HOJE

Roque Etges agora é Cidadão Honorário

23/06/2022 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Câmara homenageia seu ex-presidente e do Cachoeira FC

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul entrega na noite de hoje, a partir das 19h, o título honorífico de Cidadão Honorário ao advogado Roque João Etges, ex-presidente do Legislativo cachoeirense e do Cachoeira Futebol Clube. A honraria é concedida a cidadãos que se destacaram comunitariamente, mas que não são naturais de Cachoeira. Roque, 84 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, mas reside no município desde 1968. 

Na cidade, ele atuou como delegado por 20 anos, de 1968 a 1988, foi vereador de 1976 a 1988, presidente da Câmara e procurador jurídico do Município na administração do prefeito Ivo Garske. “Um dos meus legados como presidente da Câmara foi ter convencido o ex-prefeito Julio Cezar Caspani a adquirir o prédio que sedia a Câmara, o hoje Palácio João Neves da Fontoura”, recordou ele. 

SEM SALÁRIO
Roque Etges lembrou que chegou a atuar em uma época em que os vereadores não recebiam salários e a sede do Legislativo era onde hoje funciona o Museu Municipal, na antiga Casa de Câmara e Cadeia. “Nós tínhamos pedido para a Prefeitura avaliar o prédio, pois havia muitas goteiras e problemas no piso”, recordou. Com os inúmeros problemas da então sede, a Prefeitura adquiriu o prédio que havia pertencido ao Banco da Província.

 

MEMÓRIA


Memória viva da cidade, Roque Etges foi presidente do Cachoeira Futebol Clube na década de 1970 e ajudou o clube a subir para a divisão principal do campeonato gaúcho, que jogou em 1977 e 1979. Ele não esconde a tristeza pelo fato do clube ter mergulhado em dívidas nos anos que viriam depois, culminando com o encerramento de suas atividades.

 

QUEM É
Roque João Etges

- Casado com Marlene Unfer Etges, tem duas filhas: Raquel e Tanise

- Além de presidente da Câmara Municipal, vereador, procurador jurídico municipal do Governo Ivo Garske e presidente do Cachoeira FC, ele também integrou conselhos de diversas entidades e cooperativas cachoeirense, caso do Clube Comercial Cachoeirense e do Grêmio Náutico Tamandaré, além de ter auxiliado na criação da Z13 Colônia de Pescadores de Cachoeira do Sul.

 

ATENÇÃO
Roque Etges, que ainda atua como advogado, disse estar agradecido com a homenagem da Câmara e espera dividir sua alegria com os cachoeirenses que forem acompanhar a solenidade na noite de hoje.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
24/04/2026 00:03

SOARES ABANDONADA

Cachoeira volta a ficar sem ônibus

Promorar deu problema

24/04/2026 00:00

SINDICAL

Cleto quer reeleição na Alimentação

23/04/2026 15:08

Acidente

Queda de cavalo resulta na morte de empresário em Cachoeira

Guilherme Brites estava internado no HCB

23/04/2026 14:17

Galeria a céu aberto

Obras de arte do Cemitério Municipal avançam com 16 murais concluídos

Projeto artístico no muro da Aparício Borges se aproxima da etapa final

23/04/2026 09:41

Transporte coletivo

Cachoeirenses voltam a sofrer com falta de ônibus

Linhas do Promorar e Soares não atenderam passageiros nesta manhã

23/04/2026 00:06

COMERCIAL MIRANDA

Quatro horas de combate a incêndio

Fogo mobilizou 3 guarnições

23/04/2026 00:04

HOJE, 19H

Academia de Letras lança 2ª coletânea

31 autores trazem crônicas e poesias

23/04/2026 00:00

MÃE INTELECTUAL DOS CACHOEIRENSES

164 anos de Cândida Fortes

22/04/2026 11:54

TRANSPORTE COLETIVO

Multas acumuladas à TNSG já chegam a R$ 220 mil

Prefeitura aplicou 33 novas notificações por descumprimento de horários

22/04/2026 11:41

SAÚDE

Mais 818 vacinados neste sábado

Foram 619 vacinas nas Instituições de Longa Permanência e 199 em domicílio

21/04/2026 09:07

Conteúdo do JP impresso

Filme sobre Michael Jackson estreia nesta terça-feira no Via Sete

Rei do Pop é interpretado por sobrinho

21/04/2026 00:04

MODA E GASTRONOMIA

Cachoeira subirá à passarela em maio

Fashion Show 2026 será dia 16 de maio