Prefeitura luta para recolocar a fonte histórica em funcionamento até o final do mês
Passou em branco os 50 anos das Águas Dançantes
JUBILEU
Passou em branco o aniversário de 50 anos da Fonte das Águas Dançantes, comemorado nesta terça-feira.
A fonte da Praça Bonifácio é reconhecidamente um dos mais representativos símbolos do município de Cachoeira do Sul, ainda assim, sem manutenção, acabou relegada ao esquecimento por sucessivos governos municipais.
Nos últimos anos foram, pelo menos, três tentativas de recolocá-la em funcionamento, mas em pouco tempo a estrutura sempre tornou a enguiçar.
Desta vez, a Prefeitura está novamente empenhada, há duas semanas, para recuperar o comando de registros hidráulicos que fica na parte inferior da fonte, que são acionados manualmente para fazer as águas da fonte dançarem. Foi concluída nesta terça-feira a substituição de 40 registros de metal por outros novos, de plástico.
“Acho que uns 10 técnicos passaram por aqui e não se animaram nem a tentar, dizendo que não tinha conserto. Passei uma semana, só quebrando concreto, pois os registros estavam encravados, não tínhamos sequer um esquema técnico para entender o funcionamento, mas com muita paciência conseguimos consertar, e deve durar pelo menos uns quatro anos esse conserto”, disse orgulhoso o cargo de confiança (CC) César Fagundes, que trabalhou durante mais de 30 anos em uma empresa de construções, onde aprendeu a lidar com encanamentos hidráulicos.
SISTEMA PNEUMÁTICO
“Amanhã (hoje) vamos encher a piscina e começar os testes com os esguichos. Na parte de cima, por onde saem os jatos de água, foram necessários apenas uma limpeza e pequenos reparos, mas até o próximo dia 25, que é o nosso prazo limite, vai estar tudo funcionando. Os visitantes da Fenarroz também poderão desfrutar do show das águas”, completa Fagundes.
No que terminar o conserto do monumento histórico, o funcionário se comprometeu de elaborar um projeto para substituição dos comandos manuais por registros pneumáticos.
“A ideia é a Prefeitura buscar recursos federais, para isso precisamos de um projeto. Além, de ficar tudo mais para futuros consertos, vai dar muito mais agilidade para quem comandar a dança das águas, pois não precisa ficar torcendo até fechar os registros. Bastará apertar botões para abrir e fechar os registros com os comandos pneumáticos”, pondera Fagundes.
Encontrou algum erro? Informe aqui
fonte das aguas dancantes
Aldomiro Siqueira em 16/05/2018 às 00h35O conserto fica pronto ,talvez daqui uma semana .Mais porque não foi começado antes para estar tudo em dia hoje ,já que é uma data especial ? ..... É eu sei que vice sabe a resposta....pois é ,se trata de prefeitura ....povo Brasileiro que deixa tudo para a ultima hora né ,,,pois é,,,é isso ai.....
Gauchada debate a tradição
Cachoeira recebe até este sábado o 73º Congresso do MTG
Gauchada debate a tradição em Cachoeira do Sul
Conferência iniciou nesta sexta-feira e segue até sábado
Balsa passa mais tempo ancorada na Rua Moron
Foram 35 dias operação desde maio
Cachoeira vira a casa dos gaúchos
Cidade recebe hoje e amanhã o 73º Congresso Tradicionalista Gaúcho
Prefeitura confirma R$ 40 mil para o CTG Lanceiros do Sul
Recurso será para atividades de duas internadas artísticas
Cachoeira terá novo perito médico do INSS
Cidade foi uma das contempladas entre 235
Dengue cresce sem novos casos
DVS estima ainda haver cerca de 800 exames para lançar no sistema