Deputado garante que a decisão envolvendo leasing no município de Tubarão não serve como parâmetro

Marlon diz que a Prefeitura está equivocada em desistir do ISS dos cartões de crédito

16/06/2016 16:19

ENTENDIMENTO DIVERGENTE

questão do leasing não tem nada a ver com os cartões de crédito

Autor da emenda nº 60 à Constituição do Estado, que possibilitou a todos os municípios gaúchos terem acesso às movimentações de cartões de débito e crédito em seus territórios para cobrar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) eventualmente sonegado pelas operadoras, o deputado estadual Marlon Santos afirma que a Prefeitura está equivocada em desistir das cobranças.

Nesta segunda-feira o procurador jurídico do Município, advogado Leonel Slomp Gonçalves, anunciou que, por cautela, a Prefeitura não pretende mais cobrar o ISS dos cartões. Para Marlon a cobrança não apenas é possível, como seria uma fonte importante para ingresso de receitas que está sendo desperdiçada por Cachoeira do Sul.

Leonel insiste que a cobrança de ISS sobre as compras feitas com cartão teria o mesmo desfecho negativo que a cobrança de ISS sobre operações de leasing, que foi alvo de sentença desfavorável, em abril deste ano, para o município de Tubarão, o qual foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a devolver perto de R$ 30 milhões havidos desde 2002.

"A decisão contra o município de Tubarão teve repercussão geral. Agora, por cautela, não é bom arriscar na cobrança de ISS dos cartões. A situação é inteiramente equiparada à do leasing", justifica.

COBRANÇA DE TERCEIROS

O deputado Marlon discorda veementemente desse entendimento, dizendo que vale a pena a Prefeitura buscar o ISS referente a operações de cartões de crédito, desde que a tese verse sobre serviços de cobrança de terceiros, e não sobre a taxa de administração dos cartões, como se embasou a Procuradoria Jurídica do Município em apelação contra sentença que julgou procedente pedido formulado em ação anulatória de débito fiscal ajuizada pela operadora Redecard, na qual a Prefeitura, inclusive, foi condenada a pagar os honorários advocatícios para o procurador da autora da ação.

"O ISS das operações de cartões de crédito é sobre a cobrança de terceiros que o cartão faz em favor do estabelecimento onde ocorreu o fato. A Prefeitura entrou errado e vai ter de arcar com a sucumbência, por causa disto. Ademais, o caso dos cartões de crédito não tem nada a ver com o leasing", esclarece.

Para Marlon, o suposto equívoco da Prefeitura de Cachoeira ainda acabou prejudicando os demais municípios brasileiros, que "passaram a ter receio dessa questão". 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Questão

Lucas Silva em 17/06/2016 às 11h12

Perderia-se o que insistindo na cobrança? Nada, certo? Ah sim, teria que trabalhar...

10/08/2026 16:42

Saúde

Ryan Rosa critica demora na abertura do ESF Fátima

Prédio foi comprado há um ano e reforma ainda não iniciou

10/08/2026 16:28

DISCUSSÃO

Ana Paula questiona papel de prefeito em emergências climáticas

Base defendeu característica de Leandro Balardin de acompanhar in loco os casos

09/08/2026 18:32

Frente parlamentar

Câmara reúne especialistas e municípios para discutir prevenção a desastres

Ideia é levar discussão e conhecimento de prevenção aos bairros

07/08/2026 00:04

CRISE DOS ÔNIBUS

TNSG rebate Orion

Empresa nega ter recebido oferta de subsídio da Prefeitura

07/08/2026 00:03

A 58 DIAS DO VOTO

TRE pede campanha pelo voto

Alta abstenção de Cachoeira chama atenção da Justiça Eleitoral

07/08/2026 00:00

A 58 DIAS DO VOTO

Stela Farias e Alexandre Lindenmayer em Cachoeira

06/08/2026 15:53

ELEIÇÃO 2026

Presidenta do TRE-RS pede campanha pelo voto em Cachoeira

Cidade teve alta abstenção e faz parte de roteiro que incentiva a cidadania

06/08/2026 00:05

R$ 1,2 MILHÃO EM JUNHO

Saldo do Faps caiu

Aplicações vinham segurando o fundo

05/08/2026 16:50

TRANSPORTE COLETIVO

Sindicato dos Motoristas faz exigências à Expresso Presidente

Empresa terá 60 funcionários em Cachoeira e já faz recrutamento

05/08/2026 09:59

FUNÇÃO SOCIAL

Balardin adota medida inédita para regularização de imóveis abandonados

Medida permite que a Prefeitura adquira esses prédios e terrenos, com direito à defesa aos proprietários

05/08/2026 00:05

CRISE DOS ÔNIBUS

“Governo ofereceu subsídio”

Secretário diz que questionamento de empresário foi choro de quem perdeu

04/08/2026 17:47

TRANSPORTE COLETIVO

Orion rebate críticas e diz que governo ofereceu subsídio à TNSG

Secretário diz que questionamentos de empresário no JP foram “choro de quem perdeu”