Melhorias resultaram na redução de acidentes na cidade

Oberdan deu nova cara ao trânsito de Cachoeira

28/12/2016 19:10 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Ruas mais seguras

bom trabalho no Setor de Trânsito

Apesar das ruas estarem mais congestionadas, menos acidentes de trânsito foram registrados ao longo neste ano pela Brigada Militar em Cachoeira do Sul. Entre o dia 1º de janeiro e o dia 15 de dezembro foram 504 acidentes, 284 a menos do que em todo o ano passado.

Apesar do ano ainda não ter encerrado, a redução de acidentes deve ficar na casa dos 30% em 2016, se comparado ao ano passado, que já havia registrado queda de quase 12% em relação a 2014.

A queda é comemorada pelo coordenador do Setor Municipal de Trânsito, Oberdan Ezequiel Moura Pinto, que nos últimos anos vem trabalhando forte para tornar mais seguras as ruas e avenidas de Cachoeira do Sul.

Conforme Oberdan, ainda é preciso avançar muito, tanto em infraestrutura quanto em questões de educação para uma nova postura no trânsito. "Mas hoje os números mostram que estamos no caminho certo", afirma Oberdan, que assumiu o comando do Trânsito em 2014.

Como o excesso de velocidade é uma das principais causas dos acidentes, nos últimos dois anos foram instalados 15 quebra-molas e três faixas elevadas em vários pontos da cidade. Além disso, foram instaladas sinaleiras em dois perigosos cruzamentos da zona norte, na Avenida Brasil com Leopoldo Souza e na Alarico Ribeiro com a Aparício Borges.

De acordo com Oberdan, várias medidas foram adotadas para tornar mais seguro o trânsito da cidade, como novas placas de sinalização, canalização do fluxo dos veículos, revitalização tecnológica de antigos semáforos e a criação de um Siga Livre nas Cinco Esquinas, facilitando a entrada na Júlio de Castilhos para quem transita pela Bento Gonçalves.

O trabalho educacional feito nas escolas também é destacado por Oberdan como um ponto importante melhorar o trânsito. Através de palestras, se usca desenvolver uma nova cultura comportamental nos estudantes para que, seja como pedestres ou futuros motoristas, sigam as regras de trânsito. O trabalho de conscientização também é feito através de palestras nas empresas e de campanhas educativas nas ruas da cidade.

PARA SABER MAIS

As principais melhorias no trânsito de Cachoeira:

* Construção do Siga Livre nas Cinco Esquinas
* Demarcação da faixa central da Avenida Brasil
* Colocação de tachões em cruzamentos da Avenida Brasil
* Canalização de fluxo nos principais cruzamentos da Avenida Brasil
* Instalação de faixas de segurança em várias vias
* Readequação no trânsito na Curva da Júlio de Castilhos
* Canalizador de fluxo na Rua Aníbal Loureiro, na entrada do Imec
* Mão única na Rua Conde de Porto Alegre
* Rua Félix da Cunha passou a ser preferencial em vários cruzamentos
* Reforçada a sinalização na Rua Marcílio Dias
* Sinalização para saída da cidade pela zona sul
* Rua Juvêncio Soares passou a ser preferencial no Bairro Soares
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Pedestre

Edson Bonine em 30/12/2016 às 11h22

Vamos nos lembrar: A av. Brasil já teve mão única no sentido norte - sul no passado. Não deu certo, porque agora iria dar. Uma via larga, onde permite estacionamento lateral nos dois sentidos, onde o trânsito tem fluidez não tem necessidade de promover um binário neste momento. Tranca em certos momentos em que uma loja de materiais de construção, em frente ao asilo, resolve descarregar os caminhões. No futuro sempre dá para reavaliar. O mais importante na questão de trânsito é a sociedade compreender que a prioridade é o pedestre, a cultura de respeito ao pedestre na faixa é um alento. Para quem mora em Porto Alegre, e corre o risco de levarem a mão se ela for estendida para a passagem.

MÃO ÚNICA

Tiago Garske em 29/12/2016 às 14h24

A Avenida Brasil deveria ser tornada mão unica em direção ao centro, do hotel união até as 5 esquinas.

05/05/2025 00:00

Mortes

05/05/2025 00:00

feira nacional de ovinos

Cabanhas de Cachoeira premiadas

05/05/2025 00:00

GENÉTICA DE PONTA

Irapuá premiada no congresso braford

05/05/2025 00:00

CAVALO CRIOULO

Raul Lima é campeão no Bocal de Ouro

Ginete de Cachoeira conduziu o cavalo Ópio da Baraúna

05/05/2025 00:00

MOBILIZAÇÃO

IR Amigo juntou R$ 97,5 mil

Campanha da Câmara de Vereadores no JP incentiva as doações do imposto

03/05/2025 23:15

lazer

2ª edição do Coração do Bairro esteve no Ponche Verde

Prefeitura garantiu diversas atrações

03/05/2025 00:06

NESTE SÁBADO

Blitz aquece para a festa do ano

Pagode e promoções para colocar a cidade no clima do Sem Reznha

03/05/2025 00:02

TRADICIONALISMO

Reculuta gaúcha em Cachoeira

Nove equipes estão na disputa que inicia neste sábado, no CTG Lanceiros

03/05/2025 00:00

Mortes

03/05/2025 00:00

OBRA DO DNIT

BR 153 ficará submersa em nova enchente

Aumento da altura da BR 153 nas imediações do vão será por cerca de 100 metros

03/05/2025 00:00

CONTAS ATRASADAS

UAB/Cachoeira está há mais de semana sem água