Decisão final foi do prefeito eleito Sérgio Ghignatti
Índice de reajuste do IPTU será de 7,87% para 2017
IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO
O reajuste para o IPTU 2017 foi definido em 7,87% para 2017, com base na inflação dos últimos 12 meses (outubro de 2015 a outubro de 2016) registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Neiron Viegas chamou o prefeito eleito Sérgio Ghignatti, nesta segunda-feira, para tomar a decisão final, que foi discutida em uma reunião que também contou com a presença da atual secretária da Fazenda Cristina Mór e da sua diretora, Viviane Dias, que a partir de 1º de janeiro assumirá o comando da pasta.
"Eu queria que fosse um índice de reajuste maior, porque sei que esse dinheiro vai fazer falta no futuro, diante da crise financeira da Prefeitura. No entanto, foi Ghignatti quem bateu o martelo pelo índice mínimo", confessou Neiron.
O futuro prefeito poderia ter optado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que registrou 8,50% no período ou, ainda, pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) que ficou em 8,78%.
GG disse que está perfeitamente ciente das dificuldades econômicas do município, mas pesou o fato de que "a população já está farta de tantos aumentos, além disso a crise do país atingiu em cheio o bolso da população, por isso resolvemos optar pelo índice mais baixo", ponderou o futuro prefeito.
Ele acrescenta que o IPCA vem sendo o parâmetro usado para reajuste do IPTU desde o início do governo Neiron, e que também é o índice reconhecido oficialmente pelo governo. "Não haveria por que mudar agora", completou.
IMPRESSÃO DOS CARNÊS
Neiron disse que a secretária Cristina Mór foi autorizada a dar a ordem para impressão dos carnês com o índice de correção de 7,87%. A previsão é de o montante a ser lançado nos carnês do IPTU 2017 seja de aproximadamente R$ 15,171 milhões.
Quem está supervisionando o trabalho é a ex-servidora da Prefeitura Élen Bitencourt, que foi exonerada por Neiron há cerca de dois meses, mas foi resgatada por GG e incluída na equipe de transição do futuro governo.
Desde o início do primeiro governo de GG (2009 a 2012) já era ela quem vinha cuidando de supervisionar a emissão e envio dos carnês de IPTU.
Em 2016 a Prefeitura já recebeu cerca de R$ 12,5 milhões de IPTU. No ano passado o índice de reajuste foi de 9,93%, para aproximadamente 31 mil impressos. Os carnês costumam ser entregues na primeira semana de janeiro.
Com o sistema de entrega dos carnês do IPTU pelos Correios e imobiliárias, a Prefeitura eliminou as pilhas de boletos de cidadãos que, muitas vezes, sequer os retiravam na Secretaria Municipal da Fazenda.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Aumento
Otilio Barbosa em 22/11/2016 às 17h19Somente isto que pensam esta corja de larápios. Aumentar os impostos. Se com estes aumentos, fizessem alguma coisa de bom para a população, como consertos de tubulações e canalizações, conserto das vias urbanas e do interior, iluminação, etc...seria mais aceitável pela população. Mas, cada cidade tem os políticos que merecem, sai um desqualificado e retorna um inútil.
Piracema restringe a pesca
110 pescadores registrados que receberão o seguro defeso
Balardin ignora sindicatos e cria Fórum do Faps com a Cacisc
Siprom lamenta decisão e diz que governo jamais quis o diálogo
Menos Bolsa Família em Cachoeira
Baixa de 6,8% e 478 eliminados
Balardin tranca pauta da Câmara
Não havia projeto para votar
Movimento por Uergs maior prepara agenda
Conversa será com vice-governador
Enfermeira Patricia Fagundes e professor Paulo Ricardo Félix são os negros do ano
Homenagem é tradicional na Câmara de Vereadores
Balardin volta atrás no vale-alimentação
Governo foi precipitado
Câmara de Vereadores vai comprar carro novo
GM Zafira de 2007 está com alta quilometragem e dando gasto elevado com manutenção, justifica presidente
