Anulação do certame não está descartada. Recomendação do TCE é para que cada serviço seja licitado em separado
Ghignatti suspende licitação do lixo
RESÍDUOS SÓLIDOS
Atualizado às 15h28min
Seguindo orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) o prefeito Sergio Ghignatti antecipou-se e decidiu suspender a licitação do lixo.
A Prefeitura ainda não sabe se lançará um edital complementar promovendo os ajustes necessários para aproveitar a mesma licitação, ou se anulará o certame abrindo nova concorrência.
A recomendação do TCE é para que cada serviço seja licitado em separado, sem aglutinação de tarefas.
Duas empresas entregaram propostas nesta quarta-feira, mas o edital terá de passar por reformulações. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi notificada pelo TCE com prazo de cinco dias para resposta, a contar desta quinta-feira.
Os envelopes das propostas apresentadas pelas duas empresas interessadas na concorrência pública, ora suspensa, ainda não foram abertos, o que em tese poderia evitar a anulação da licitação.
O procurador jurídico Leonel Gonçalves explica que tudo vai depender daquilo que for decidido pela equipe do Meio Ambiente. “Se eles mantiverem a posição de dividir o serviço em apenas três lotes, dois nesta licitação que por hora está suspensa, e um terceiro lote em outra licitação que acontecerá no início de novembro, será possível emendar o certame. Entretanto, se o Meio Ambiente decidir repartir o serviço em seis lotes, como orienta o TCE, então teremos de anular esta licitação e abrir outra depois”, analisa Gonçalves.
SEIS LOTES
Conforme o edital número 05/2018, os serviços de carregamento, transporte e destinação final de resíduos sólidos urbanos, coleta regular de resíduos sólidos urbanos, coleta automatizada de resíduos sólidos urbanos e coleta de resíduos sólidos domiciliares do interior do município estão fatiados em dois lotes.
No entanto, o TCE recomenda que a licitação seja repartida em seis itens, para aumentar as chances de outras empresas concorrerem.
O procurador jurídico Leonel Gonçalves explica que os serviços podem ser aglutinados, desde que isto seja devidamente justificado, porém GG preferiu não arriscar e determinou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente refaça o projeto básico para depois lançar nova licitação.
Encontrou algum erro? Informe aqui
FATIAÇÃO
Paulo Sanmartin em 12/10/2018 às 23h08A fatiação das concorrências em um maior número de lotes, no caso seis, era o que eu defendia junto a comissão que foi formada pela prefeitura para debater o que de melhor poderia ser feito nesta questão do lixo.
Médiuns de psicografia em Cachoeira
Palestras e cartas consoladoras agendadas para este sábado e domingo
Hora de tecer solidariedade
Quadradinhos de Amor está de volta
Investimento de R$ 1,3 milhão em esgoto beneficiará 1,2 mil pessoas
Serão três mil metros de canalização no Bom Retiro e no Barcelos
3º BE Cmb treina com novas embarcações
Unidade recebeu quatro barcos para montagem de pontes
Posse da ATC no aniversário do PL Delfino Carvalho
Jantar-baile será nesta quarta-feira, no CTG Os Gaudérios
Aberta a agenda de eventos do JP
Maior agenda de atividades de Cachoeira tem os leitores como protagonistas
Brotos arrecadam bolsas
Campanha contemplará mães que vivem em situação de pobreza
Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre locais de descarte de recicláveis
Descarte pode ser feito diretamente nas empresas Cocari, Ecocentro e Walle
Horto Florestal será junto ao Jardim Zoobotânico
Secretaria do Meio Ambiente quer trazer o espaço para perto da população
Moda marrom
Cachoeira Fashion Show mostrou os queridinhos para o outono e o inverno