Contingenciamento de recursos para a educação é geral. GG, porém, não desanima

Governo Temer já prejudica a UFSM em Cachoeira

09/02/2017 20:11 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

GG em Brasília

contingenciamento preocupa, mas ele não desanima

O Governo Federal do presidente interino Michel Temer já prejudica a extensão da UFSM de Cachoeira do Sul.

Na reunião que o prefeito Sergio Ghignatti teve com técnicos do Ministério da Educação nesta quinta-feira, não foi dada nenhuma previsão de repasse das verbas que a universidade precisa para não paralisar as obras dos prédios no Passo da Areia.

Não há sequer um aceno do MEC com relação ao pedido do reitor Paulo Burmann pela autorização para um concurso federal. A extensão precisa abrir 95 vagas, entre professores e técnicos administrativos, já que hoje muitos professores são vinculados a Santa Maria.

Ainda conforme o secretário de Indústria e Comércio, Ronaldo Tonet, o MEC disse que precisará reexaminar o que foi prometido à universidade. “Eles possuem um controle das atas e vão verificar o que foi pactuado com a UFSM”, comentou.

Apesar da incerteza sobre os repasses, o prefeito Sergio Ghignatti não se mostra desanimado. “Não fico triste. O pessoal do MEC reconhece as necessidades. Até prefiro que nos informem assim do que prometerem o recursos e ele não chegar”, comentou Ghignatti.

Segundo o prefeito, o chamado “contingenciamento de recursos federais é para todas 63 universidades federais”.

ESTRATÉGIA

Segundo Ghignatti, a saída para Cachoeira será tentar uma pressão junto ao Ministério do Planejamento. “O assessor do deputado federal José Otávio Germano, Mauricio Peres, nos acompanhou no MEC e vai nos ajudar nessa tentativa de sensibilizar pela liberação dos recursos”, declarou o prefeito.

A urgência pela liberação de verbas do MEC foi alertada pelo reitor da UFSM Paulo Burmann em reunião recente com Ghignatti, alertando que se os recursos não chegassem nos próximos dois meses, as obras correm iminente risco de serem interrompidas. A reportagem não conseguiu contato com o reitor para avaliar a reunião do prefeito com o MEC.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

É preciso acreditar!

Aroni Fagundes em 09/02/2017 às 21h40

Quando Michel Temer sancionou nesta terça-feira, 27, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017.justificou que: "Não poderia colocar em risco a gestão fiscal do orçamento". Na referida Lei consta: Contingenciamento das Despesas destinadas à implantação e ao funcionamento das universidades federais criadas a partir do exercício de 2016. Portanto, o problema central do Brasil é a Gestão fiscal com responsabilidade.

07/02/2026 00:06

BRAÇOS CRUZADOS

Cachoeira ficou sem ônibus

Adesão de todos motoristas impediu empresa de atuar na sexta

07/02/2026 00:05

VERÃO

Saúde faz alerta de escorpião

Sem risco de morte

07/02/2026 00:02

PONTE TRANCADA

Faltam 6 quilômetros para a 403

Estrada entre Cachoeira e Rio Pardo é alternativa para quem vai para Porto Alegre

07/02/2026 00:00

Mortes

06/02/2026 07:38

Transporte coletivo

Greve na TNSG deixa Cachoeira sem ônibus nesta sexta-feira

Empresa confirmou que não há nenhum veículo circulando

06/02/2026 00:06

PONTE BLOQUEADA

Espera na balsa chega a até duas horas

Motoristas da Saúde pedem fiscalização para veículos prioritários

06/02/2026 00:05

POLÊMICA

Siprom contra novo vale-alimentação

Sindicato quer retirada da incorporação de reajuste ao modelo existente

06/02/2026 00:02

BALANÇOS DE 2025

TEAcolhe atende 1,2 mil ao mês

Serviço é gratuito e referência no acolhimento em saúde mental

06/02/2026 00:00

Mortes

06/02/2026 00:00

PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO

Governo pede segunda balsa

Funcionários levantam dados para pressionar o Dnit

05/02/2026 22:41

Greve na TNSG

Presidente de Sindicato projeta paralisação total dos ônibus urbanos nesta sexta-feira

Ideia de trabalhadores é que nenhum veículo atue, mas isso dependerá da adesão ao movimento

05/02/2026 13:50

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Carnaval garante renda extra em Cachoeira

Desfiles oficiais de rua ajudam a movimentar o comércio local e auxilia autônomos na cidade