Intervenções técnicas foram sugeridas pelo arquiteto Osni Schroeder

Iniciada a manutenção do Palácio João Neves da Fontoura

02/03/2016 15:37

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

substituição das redes de eletricidade, telefone e internet

A manutenção emergencial da sede da Câmara de Vereadores, o Palácio João Neves da Fontoura, teve início nesta quarta-feira (2). A obra, autorizada e fiscalizada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul (Compahc), tem como base o Estudo de Intervenção Técnica para Manutenção de Edificação (tombada), elaborado pelo arquiteto Osni Schroeder.

Foi contratada para o serviço a empresa Enerbrás, do município de Getúlio Vargas. O valor da obra é R$ 97.035,64, com prazo de execução de dois meses.

Para a elaboração de sugestões de intervenção técnica, Osni vistoriou o prédio, buscando identificar as patologias em cada local, desde a parte interna até a fachada e o teto. Dentre as principais propostas, estão mudanças na parte elétrica, nas redes de escoamento da água da chuva e de esgoto, adaptações em pontos específicos, medidas para a acessibilidade e correções no passeio público.

ETAPAS - A primeira etapa da manutenção abrange a reforma da parte elétrica, lógica e de telefonia do prédio. Também será feita a readequação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), exigido pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Homero Tatsch (PSDB), que está acompanhando as ações, todas as intervenções seguirão as normas aplicadas a prédios históricos.

“Essa é uma das etapas mais importantes para a sequência de outras ações de manutenção e posterior restauro do prédio. Juntamente com o Compahc, estamos concentrados para que tudo seja feito dentro das normas previstas para prédios tombados”, destacou o presidente. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 04/03/2016 às 13h39

Geralmente compras e obras públicas são feitas via licitação/tomada de preços, pública, modalidade menor preço... Empresas de todo o PAÍS podem participar, sem haver 'reserva de vaga' para quem seja da cidade/região... Creio que essa seja a resposta.

observação

Suzana Luderitz Saldanha em 04/03/2016 às 10h38

Seria muito bom se nesta matéria fosse explicado a forma como se chegou na contratação de uma empresa do município de Getúlio Vargas.

GETULIO VARGAS??????

Davi Kuhleis em 03/03/2016 às 11h03

Será que em Cachoeira não teria empresas que poderia fazer o serviço???? BRINCADEIRA!!!!!!

06/08/2025 00:00

24 DE AGOSTO

50º Dia do Vizinho já registra as suas primeiras inscrições

Quatro ruas já se preparam para a celebração

06/08/2025 00:00

TRADICIONALISMO

Bonifácio ficou em 10º no Juvenart

05/08/2025 18:34

Desenvolvimento Econômico

Executivo apresenta o Prodesul em substituição ao Prodic

Projeto foi encaminhado em regime de urgência à Câmara de Vereadores

05/08/2025 17:28

INICIATIVA

Programa Reconstrução Digna beneficiou 97 famílias com kits alimentação

Entrega ocorreu nesta terça-feira, na Emef Honorato de Souza Santos

05/08/2025 16:36

Pós chuva

Liberado o trânsito de veículos na Paul Harris

Avenida Marcelo Gama também tem o fluxo normal

05/08/2025 16:10

EDUCAÇÃO

Escola Liberato vence etapa regional do Nutrindo a Educação

Iniciativa da Secretaria de Educação visa valorizar as merendas mais saborosas da rede estadual de ensino

05/08/2025 13:58

empreendedorismo

Cachoeira do Sul adere ao programa Tudo Fácil Empresas

Programa facilita a abertura de empresas, de forma digital

05/08/2025 00:00

ACIDENTE NO BAIRRO SOARES

Telhado desaba e fere idoso no Soares

05/08/2025 00:00

Caged de junho

Cachoeira perdeu 51 empregos

Foi a segunda baixa do ano. Saldo do semestre é de 241 novos postos de trabalho

04/08/2025 19:00

Novo volume com poetas cachoeirenses

“Poemas à Flor da Pele” lança novo volume da coletânea em Porto Alegre

Projeto literário já soma mais de 35 publicações em quase duas décadas

04/08/2025 17:01

Produção científica

Laboratório da UFSM/Cachoeira conquista segunda patente de invenção

Blocos de concreto celular usam resíduos de casca de arroz e pó de ágata

04/08/2025 16:53

Livro de Cachoeira

“Poetas do Vale” chega ao 14° volume celebrando 49 anos

Novo volume será lançado na Feira do Livro com 49 poetas reunidos em 160 páginas