HOJE

Roque Etges agora é Cidadão Honorário

23/06/2022 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Câmara homenageia seu ex-presidente e do Cachoeira FC

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul entrega na noite de hoje, a partir das 19h, o título honorífico de Cidadão Honorário ao advogado Roque João Etges, ex-presidente do Legislativo cachoeirense e do Cachoeira Futebol Clube. A honraria é concedida a cidadãos que se destacaram comunitariamente, mas que não são naturais de Cachoeira. Roque, 84 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, mas reside no município desde 1968. 

Na cidade, ele atuou como delegado por 20 anos, de 1968 a 1988, foi vereador de 1976 a 1988, presidente da Câmara e procurador jurídico do Município na administração do prefeito Ivo Garske. “Um dos meus legados como presidente da Câmara foi ter convencido o ex-prefeito Julio Cezar Caspani a adquirir o prédio que sedia a Câmara, o hoje Palácio João Neves da Fontoura”, recordou ele. 

SEM SALÁRIO
Roque Etges lembrou que chegou a atuar em uma época em que os vereadores não recebiam salários e a sede do Legislativo era onde hoje funciona o Museu Municipal, na antiga Casa de Câmara e Cadeia. “Nós tínhamos pedido para a Prefeitura avaliar o prédio, pois havia muitas goteiras e problemas no piso”, recordou. Com os inúmeros problemas da então sede, a Prefeitura adquiriu o prédio que havia pertencido ao Banco da Província.

 

MEMÓRIA


Memória viva da cidade, Roque Etges foi presidente do Cachoeira Futebol Clube na década de 1970 e ajudou o clube a subir para a divisão principal do campeonato gaúcho, que jogou em 1977 e 1979. Ele não esconde a tristeza pelo fato do clube ter mergulhado em dívidas nos anos que viriam depois, culminando com o encerramento de suas atividades.

 

QUEM É
Roque João Etges

- Casado com Marlene Unfer Etges, tem duas filhas: Raquel e Tanise

- Além de presidente da Câmara Municipal, vereador, procurador jurídico municipal do Governo Ivo Garske e presidente do Cachoeira FC, ele também integrou conselhos de diversas entidades e cooperativas cachoeirense, caso do Clube Comercial Cachoeirense e do Grêmio Náutico Tamandaré, além de ter auxiliado na criação da Z13 Colônia de Pescadores de Cachoeira do Sul.

 

ATENÇÃO
Roque Etges, que ainda atua como advogado, disse estar agradecido com a homenagem da Câmara e espera dividir sua alegria com os cachoeirenses que forem acompanhar a solenidade na noite de hoje.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
29/09/2026 00:00

41ª FEIRA ATÉ SÁBADO

Livros ganham Cachoeira hoje

Evento na Rua Coberta terá 14 livreiros e 27 livros sendo lançados

29/09/2026 00:00

EVENTO JP E RÁDIO GVC

Festa da Broto terá show de patinação

Ingressos com as candidatas

28/09/2026 16:15

Clima

Previsão aponta mais chuva para esta terça-feira em Cachoeira

Volume estimado é de 80 milímetros

28/09/2026 12:06

Muita chuva

Defesa Civil atende quatro pedidos de lona em Cachoeira

Também foi registrada ocorrência de movimentação do solo

28/09/2026 10:29

Alerta segue até esta terça-feira

UFSM mantém campus de Cachoeira do Sul em alerta por causa das chuvas

O alerta foi acionado neste domingo pela universidade

27/09/2026 19:26

Clima

Semana abre com muita chuva em Cachoeira do Sul

Volume previsto para segunda e terça-feira

27/09/2026 11:40

CULTURA

41ª Feira do Livro abre nesta terça-feira em Cachoeira do Sul

Evento terá 27 livros lançados e dezenas de apresentações culturais

26/09/2026 16:20

Música nativista

Estão abertas as inscrições para a 31ª Vigília do Canto Gaúcho

Trio missioneiro Hermanos Guedes fará o show do festival

26/09/2026 14:00

Clima

Previsão de muita chuva para domingo e segunda-feira em Cachoeira do Sul

Volume previsto gira na casa dos 150 milímetros

26/09/2026 00:05

ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA

Sábado de vacinação em três postos de Cachoeira

26/09/2026 00:03

DIA DO TRÂNSITO

Escola Adventista faz tradicional carrinhada

26/09/2026 00:00

NESTA SEGUNDA

Novos cartões de ônibus abrem a distribuição

Transferência de crédito garantida