Polo universitário fez crescer a procura por locações

Está faltando imóvel para alugar em Cachoeira do Sul

28/04/2016 17:49 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

TEM ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Cachoeira do Sul tornou-se um polo universitário e concentra três universidades de cursos presenciais, a Ulbra, a Uergs e a UFSM, todas trazendo forasteiros para o município.

Esta condição reforçada com a instalação do campus da UFSM no segundo semestre de 2014 fez crescer a procura por imóveis para aluguel, especialmente nas imediações do Centro e do Bairro Santo Antônio, onde ficam os campi provisórios da universidade.

Proprietário da Imobiliária Willig, o corretor de imóveis Everton Willig, 58 anos de idade e 30 anos de experiência no ramo, destaca que entre os alugueis a maior carência é por apartamentos de um dormitório - ideal para universitário que reside sozinho -, e de moradias a quem tem um padrão de vida mais elevado, que podem pagar de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil mensais pela locação.

"Hoje, se aparecer alguém querendo colocar para locação um imóvel de alto padrão, a gente consegue inquilino na mesma hora. Tem gente esperando por este tipo de moradia", comenta Willig.

Entre os que mais procuram por imóvel deste tipo estão professores da UFSM/Cachoeira. Outro problema apontado pelo empresário é a ausência de garagem em imóvel hoje disponíveis para aluguel.

"Deixamos de locar uma série de residências por falta de espaço para guardar veículo", acrescenta.

Dono da Boni Imóveis, Flávio Bonnel, 46 anos de idade e 25 anos de experiência em transações imobiliárias, ressalta que o mercado precisa preparar-se para demanda de aluguéis e que o negócio é promissor.

"O investidor só coloca dinheiro em um empreendimento quando ele tem certeza que haverá procura por seu produto. Por isto acredito que novas construções voltadas à locação deverão começar a surgir na cidade", avalia.

Bonnel é sócio da CSB Construtora e a empresa está com projetando mais um condomínio para Cachoeira do Sul para começar a ser construído em 2017. O local e o público-alvo do empreendimento ainda estão indefinidos.

Ele comenta que o novo prédio será o foco da CSB após o término da obra do Residencial Dez, um dos mais luxuosos da cidade e que deverá ser inaugurado no final de 2016. Dos 20 apartamentos, oito ainda estão à venda.

AGRONEGÓCIO - Além dos universitários, Bonnel diz que o produtores rurais é que estão movimentando o mercado imobiliário de Cachoeira do Sul.

"O agronegócio está cada vez mais forte na cidade, possibilitando que o pessoal do interior adquira moradias na zona urbana para aplicar seu dinheiro", reforça.

"Investir em imóvel é um negócio seguro e garantido. Nunca ouvi falar de alguém que tenha se arrependido de comprar uma casa, um apartamento ou uma sala comercial", completa.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Cadê????

Lecino Ferreira em 29/04/2016 às 13h22

CADÊ MEU COMENTÁRIO DE REPLICA AO DO SR. Luciano I. Scherer?? O vivenPTe chama toda a equipe trabalhadores do Jornal do Povo de "sem-vergonha-na-cara" e vocês ainda bloqueiam minha replica ao comentário dele? Por favor, por Diós, PUBLIQUEM-NO! Só fiz um comentário que é a minha cara; o meu estilo!

AO JP

Rosalvo Lourenço em 29/04/2016 às 13h20

Quero entender o que havia em meu comentário de errado elogiando a atuação LGBT do Sr Henrique Drey? Mais uma vez a censura insana corre solto, enquanto isso vocês aceitam serem chamados de sem-vergonhas? Repugnante!

JP,,

Lecino Ferreira em 29/04/2016 às 11h32

"Po meu!! bloqueia este sujeiPTo que chamou vocês de sem vergonha,,falou que voces deviam CRIAR VERGONHA NA CARA,, eu bloquearia na hora." - Regis Moraes - diretamente da terra da rainha. Não o bloqueiam, mas meus comentários, do Rosalvo, Delmar...bloqueiam; ISSO É QUE NÃO ENTENDEMOS, PÔ! Entenderam?

JP,,

Regis Moraes em 29/04/2016 às 10h39

Po meu!! bloqueia este sujeito que chamou voces de sem vergonha,,falou que voces deviam CRIAR VERGONHA NA CARA,, eu bloquearia ele na hora.

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 29/04/2016 às 09h16

Coisa braba ver criaturas debochadas e sem conteúdo dando palpite... Existem casas vazias para alugar... com preços de mil e tantos a dois mil por mês! Ache uma casa popular, como precisam pessoas mais pobres em qualquer área ou bairro, ou algo mais central ou de fácil acesso a transporte como os estudantes que temos do Brasil inteiro morando por aqui precisam! Bem que o pessoal do JP poderia criar VERGONHA NA CARA e barrar 'pessoas' e comentários bestas, que não tem conexão alguma com a matéria...

Palpite furado.

Edson Bonine em 29/04/2016 às 08h51

O investimento feito na extensão da UFSM e da criação do curso de engenharia na UERGS, estão mostrando sua importância, a ocupação de imóveis por esta clientela só tem que ser comemorada pela população. Tem obtusos que desmerecem a reportagem, um por não terem nenhum contato com a nossa realidade, outro por ser geral não indicando os bairros onde os imóveis estão ociosos. É com certeza que os bairros da zona norte, são menos procurados por esta específica clientela, pois dependeriam do transporte coletivo para chegar as aulas. Também não entendi o quê tem haver aluguel de salas comerciais com o assunto em pauta.

Cidade

Felix Sehnem em 29/04/2016 às 08h37

Cidade desenvolvida e outra coisa. kkkk

CIDADE BOLHA

Lecino Ferreira em 29/04/2016 às 08h12

Cachoeira é uma Bolha de prosperidade em meio a MAIOR crise econômica-financeira na história do Brasil. Como é fácil pegar na menPTira uma reportagem "preparada" , ou seja, leiam essa parPTe: "...Bonnel é sócio da CSB construtora e a empresa está projetando mais um condomínio para Cachoeira do Sul para começar em 2.017. O LOCAL E O PÚBLICO-ALVO DO EMPREENDIMENTO AINDA ESTÃO INDEFINIDOS." Como está projetando sem antes saber o local e o público-alvo? Tenham a sanPTa paciência não é meu povo? Em Cachoeira do Sul não "corre dinheiro," como falam quando uma cidade está estagnada em todos os segmenPTos. Huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuá.....

estao faltando imoveis para alugar em cachoeira.

Jose Gladimir Lopes em 28/04/2016 às 20h22

sai na av brasil, rua julio castilhos, etc. tem loja para alugar a mais de 2 anos, nos bairros tem casas a 3 anos fechada com diversas placas na frente, o problema é o valor, o pessoal pede 3mil 7 mil em alugueis de micro salinhas comerciais, e acham que alguem pode pagar esse tipo de aluguel numa epoca de recessao

09/02/2026 00:00

PRIMEIRA TURMA

Sai listão do PSS da UFSM/Cachoeira

09/02/2026 00:00

INCÔMODO

Vereador perde paciência com o prefeito

Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar

09/02/2026 00:00

A 4 DIAS DOS DESFILES

Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm

Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h

08/02/2026 18:29

Pedestres na Balsa

Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo

Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença

07/02/2026 19:58

Falecimento

Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul

Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal

07/02/2026 00:04

A 5 DIAS DO CARNAVAL

Independente está de volta

Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco

07/02/2026 00:03

PONTE BLOQUEADA

O que falta para a segunda balsa?

Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições

06/02/2026 18:47

LISTÃO

UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS

Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga

06/02/2026 00:04

ANO LETIVO 2026

Rede municipal terá jornada pedagógica

Evento inicia segunda-feira

06/02/2026 00:01

BALANÇOS DE 2025

Mais casamento que separação

Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira

05/02/2026 16:04

PONTE BLOQUEADA

Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde

Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários

05/02/2026 13:59

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Conselho de Saúde denuncia perseguição e revela condições dos postos de saúde

Presidente do órgão afirma ter sido impedido de realizar horas extras