Oficial garante que 13º GAC não sairá de Cachoeira do Sul
General Eder assumirá Comando de Artilharia do Exército no dia 13
Exército
O general cachoeirense Miriano Valdoni Éder assumirá no próximo dia 13 o Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), o mais alto escalão da arma no país. A cerimônia será às 11h, no 16º Grupo de Artilharia Autopropulsado, em São Leopoldo.
Uma da principais missões do oficial será dar sequência ao planejamento estratégico do Exército iniciado em 2016 e que será completado até 2019. O plano prevê a transferência do Comando da Artilharia para a cidade de Formosa (GO). Hoje, o Cmdo Art Ex tem sede em Porto Alegre e está vinculado ao Comando Militar do Sul.
O plano prevê a transferência também do 16º GAC AP de São Leopoldo para Goiânia, única unidade gaúcha a ser transferida pelo plano estratégico. O quartel passará a ser denominado 16º Grupamento de Mísseis e Foguetes.
O general Eder destacou que a ida da unidade para o Forte de Santa Bárbara em Formosa descarta a possibilidade de Cachoeira do Sul perder o 13º Grupo de Artilharia de Campanha. "O 13º GAC fica na cidade. Não há qualquer previsão de transferência", disse.
Desde que o novo planejamento estratégico foi anunciado, as lideranças empresariais temiam a saída do 13º GAC pelo impacto que representaria na economia do município. Até ex-comandantes tinham o temor de que a unidade fosse transferida.
Carreira iniciou no 13º GAC
O general Miriano Eder guarda boas lembranças do 13º Grupo de Artilharia de Campanha. Foi no 13º GAC que iniciou a carreira como aspirante a oficial, com passagens pela Bateria de Comando e 3ª Bateria de Obuses entre 1988 e 1991.
30 anos depois, o oficial foi promovido a general de divisão na última sexta-feira. Eder estava em Brasília (DF) como chefe da Assessoria de Assuntos Internos do Departamento Geral de Pessoal, órgão que cuida dos tribunais de honra e do conselho de justificação e disciplina.
O bom desempenho como aluno da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), contribuiu para que chegasse ao posto de general aos 51 anos de idade. Ele foi o primeiro de sua turma com a nota de 9,603 em 1987. Até hoje, é a maior nota obtida por um primeiro colocado de turma na história da Aman.
No Comando de Artilharia do Exército, Eder substituirá o general Antônio Carlos Barboteo. Sob sua subordinação estarão o 13º GAC, o 16º GAC AP e a Bateria de Comando de Porto Alegre. A volta ao passado com o retorno ao 13º GAC não deverá demorar muito. "Com certeza visitarei o 13º GAC. Nunca perdi o vínculo com a cidade. Todo ano vou a Cachoeira rever os familiares", acrescentou Eder, o novo cachoeirense a chegar ao posto de general.
Quem é o general Eder
* Miriano Eder é casado com Márcia Junqueira, gaúcha de Erechim, e pai de Rodrigo, 10 anos, e Rafael, 6.
* Filho da professora Miracy e de Olmiro, capitão do Exército falecido em 2014, em Cachoeira do Sul estudou nas escolas Antônio Vicente da Fontoura e João Neves da Fontoura até deixar a cidade com 9 anos de idade. Tem um irmão, Olmiro Filho, que reside em Natal-RN.
* Em 36 anos de Exército, Eder possui cursos de piloto de helicóptero, avançado de aviação e curso de piloto de combate. Frequentou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficias e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
* Em 2010 e 2011, em Santa Maria, comandou o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), Regimento Mallet.
* Em 2012 e 2013, frequentou um curso no Army War College, O Colégio de Arma de Guerra dos Estados Unidos.
PARA SABER MAIS
Os generais cachoeirenses do Exército
* MAURO PEREIRA WOLF
* ÍTALO FORTES AVENA
* LUIZ ARNALDO BARRETO ARAÚJO
* MIRIANO VALDONI EDER
Já falecidos
* JOSÉ GOMES PORTINHO
* BENTO MARTINS DE MENEZES
* JOÃO DE DEUS PESSOA LEAL
* PANTALEÃO PESSOA LEAL
* ITO CARVALHO BERNARDES
Importante
O Exército Brasileiro segue no seu plano de reestruturação, onde criará novas unidades, remanejará outras e desativará mais algumas. Está em andamento a criação de mais um Grupo de Mísseis e Foguetes (GMF), denominação atual do antigo Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (GLMF). O 16º GAC AP de São Leopoldo vai para Formosa com a missão de não empregar mais Viaturas blindadas operacionais autopropulsadas M109 A3 155 mm, mas o Astros 2020. O Forte Santa Bárbara como sede. O Astros 2020 é fabricado pela Avibras, em São José dos Campos (SP), e os mísseis terão alcance de 300 quilômetros.
Encontrou algum erro? Informe aqui
PARA QUE UM EXERCITO...
Lecino Ferreira em 05/04/2017 às 17h07...inoperante? Tem uma quadrilha acabando com nossa Nação, tem brasileiros inocentes morrendo nessa guerrilha urbana instaurada e ...e... Vou parar por aqui; não quero bagunçar a festa desses caserneiros. EU TINHA ESPERANÇA DE QUE AS FFAA NÃO DEIXARAM O BRASIL A CHEGAR A ESTE,MAS ESQUECI QUE O COMANDANTE DAS FFAAs é um pelego comunista. Mas eu ainda imploro: -SOS FFAA AINDA QUE TARDIA.
Perda
José Cícero Moura em 05/04/2017 às 14h23Impossível sequer discutir a saída do 13 GAC da cidade. O quartel faz parte da vida de Cachoeira e da formação de cidadãos como eu que fui soldado da Bateria de Serviço, em 1985. Perde a economia e perde o povo. Muitos país de família de hoje são pessoas de boa índole graças a educação familiar e ao convívio harmonioso, de respeito e de hierarquia aprendido no "marcha soldado" ensinado no 13 GAC.
Gauchada debate a tradição
Cachoeira recebe até este sábado o 73º Congresso do MTG
Gauchada debate a tradição em Cachoeira do Sul
Conferência iniciou nesta sexta-feira e segue até sábado
Balsa passa mais tempo ancorada na Rua Moron
Foram 35 dias operação desde maio
Cachoeira vira a casa dos gaúchos
Cidade recebe hoje e amanhã o 73º Congresso Tradicionalista Gaúcho
Prefeitura confirma R$ 40 mil para o CTG Lanceiros do Sul
Recurso será para atividades de duas internadas artísticas
Cachoeira terá novo perito médico do INSS
Cidade foi uma das contempladas entre 235
Dengue cresce sem novos casos
DVS estima ainda haver cerca de 800 exames para lançar no sistema