JUBILEU DE PRATA
25 anos de Ulbra na cidade
Universidade encampou o ensino superior de Cachoeira após mobilização comunitária
A Ulbra comemora hoje 25 anos de atividades em Cachoeira do Sul virando mais uma página da sua história, marcada, inicialmente, por uma grande mobilização comunitária, em 1996, que garantiu a encampação das faculdades de Cachoeira do Sul. O engajamento pelo ensino superior teve resultado em 16 de agosto de 1997, quando, há 25 anos, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)assumiu o ensino superior no município, consolidando a encampação da Univale/Funvale do ano anterior, um pontapé para a formação do polo regional nas décadas seguintes, com as chegadas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e campus cachoeirense da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A chegada da Ulbra nos anos 1990, abraçada por empresários e lideranças municipais, garantiu para Cachoeira do Sul a vinda dos cursos de Direito, Psicologia, Informática e Odontologia, proporcionando a formação de novos profissionais em novas áreas de atuação. 25 anos depois, a Ulbra comemora a formação de 4.955 profissionais nas áreas de negócios, direito, saúde, educação e informática. Atualmente, a Ulbra tem aproximadamente 800 alunos, 249 deles bolsistas ProUni, frequentando 11 cursos presenciais, 22 cursos 100% on-line e nove cursos híbridos. São 31 funcionários e 34 professores.
SESSÃO SOLENE HOJE
Os 25 anos da Ulbra em Cachoeira do Sul serão marcados com uma sessão solene da Câmara de Vereadores hoje. A atividade será às 20h, no auditório da universidade. A instituição tem o dobro de história, com 50 anos de atuação no Brasil. A diretora Adriana salientou que a Ulbra está há um ano com uma campanha de coleta de alimentos. A meta é arrecadar 50 toneladas de alimentos para serem doados para as comunidades.
Em homenagem aos colaboradores com 25 anos de Ulbra/Cachoeira, cada um plantou uma árvore simbólica no campus: pastor Adalberto José Gross e os professores José Luís de Freitas, Maurício Mallmann Prates, Paulo Roberto Salomão, Silandra Badch Rosa e Sílvia Maria Barreto dos Santos. Também houve o plantio de cinco ipês, cada um representando uma década da Ulbra/Canoas, e o descerramento da placa de 50 anos da instituição.
Professor Paulo Salomão: colaboradores com 25 anos de casa plantaram árvores
TRÊS PERGUNTAS PARA
Adriana Porto, diretora da Ulbra/Cachoeira
Em que momento encontra-se a Ulbra/Cachoeira?
“A Ulbra passa por uma transformação e vem colhendo bons resultados. O momento é de fortalecimento. Com toda necessidade de recuperação, renovamos a proposta pedagógica, novos cursos foram criados na modalidade híbrida, que atende à necessidade dos alunos, e o sistema de gestão também está sendo atualizado para ser ágil. Com todas estas mudanças, estamos nos preparando para a retomada do crescimento, com o fortalecimento das unidades e ampliação do portfólio de cursos”.
Mais novidades virão por aí?
“Sim. A Ulbra segue trabalhando para atrair mais acadêmicos, e projetos são elaborados com a Rede Evolua de Educação assumindo a gestão da instituição. Há previsão de planejamento para as unidades, fortalecendo as áreas prioritárias dos seus cursos, no caso de Cachoeira do Sul, a área da saúde. Também a mantenedora pretende implantar cursos da área de tecnologia. Além disso, haverá investimento em cursos de curta duração e de pós-graduação”.
Qual é a meta da Ulbra/Cachoeira para os próximos 25 anos?
“A principal meta é aproximar mais a Ulbra da comunidade cachoeirense. Temos planos de abrir nosso espaço para a comunidade poder realizar atividades de esportes, saúde e lazer”.
Colégio São Pedro também festeja
O Colégio Ulbra São Pedro também está comemorando os 25 anos de atividades em Cachoeira do Sul. Neste sábado, haverá um jantar festivo para colaboradores e professores. No Colégio São Pedro desde 1998 e diretora desde 2006, Fabiane Bulsing dos Santos salientou que haverá entrega de placas aos professores e funcionários com cinco ou mais anos de atividade.
Também haverá entrega de minibolos à comunidade escolar e o tradicional “Parabéns a você”, com acompanhamento de alunos tocando guitarra e contrabaixo. O aniversário ainda terá revelação do “gato” e da “gata” São Pedro e revelação da Turma Solidária, com arrecadação de alimentos não perecíveis. A agenda comemorativa ainda prevê a 22ª Feira do Livro do Colégio Ulbra São Pedro e a Quinzena Literária da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com apresentação de 11 peças teatrais.
ATENÇÃO
Em março deste ano, a Rede Evolua de Educação, de São Paulo, assumiu a gestão da Ulbra com a promessa de avançar no processo de recuperação judicial, suspenso em fevereiro deste ano por decisão da Justiça, e viabilizar investimentos futuros, além de dar seguimento ao projeto educacional da instituição. Atualmente, um novo plano de recuperação judicial está em fase de elaboração para ser apresentado aos credores da Ulbra. A Evolua não tem mais planos de leiloar as universidades do Rio Grande do Sul, proposta que estava bem avançada com a Aelbra.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Leis incentivam a agroindústria
Ideia é incentivar a formalização de negócios no meio rural
Hotel Jacuí adquiriu prédio vizinho na Rua 7
Investimento deve ser feito para ampliar recepção e área de estacionamento
Ponte perderá sua passarela já em agosto
Retirada vai adiantar etapas da reconstrução
Secretaria de Cultura promove mostra sobre rock
Atração é composta por fotos de Alessandro Ferrony
CTG Estância conquista prêmios em Santo Antônio da Patrulha
Invernadas mirim e veterana ficaram em terceiro lugar nas danças tradicionais
Corais cantaram na Martim Lutero
Sete corais se apresentaram