Prefeito GG, nos 197 anos da cidade, já sabe como comemorar o bicentenário
Filme para os 200 anos
FALTAM 1.095 DIAS
Neste sábado, Cachoeira do Sul completa 197 anos de emancipação político-administrativa. A data, celebrada em 5 de agosto, teve como ponto alto das comemorações a reinauguração do Museu Municipal Edyr Lima, que foi transferido para o prédio restaurado do Paço Municipal. Empolgado com o sucesso do evento, que foi marcado com um vídeo que alcançou 10 mil acessos nas redes sociais em menos de 24 horas, Sérgio Ghignatti adiantou que a primeira meta para a comemoração do bicentenário da cidade, em 2020, último ano de GG como prefeito, será o lançamento de um filme registrando os 200 anos de história de Cachoeira do Sul.
“Vamos comemorar em grande estilo. Quero que o evento seja digno dos tempos áureos de Cachoeira do Sul, que agora estão voltando”, comentou o prefeito. Ghignatti frisa que mais adiante, possivelmente já a partir do próximo ano, será montada uma comissão para cuidar dos preparativos da grande festa que marcará a comemoração dos 200 anos do município.
GG já determinou que a diretora do Núcleo Municipal de Cultura, Josiane Knebel, comece a preparar desde já o cronograma de atividades. “Ela será a presidenta da comissão”, revelou Ghignatti. O prefeito acrescenta que também pretende contar com o know-how da primeira-dama, Jussara Ghignatti, por sua vivência no mundo da cultura, em especial na música, para montar uma superprogamação em 2020.
FESTIVAL DE BANDAS
Josiane disse que está concentrada nos eventos que a Prefeitura tem pela frente até o final deste ano, que são, por ordem, Feira do Livro, Vigília do Canto Gaúcho e as festividades de Natal. Contudo, afirma que encontrará um tempo para reunir as equipes dos quatro setores que compõem o Núcleo de Cultura – Biblioteca, Arquivo, Museu e Atelier – para desde já colher sugestões. “Não queremos desperdiçar nenhuma ideia e, além disso, sabemos que num piscar de olhos estaremos em 2020, por isso nunca é cedo para começar a pensar nos detalhes da comemoração do bicentenário”, avalia.
Outra sugestão apresentada pelo prefeito é que a apresentação de bandas marciais no centro histórico, formado pelo Paço, Chatodô e Catedral, integre a programação do bicentenário. Ele mencionou que se recorda das comemorações do sesquicentenário de Cachoeira do Sul. “Naquela época, quando a cidade completou 150 anos, eu fazia parte da banda do Instituto João Neves da Fontoura, e nós disputávamos com o pessoal da banda do Roque Gonçalves”, recorda.
Filme de Cristianno Caetano para o Museu Municipal fez sucesso na reinauguração
>> PARA SABER MAIS
O 5 de agosto de 1820
DECRETO
O decreto que elevava Cachoeira do Sul da condição de Freguesia de São João da Cachoeira para Vila de São João da Cachoeira foi assinado por Dom João VI em 26 de abril de 1819, quase um ano e quatro meses antes da emancipação de fato.
PELOURINHO
Para que houvesse a criação da vila era preciso que fosse erguido o pelourinho, que era uma coluna em praça pública onde eram feitas as cerimônias e a punição aos crimes. Este pelourinho, vindo das tradições portuguesas, representava a autonomia de uma cidade. Não se tem o local certo onde este pelourinho foi erguido, mas como a atual Praça José Bonifácio tinha o nome de Praça do Pelourinho já no ano de 1830, ou seja, 10 anos depois da emancipação, acredita-se que ele tenha sido erguido ali.
VEREADORES
Também para a criação da vila era obrigatória a escolha de vereadores. Os primeiros vereadores foram João Soeiro de Almeida, Joaquim Gomes Pereira e Francisco José da Silva Moura.
INSTALAÇÃO
A solenidade de instalação do município, em 5 de agosto de 1820, contou com a presença de Joaquim Bernardino, ouvidor geral, corregedor e provedor da Comarca de São Pedro e Santa Catarina.
LINHA DO TEMPO
Primeiros tempos de Cachoeira
1750
Este é o ano em que efetivamente iniciou o povoamento de Cachoeira do Sul. Soldados portugueses foram assentados como segurança ao cumprimento do Tratado de Madrid (que consolidou a região de Cachoeira como território da colônia portuguesa). Receberam sesmarias povoadas por gado xucro, formando as primeiras estâncias.
1753
Chegam os casais açorianos. Seu objetivo era a região das Missões, mas acabaram espalhando-se por todo o Rio Grande do Sul. Um grupo estabeleceu-se nas margens do Rio Jacuí em pequenos minifúndios.
1769
Recolhidos pelos portugueses, alguns índios missioneiros foram aldeados nas proximidades do Cerro do Botucaraí, transferidos depois para o Passo do Fandango, onde construíram uma pequena capela dedicada a São Nicolau no local onde hoje está o Bairro Aldeia. É nesta época que o povoamento começa a ser chamado de Cachoeira, devido às quedas d’água no leito do Rio Jacuí.
1779
A Capela de São Nicolau passou a se chamar Freguesia de Nossa Senhora da Conceição.
1820
Em 5 de agosto, há 197 anos, portanto, Cachoeira ganhava sua autonomia político-administrativa, tornando-se o quinto município do Rio Grande do Sul. Cachoeira era um centro regional de progresso, impulsionado por tropas e viajantes que enriqueciam o seu comércio. O nome oficial passava a ser Vila Nova de São João da Cachoeira. Faziam parte de Cachoeira os futuros municípios de Santa Maria, Alegrete, Livramento, São Gabriel e Caçapava do Sul.
1857
Chegam os primeiros imigrantes alemães para a Colônia de Santo Ângelo, atual Município de Agudo. As famílias alemãs deram início à orizicultura.
1859
O município passa a se chamar Cidade de Cachoeira.
1877
Chegam as primeiras famílias italianas no distrito do Cortado, vindas da 4ª Colônia Imperial de Silveira Martins para trabalhar na agricultura. Por volta de 1880, algumas destas famílias se transferiram para a cidade para trabalhar em comércio.
1944
Cachoeira passa a se chamar Cachoeira do Sul.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Uma nova Cachoeira do Sul
Henrique Hettwer em 05/08/2017 às 15h54Respiro novos ares, de avanço e compromisso. AVANTE!
50º Dia do Vizinho já registra as suas primeiras inscrições
Quatro ruas já se preparam para a celebração
Executivo apresenta o Prodesul em substituição ao Prodic
Projeto foi encaminhado em regime de urgência à Câmara de Vereadores
Programa Reconstrução Digna beneficiou 97 famílias com kits alimentação
Entrega ocorreu nesta terça-feira, na Emef Honorato de Souza Santos
Liberado o trânsito de veículos na Paul Harris
Avenida Marcelo Gama também tem o fluxo normal
Escola Liberato vence etapa regional do Nutrindo a Educação
Iniciativa da Secretaria de Educação visa valorizar as merendas mais saborosas da rede estadual de ensino
Cachoeira do Sul adere ao programa Tudo Fácil Empresas
Programa facilita a abertura de empresas, de forma digital
Cachoeira perdeu 51 empregos
Foi a segunda baixa do ano. Saldo do semestre é de 241 novos postos de trabalho
“Poemas à Flor da Pele” lança novo volume da coletânea em Porto Alegre
Projeto literário já soma mais de 35 publicações em quase duas décadas
Laboratório da UFSM/Cachoeira conquista segunda patente de invenção
Blocos de concreto celular usam resíduos de casca de arroz e pó de ágata
“Poetas do Vale” chega ao 14° volume celebrando 49 anos
Novo volume será lançado na Feira do Livro com 49 poetas reunidos em 160 páginas