Prefeito deve anunciar desistência de tentar a reeleição nesta quinta

Neiron em ritmo de despedida

28/06/2016 00:00 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

A 96 DIAS DO VOTO

venceu a eleição, mas foi perdendo apoio no decorrer do mandato

O prefeito Neiron Viegas deve anunciar nesta quinta-feira sua desistência de concorrer à reeleição. Com 71% de rejeição, apurada por pesquisa da Casa Brasil publicada na última semana pelo Jornal do Povo, e diante de uma coligação que se desfaz rapidamente - PSC e PHS já saltaram e PCdoB deve fazer o mesmo em alguns dias -, o prefeito entregará ao PT a responsabilidade de escolher um candidato para o pleito deste ano.

Neiron já vem enfrentando dura oposição interna, capitaneada pela vice-prefeita Mariana Carlos, em uma frente que é integrada até por nomes que passaram pelo secretariado do prefeito. Uma semana antes, Neiron esteve no estúdio da GVC.fm, a rádio do Jornal do Povo, atacando a oposição e justificando sua administração. Parecia estar falando como candidato, mas sua intenção era mesmo defender seu governo dos constantes ataques.

QUEDA ANUNCIADA
Nem os candidatos de oposição conseguem entender como o PT se fragilizou tanto para a tentativa de reeleição de Neiron Viegas, mas enumeram como um fator decisivo a situação do PT nacional, de derrocada e envolvimento com propinas e corrupção. Há também espaço na responsabilidade para a atuação do próprio prefeito e para a fraca penetração comunitária de seu secretariado. No PT, alguns nomes importantes apontam basicamente a propaganda negativa do partido no campo nacional e o perfil escolhido por Neiron para seus colaboradores. Há coincidências nas opiniões, mas esta será uma resposta devida pelo próprio prefeito.
 

TRÊS PERGUNTAS SOBRE
A rejeição recorde e histórica de Neiron Viegas para a eleição municipal de 2016

Como o prefeito Neiron Viegas chegou tão impopular à eleição?
* Neiron Viegas foi eleito sem contar com a maioria da simpatia do eleitorado (eram cinco candidatos), nem conseguiu formar na Câmara Municipal uma base parlamentar que desse real sustentação política a seu governo. A blindagem das urnas durou pouco e nem a tentativa de atrair um partido maior, o PDT, entre 2015/2016, serviu para defendê-lo das críticas crescentes nos bairros e interior.

* Todavia, foi a rejeição nacional ao PT, nas manifestações de rua de 2013 e 2015, culminando com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff em 2016, que criou o maior obstáculo ao crescimento de Neiron perante o eleitorado. Boa parte do povo hoje rima PT com a Operação Lava Jato e toda a corrupção apurada pelo juiz Sergio Moro e a Polícia Federal fez alimentar uma rejeição ao partido. Neiron só pegou os respingos. De lama e lava.

O Governo Neiron não poderia garantir popularidade por si próprio?
* Poderia, mas o resultado foi fraco. Os bairros seguiram sem pavimentação e os poucos trechos licitados enfrentaram graves problemas de atrasos nos recursos, o que mais irrita do que satisfaz o contribuinte. As praças e ruas do Centro foram abandonadas, o interior seguiu com as mesmas reclamações, eventualmente continuam faltando médicos no Plantão 24 horas e as tentativas de atrair grandes empresas, como a Dália e a Todeschini, fracassaram, ora pela crise nacional, ora por falta de articulação interna.

* Para piorar, o Governo Neiron foi extremamente ideológico, confiando no tal plano global do PT, que impede a competição entre as partes (municípios). Foi assim com o ingresso de Cachoeira do Sul na disputa pelo traçado da Ferrovia Norte-Sul. Foi necessária uma grande cobrança da comunidade para que finalmente a Prefeitura mostrasse o interesse da cidade. O detalhe é que nem todos os prefeitos petistas atuam em relação ao tal plano global. Bagé e Canoas são exemplos de municípios bairristas que lutam por suas comunidades.

Qual o legado do Governo Neiron Viegas?
* Será difícil escolher uma marca para a passagem de Neiron pela Prefeitura. Marlon Santos teve a Granol, que permitiu triplicar o orçamento municipal. Sérgio Ghignatti garantiu a UFSM/Cachoeira. Antes deles, Pipa Germanos asfaltou as principais ruas dos bairros. Neiron poderia festejar o asfaltamento da zona norte, mas Ghignatti já assumiu o projeto como seu. Neiron ficou com obras que não terminam nunca e licitações desertas para emendas de seus deputados.

* Aliás, Neiron ficou refém destas emendas e do tal alinhamento das estrelas. Seu governo viveu exclusivamente destas emendas, que atendem também interesses dos próprios deputados e dos programas federais. De qualquer forma, obra é obra. A questão é que o Governo Neiron não levou a comunidade para dentro da Prefeitura. Poderia ter obtido o engajamento de entidades, instituições, clubes de serviço, mas optou por uma condução ideológica. Deixou de fazer até a campanha do agasalho, que sempre mobiliza a sociedade. Neiron não quis ser líder, quis o foco no PT e perdeu popularidade. Perdeu a cidade e entregou a reeleição.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

NEIRON EM RITMO DE DESPEDIDA

Jose Lorenzo Saldanha em 28/06/2016 às 17h20

Acredito que o Senhor Prefeito não tenha "poder de fogo" para obter votos que o reelejam, já que a Vice-Prefeita foi a maior responsável pelo PT ter conquistado a Prefeitura.

05/11/2025 10:14

ESTUDOS E PROJETO

Ana Paula une esforços por solução ao barranco do cemitério

UFSM alerta que sem contenção, deslizamentos vão 'até a metade do cemitério

05/11/2025 00:00

HAVERÁ NOVAS DATAS E HORÁRIOS

Candidatos não puderam acessar prova do Sest/Senat

04/11/2025 18:54

PREVIDÊNCIA EM DEBATE

Balardin ignora sindicatos e cria Fórum do Faps com a Cacisc

Siprom lamenta decisão e diz que governo jamais quis o diálogo

04/11/2025 00:04

AUXILIO FEDERAL

Menos Bolsa Família em Cachoeira

Baixa de 6,8% e 478 eliminados

04/11/2025 00:00

CONSTRANGIMENTO

Balardin tranca pauta da Câmara

Não havia projeto para votar

03/11/2025 00:05

ENCONTRO EM PORTO ALEGRE

Movimento por Uergs maior prepara agenda

Conversa será com vice-governador

03/11/2025 00:02

R$ 101 MIL EM MATERIAL

Receita Federal doou apreensões à Prefeitura

31/10/2025 13:52

NOVEMBRO NEGRO

Enfermeira Patricia Fagundes e professor Paulo Ricardo Félix são os negros do ano

Homenagem é tradicional na Câmara de Vereadores

31/10/2025 00:05

DECISÃO ANULADA

Balardin volta atrás no vale-alimentação

Governo foi precipitado

30/10/2025 17:10

Legislativo

Câmara de Vereadores vai comprar carro novo

GM Zafira de 2007 está com alta quilometragem e dando gasto elevado com manutenção, justifica presidente