Não inclusão das emendas impositivas dos vereadores na LOA foi o motivo apontado

Oposição ensaia pedido de cassação contra o prefeito Neiron

17/05/2016 16:42

GUERRA DO ORÇAMENTO

O vereador Luiz Zimmer (PSB) apresentou requerimento à mesa diretora da Câmara, nesta segunda-feira, pedindo a abertura de uma comissão processante com a finalidade de cassar o mandato do prefeito Neiron Viegas.

O motivo apontado é que o chefe do Executivo publicou a Lei Orçamentária Anual (LOA), sem incluir as 26 emendas impositivas feitas pelos vereadores no final do ano passado.

O vereador Vinícius Cornelli, o único do PT, pediu destaque para que o requerimento de Zimmer pudesse ser votado em separado dos demais requerimentos, acreditando que conseguiria os oito votos necessários para derrubar o pedido de Zimmer.

No entanto, desconfiado, o vereador do PSB recuou e pediu a retirada do requerimento, ficando de reapresentar o documento acompanhado de um parecer do procurador jurídico da Casa, André Bessow, na sessão seguinte. O prefeito Neiron afirma que está tranquilo, e que tudo não passa de uma armação para prejudicá-lo politicamente.

De modo geral, as emendas ao orçamento são apenas indicativos de despesa, enquanto que as emendas impositivas, como o próprio nome já diz, são de cumprimento obrigatório pela Prefeitura, sob pena de crime de responsabilidade do gestor, salvo impedimento técnico devidamente justificado dentro do prazo de 120 dias a contar da publicação da LOA.

Neste caso, a caso a lei prevê que a Câmara, após comunicada, tem 30 dias para remanejar o recurso para outras rubricas, contudo permanece a obrigatoriedade para que a Prefeitura as execute.

A lei foi publicada no dia 4 de janeiro deste ano, e a Prefeitura apresentou documento alegando impedimento técnico no dia 19 de abril.

PATROLADA - O assessor de comissões da Câmara, Lúcio Scotta, considera que a infração cometida pelo prefeito é gravíssima, à medida que o orçamento que foi publicado e está sendo executado pela Prefeitura é diferente daquele que foi aprovado pela Câmara.

"O prefeito simplesmente patrolou a Câmara, e está executando um orçamento que, na prática, não tem autorização dos vereadores", resume.

Já o advogado da Prefeitura, Rodolfo Luchsinger, alega que as emendas impositivas dos vereadores não foram incluídas de maneira correta pela Câmara, por isso foram desconsideradas.

"Não podemos negar que sabíamos da existência das emendas, só que elas não foram incluídas no corpo do texto da LOA, como seria o correto. Notamos que, outras emendas foram colocadas, mas as impositivas não constaram nem nos anexos", justifica.

Lúcio Scotta, que é encarregado de fazer a inclusão das emendas nos projetos de lei que tramitam na Câmara, garante que foi pessoalmente à Prefeitura para tratar da inclusão das emendas impositivas no orçamento.

Ele observa que, a cada início de ano precisa se deslocar à Prefeitura para conseguir efetuar as modificações no texto da LOA, já que a Câmara não está interligada ao sistema informatizado que controla os anexos da lei.
 

Diretora da Fazenda não teria retornado ligação

Lúcio Scotta garante que foi até a Prefeitura e entregou as 26 emendas impositivas dos vereadores nas mãos da diretora da Secretaria da Fazenda, Viviane Santana Dias, como manda o procedimento padrão.

Segundo ele, a diretora teria ficado de telefonar para a Câmara caso tivesse alguma dificuldade para fazer as modificações necessárias nos anexos da LOA. "Tenho o protocolo de entrega dos documentos. Falei com a Viviane e ela ficou de me dar retorno caso houvesse algum problema. Como ela nunca ligou, então considerei que estava tudo certo", revela.

A reportagem do Jornal do Povo entrou em contato com Viviane, porém ela não quis comentar o assunto, nem mesmo explicar os motivos do impedimento técnico alegado pela Prefeitura. "Se ele me acusou, ele que prove", resumiu.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Cassa......

Luis Fernando Pereira Peres em 18/05/2016 às 08h30

A carroça já está pronta para buscar o Neiron ...........

Seria ...

Luis Angelito Miguel em 17/05/2016 às 21h25

... a última pá de terra em cima do PT.

DEMOROU DEMAIS...

Vilnei Garcia Herbstrith em 17/05/2016 às 20h18

Demorouuuu....

SHIIII....

Carlos Ramos Machado em 17/05/2016 às 20h18

.... que falta feia! Se realmente as 26 emendas foram efetivamente entregues e devidamente protocoladas, e não obstante isto, não foram incluídas, e pior sem uma explicação em tempo hábil e acima de tudo convincente, creio que o Prefeito pos o próprio pescoço, ou puseram para ele, na corda. Mas como os Petistas não gostam de prestar contas ao Legislativo não é de se duvidar que assim tenha sido, deveriam se espelhar no exemplo da Dilma. Vamos aguardar para ver os próximos desdobramentos, mas pela resposta da Diretora, bem ao estilo Petista, por detrás desta fumaça tem fogo! resta saber quem ira se queimar feio e quem ira se sair apenas chamuscado.

- Cassa

Rosalvo Lourenço em 17/05/2016 às 20h17

- Cassa - Cassa - Cassa - Cassa que a cidade agradece!

16/09/2025 16:16

GENTE

Vereador Edimar está no HCB com suspeita de infarto

Parlamentar teria sentido fortes dores no peito e procurou ajuda médica

16/09/2025 00:04

CÂMARA APROVOU

200 mil para alagamentos no Piquiri

Autorização de crédito especial foi feita para obras de canalização naquela localidade

15/09/2025 00:03

ESTUDO DO ZERO

Demarcação do Cambará trancou no STF

Decisão, que pode ser recorrida, determinou a elaboração de um novo estudo da área

13/09/2025 00:00

INVESTIMENTO DE R$ 4.499.000,00

Chuva atrasa escola do Piquiri

Serviço está previsto para ser concluído em novembro

12/09/2025 17:57

Sessão ordinária

Câmara terá quatro projetos para votar na segunda-feira

Um dos projetos visa contratar 11 serventes de forma emergencial

12/09/2025 16:51

Setembro amarelo

Câmara discutiu valorização da vida na Ulbra

Evento teve parceria com o curso de Psicologia da Ulbra

12/09/2025 16:28

Serviços públicos

Mais uma empresa desclassificada para limpeza da cidade

Prefeitura vai tentar agora a quarta colocada

12/09/2025 00:05

DESPESA

Conta do Faps bate à porta

Balardin corta horas extras, mas medida não tem impacto

12/09/2025 00:00

PREGÃO ELETRÔNICO

19 empresas disputam limpeza das ruas e praças

12/09/2025 00:00

DECRETO

Prefeitura autoriza o home office

Medida foi sugerida pelo TCE para modernizar

11/09/2025 17:02

DECRETO

Servidores poderão atuar em home office na Prefeitura

Medida foi sugerida pelo TCE e visa modernizar a gestão

11/09/2025 00:03

FISCALIZAÇÃO OU PERSEGUIÇÃO

Magaiver marca Smed muito de cima

Parlamentar diz receber muitos pedidos de eleitores sobre a Educação