COMO ANIMAR A FESTA
Dia do Vizinho é dia de brincar
JP e Sesc selecionam lista de atividades para animar a programação
Então, vizinho, qual é a sua programação para a festa deste domingo? O 47º Dia do Vizinho do Jornal do Povo será uma oportunidade para confraternizar, compartilhar refeições e descontrair. As brincadeiras sempre fizeram parte do evento. Nesta edição, com as dicas do Sesc/Cachoeira, o JP listou uma série de atividades simples e divertidas que poderão animar ainda mais as festas.
“A integração e o lazer possuem um papel relevante no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. Independentemente da idade, o brincar traz benefícios cognitivos, físicos e sociais, desenvolvendo habilidades, como confiança e comunicação”, destacou o diretor do Sesc/Cachoeira, Fábio Silveira, 40 anos. Ele é graduado em Educação Física e em Gestão Pública.
COBERTURA
Todas as comemorações receberão a visita do Jornal do Povo. As imagens serão publicadas em um suplemento especial do JP no dia seguinte ao evento. A caravana de prêmios das empresas parceiras do 47º Dia do Vizinho visitará 10 festas, que serão escolhidas de forma aleatória, sem sorteio.
VAMOS AGITAR?
Como animar a sua festa do Dia do Vizinho
BAMBOLÊ
Tem várias brincadeiras que podem ser feitas com o bambolê. Desde bambolear juntos até brincar de rolar um para o outro. A diferença é que o bambolê também tende a rolar dentro de um espaço mais limitado. E é possível manter a distância entre as crianças para brincar.
CORRIDA DO SACO
A corrida do saco é aquela brincadeira que levanta o astral da festa. Para fazer, é simples: basta providenciar sacos de estopa, por exemplo, (vale pedir na padaria ou em outro comércio perto de casa) e distribuir para os participantes. Depois, é só pedir para que os participantes “vistam” os sacos e se posicionem na linha de largada. Ao fim, distribua prendas para aqueles que chegarem em primeiro, segundo e terceiro lugar.
OVO NA COLHER
A ideia é que os jogadores consigam atravessar uma distância pré-determinada, equilibrando um ovo na colher. Mas com um detalhe: o cabo da colher deverá estar na boca. Ganhará a brincadeira quem conseguir terminar o trajeto sem derrubar o ovo no chão. Se quiser evitar bagunça e sujeira, cozinhe o ovo antes. Outra possibilidade é usar bolinhas de pingue-pongue no lugar do ovo.
DANÇA DAS CADEIRAS
Libere espaço e distribua as cadeiras, formando um círculo. Para que a brincadeira dê certo, o número de cadeiras deverá ser menor que o número de participantes. Ou seja, se 10 pessoas forem participar da brincadeira, você deverá colocar apenas nove cadeiras no espaço. Em seguida, coloque uma música bem dançante para tocar e peça para os jogadores andarem ao redor das cadeiras, com as mãos para trás. Na hora que a música parar, eles deverão se sentar. Quem não conseguir sentar, sairá da brincadeira e levará uma cadeira junto. Ganhará quem conseguir sentar na última cadeira.
BINGO
Essa brincadeira supertradicional também é uma boa pedida para descontrair e divertir os vizinhos. Para fazer o bingo, você deverá ter em mãos cartelas e bolinhas numeradas e um saco ou globo para misturar as bolinhas. Durante o sorteio, quem preencher a cartela primeiro, será o vencedor.
CORRIDA DE TRÊS PÉS
A corrida de três pés também é garantia de risadas e descontração. Para fazer a brincadeira, você precisará dividir os participantes em duplas. Em seguida, amarrar a perna direita de um dos participantes na perna esquerda do outro. Eles ficarão unidos, como se realmente tivessem três pernas, e deverão caminhar ou correr juntos, sem cair. Depois, é só dar a largada. A dupla que chegar primeiro será a vencedora.
CABO DE GUERRA
Não existe limite de participantes nem de idade. Todo mundo consegue brincar junto. Para fazer o cabo de guerra, você precisará de apenas uma corda resistente. Depois, divida os participantes em duas equipes e faça uma linha no chão para determinar a área de cada uma.
DANÇA DA LARANJA
A dança da laranja é um clássico. Muito simples e fácil de fazer, essa brincadeira exige apenas laranjas e uma música bem animada. Divida os participantes em duplas e peça para eles equilibrarem uma laranja entre suas testas. Eles deverão dançar assim, sem deixar a laranja cair no chão.
Voto reelege quase todo o Tutelar
Novidade é Eluí Pohlmann, o segundo mais votado, com 407 votos nas urnas da cidade
Volta da Charqueada cria associação de moradores
Paulo Alves é o primeiro presidente
Jacuí baixa e volta para casa fica mais perto em Cachoeira do Sul
Nível está 4,90 metros acima do normal na Barragem do Fandango
Voto reelege quase todo o Conselho Tutelar
Novidade é Eluí Pohlmann, o segundo mais votado, com 407 votos na cidade
Rio Jacuí segue baixando em Cachoeira do Sul
Nível reduziu 20 centímetros em 14 horas na Barragem do Fandango
Maria Eduarda Rezende é o broto Cachoeira 2023
Lauren Roos, Lenny Paixão, Ariany Castro e Manuela Magalhães também estão na corte
Rio Jacuí baixa 30 centímetros em 24 horas em Cachoeira do Sul
Nível está 5,30 metros acima do normal na Barragem do Fandango
Cachoeira caminha pelo Iffar
“Cachoeira quer, a região precisa” foi o grito dos 400 que tomaram a Júlio
Sábado dos BROTOS
Escolha da nova corte será na Sociedade Rio Branco, com início às 20h
Conselheiros tutelares serão eleitos neste domingo
Veja a lista dos candidatos e dos locais das urnas eletrônicas
Mobilização cadastra 60 doadores de órgãos em Cachoeira do Sul
Iniciativa da juíza Rosuita Maahs teve o apoio dos Tabelionatos e do HCB