiu ao Novo Viver sem Limites

Ativista Cláudia Ellen esclarece a importância do programa na inclusão de pessoas com deficiência

10/04/2026 00:05

ESTOQUE ZEROU

Vacinação contra a gripe volta segunda

Foco no sábado será o interior