Prefeitura notificou a presidência para instalar tapumes para proteger pedestres

Ornamentos do prédio da Câmara estão caindo

04/01/2018 10:27 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

INTERDIÇÃO

último bloco superior à direita caiu

Um ornamento do prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul desabou na manhã desta quinta-feira na Rua 7 de Setembro, por volta das 7h30min.

Conforme relatos de profissionais da Uergs, o bloco de cerca de 40 centímetros de largura e 10 quilos por pouco não atingiu uma cidadã que passava nas proximidades no momento. O repórter Maurício Vieira da Cunha, da Rádio GVC.fm, foi quem acionou a Secretaria Municipal de Obras logo nas primeiras horas da manhã.

Logo, as calçadas nas ruas foram isoladas com uso de fitas e cones pelos servidores da pasta de Obras. No entanto, esta não foi a primeira vez que um destes ornamentos se descola do alto do Palácio Legislativo João Neves da Fontoura. No dia 23 de dezembro, outro adorno das mesmas proporções havia caído e era de conhecimento da Câmara, que não isolou o local naquela oportunidade.

Conforme o presidente Igor Noronha de Freitas, foi enviado um ofício ainda no dia 27 de dezembro para a Prefeitura indicar um técnico para emitir um laudo sobre a necessidade de eventual intervenção ou recuperação dos adornos.

“Como era um fato isolado, não fizemos a interdição. Precisamos que um profissional habilitado nos diga o que precisa ser feito. Se a Prefeitura não disponibilizar um engenheiro ou arquiteto, nós mesmos faremos a contratação do profissional”, garantiu.

REUNIÃO

Ainda na manhã desta quinta-feira, o presidente se reuniu com técnicos da Prefeitura e solicitou pessoalmente a cedência de um profissional para avaliar o que precisa ser feito para evitar que mais blocos de pedras caiam. Este laudo técnico precisará obrigatoriamente passar pela avaliação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, já que o prédio é tombado pelo Município como patrimônio.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Prontamente

Igor Noronha de Freitas em 04/01/2018 às 17h44

Foi desta forma com que a Prefeitura atendeu ao pleito da Câmara. Estive com o Secretário Lara logo cedo e já foi indicado a profissional e o laudo está pronto. Já solicitei aos servidores da Casa a deflagração do processo de contratação da empresa que fará os tapumes e os isolamentos. Logo reuniremos o Comphac para as medidas cabíveis. Cumprimento à forma esclarecedora da matéria. Estarei sempre à disposição da imprensa para quaisquer questionamentos e esclarecimentos. Bom trabalho a todos.

08/02/2026 18:29

Pedestres na Balsa

Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo

Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença

07/02/2026 19:58

Falecimento

Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul

Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal

07/02/2026 00:04

A 5 DIAS DO CARNAVAL

Independente está de volta

Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco

07/02/2026 00:03

PONTE BLOQUEADA

O que falta para a segunda balsa?

Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições

06/02/2026 18:47

LISTÃO

UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS

Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga

06/02/2026 00:04

ANO LETIVO 2026

Rede municipal terá jornada pedagógica

Evento inicia segunda-feira

06/02/2026 00:01

BALANÇOS DE 2025

Mais casamento que separação

Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira

05/02/2026 16:04

PONTE BLOQUEADA

Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde

Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários

05/02/2026 13:59

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Conselho de Saúde denuncia perseguição e revela condições dos postos de saúde

Presidente do órgão afirma ter sido impedido de realizar horas extras

05/02/2026 13:19

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

História de grupo K-pop chega ao Cine Via Sete

Stray Kids é a estreia da semana em Cachoeira do Sul

05/02/2026 09:42

PONTE BLOQUEADA

Espera na fila pela balsa já é de duas horas

Motoristas da Saúde cobram fiscalização de prioridades e temem pela segurança de pacientes

05/02/2026 00:04

A 8 DIAS DOS DESFILES

Carnaval garante renda extra

Desfiles oficiais de rua ajudam a movimentar o comércio de Cachoeira do Sul