HOJE
Roque Etges agora é Cidadão Honorário
Câmara homenageia seu ex-presidente e do Cachoeira FC
A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul entrega na noite de hoje, a partir das 19h, o título honorífico de Cidadão Honorário ao advogado Roque João Etges, ex-presidente do Legislativo cachoeirense e do Cachoeira Futebol Clube. A honraria é concedida a cidadãos que se destacaram comunitariamente, mas que não são naturais de Cachoeira. Roque, 84 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, mas reside no município desde 1968.
Na cidade, ele atuou como delegado por 20 anos, de 1968 a 1988, foi vereador de 1976 a 1988, presidente da Câmara e procurador jurídico do Município na administração do prefeito Ivo Garske. “Um dos meus legados como presidente da Câmara foi ter convencido o ex-prefeito Julio Cezar Caspani a adquirir o prédio que sedia a Câmara, o hoje Palácio João Neves da Fontoura”, recordou ele.
SEM SALÁRIO
Roque Etges lembrou que chegou a atuar em uma época em que os vereadores não recebiam salários e a sede do Legislativo era onde hoje funciona o Museu Municipal, na antiga Casa de Câmara e Cadeia. “Nós tínhamos pedido para a Prefeitura avaliar o prédio, pois havia muitas goteiras e problemas no piso”, recordou. Com os inúmeros problemas da então sede, a Prefeitura adquiriu o prédio que havia pertencido ao Banco da Província.
MEMÓRIA
Memória viva da cidade, Roque Etges foi presidente do Cachoeira Futebol Clube na década de 1970 e ajudou o clube a subir para a divisão principal do campeonato gaúcho, que jogou em 1977 e 1979. Ele não esconde a tristeza pelo fato do clube ter mergulhado em dívidas nos anos que viriam depois, culminando com o encerramento de suas atividades.
QUEM É
Roque João Etges
- Casado com Marlene Unfer Etges, tem duas filhas: Raquel e Tanise
- Além de presidente da Câmara Municipal, vereador, procurador jurídico municipal do Governo Ivo Garske e presidente do Cachoeira FC, ele também integrou conselhos de diversas entidades e cooperativas cachoeirense, caso do Clube Comercial Cachoeirense e do Grêmio Náutico Tamandaré, além de ter auxiliado na criação da Z13 Colônia de Pescadores de Cachoeira do Sul.
ATENÇÃO
Roque Etges, que ainda atua como advogado, disse estar agradecido com a homenagem da Câmara e espera dividir sua alegria com os cachoeirenses que forem acompanhar a solenidade na noite de hoje.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Passarela da Ponte do Fandango deve começar a ser retirada em agosto
Construtora tem intenção de retirar a parte metálica para adiantar as obras.
Aulas na Escola Francisco de Souza Machado são retomadas com a volta da Balsa
Emef Ataliba Brum segue sem aulas
Temperaturas negativas devem chegar em Cachoeira nesta semana
Estação Meteorológica da UFSM registrou 0 grau na última semana
Famílias nos desafios dos abrigos
Falta de cobertas e dificuldades em secar roupas
Frio de zero grau em Cachoeira
Climatempo tem prognóstico de temperaturas negativas para esta semana
Mônica Vico é eleita nova imortal da Academia de Letras de Cachoeira do Sul
Além da nova imortal, dois foram eleitos e três tomaram posse como acadêmicos.
Mão estendida para os carentes
Projeto Resgate é um dos mais importantes da paróquia católica de São José
Rio Jacuí está 4,80 metros acima do normal em Cachoeira do Sul
Nível baixou 45 centímetros em 24 horas
Medicina ficou só para 2026
Governo federal prorrogou os prazos do edital
Academia de Letras empossa novos imortais
Assembleia solene será na Câmara