Investigado é seu vizinho e tem o mesmo nome

Pintor foi preso por engano na operação contra o tráfico de drogas

14/07/2017 14:44 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Seis dias detido

preso por engano - Foto: Robson Neves

O pintor Marcos Roberto Alves Aquino, 32 anos, foi preso por engano durante a Operação Vira-casaca, a maior ofensiva desencadeada contra o tráfico de drogas da história de Cachoeira do Sul.

Mesmo sem ser investigado, ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e foi levado para a cadeia na quinta-feira da semana passada, onde permaneceu até a última quarta-feira.

O alvo da operação conjunta entre Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar era Marcos Roberto Cândido Alves, o Aranha, 45 anos, que é vizinho de Aquino, no Bairro Fátima. Além de se chamarem Marcos Roberto e residirem na mesma rua, os dois possuem um filho com o mesmo nome.

Estas coincidências confundiram agentes do Gaeco, do Ministério Público, e levaram a Justiça a determinar a prisão de Aquino.

De acordo com o promotor de Justiça João Afonso Silva Baltrame, no mesmo dia da prisão foi constatado o engano e determinada a liberdade de Aquino. Aranha acabou preso no dia seguinte e está recolhido.

Apesar de o erro ter sido detectado, Aquino demorou a deixar o presídio. Ele deixou a galeria do regime fechado horas após ser detido, mas foi encaminhado para o albergue, onde ficam os presos do regime semiaberto.

Aquino é apenado e usa tornozeleira eletrônica para ser monitorado pela Susepe. Assim, ele foi removido para o semiaberto pela Susepe, que solicitou na sexta-feira à Justiça a autorização para que o apenado voltasse para o monitoramento.

A Susepe recebeu a autorização da Justiça na segunda-feira, dia em que foi agendada a vinda de um agente de Santa Cruz do Sul para instalar o equipamento em Aquino. Na quarta-feira, a tornozeleira foi instalada e ele ganhou novamente a liberdade.

Aquino relata estar aliviado, mas faz questão de esclarecer que não possui qualquer envolvimento com o tráfico de drogas. “As pessoas precisam saber que não tenho nenhum envolvimento com isso, pois sou trabalhador e isso prejudica o meu trabalho”, lamenta.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

um,ok.

Vagner Pereira em 16/07/2017 às 16h54

apenado então..

Informação.

Carlos Rodrigues da Silva em 15/07/2017 às 18h33

Sou psicólogo no Presídio. Acompanhei Marcos Roberto Aquino Alves desde sua entrada no Anexo, no regime semiaberto. Cumpre pena por fato ocorrido há vários anos, na saída de uma festa em clube tradicional da cidade. Envolveu-se em uma briga e acabou sendo acusado de assalto. No ambiente prisional, sempre trabalhou, colaborando na manutenção das instalações, mantendo um ótimo comportamento. Tanto que foi beneficiado com a tornozeleira. E tem aproveitado essa chance, ao contrário de vários outros que já arrancaram o dispositivo eletrônico ou não cumpriram o zoneamento determinado. É apenado, sim, Vagner Pereira, mas foi preso injustamente na operação conjunta contra o tráfico de drogas. Menos mal que o erro foi reconhecido rapidamente, evitando um dano ainda maior para ele e sua família.

É APENADO OU NÃO...?

Vagner Pereira em 15/07/2017 às 10h57

ENTÃO ELE TEM TORNOZELEIRA....?

Reparação

Igor Noronha de Freitas em 14/07/2017 às 19h53

Parabéns pela justiça feita na correção da informação.

27/06/2026 08:42

Guerra às drogas

Suspeito de tráfico é preso pela Força Tática

Policiais apreenderam cocaína em ação no Bairro Noêmia

27/06/2026 00:00

TRÊS VENDAS

BM estoura abatedouro e apreende armas

27/06/2026 00:00

RONDA NO CAMPO

Patrulha Rural apreende armas e motos suspeitas

26/06/2026 15:25

Ronda no campo

BM estoura abatedouro e apreende armas em Três Vendas

Duas espingardas foram apreendidas pela Patrulha Rural

25/06/2026 14:57

Ronda no campo

Patrulha Rural apreende armas e motos em Cachoeira do Sul

Pelo menos uma das motos estava com registro de furto

25/06/2026 00:00

INVESTIGAÇÃO

Polícia prende dupla suspeita de tráfico

25/06/2026 00:00

GUERRA ÀS DROGAS

Suspeito de tráfico é preso pela Força Tática

25/06/2026 00:00

CAPÃO DA CRUZ

Polícia prende condenado por tráfico

24/06/2026 16:52

Justiça

Polícia prende condenado por tráfico no Capão da Cruz

Pena é de oito anos e 10 meses de reclusão

24/06/2026 16:45

Justiça

Condenado por estupro é preso pela Polícia Civil

Pena aplicada pela Justiça é de 26 anos e oito meses

24/06/2026 14:58

Guerra às drogas

Polícia Civil prende dupla suspeita de tráfico no Cristo Rei

Agentes apreenderam drogas e arma ao cumprir mandado judicial