Secretário Lara convocou Compahc para ouvir sugestões do que pode ser feito. Reunião é nesta quarta

Prefeitura busca solução para fachada do Cine Coliseu

28/11/2017 16:42 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Patrimônio

Prefeitura preocupada com aspecto visual/foto Renato Thomsen

A Prefeitura de Cachoeira do Sul está determinada em tomar uma decisão com relação à fachada do Cine Coliseu, que é tombada pelo Município como patrimônio histórico e, por isso, protegida por lei. O secretário municipal de Governo, Luciano Lara, convocou uma reunião para esta quarta-feira, às 14h, com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Cachoeira do Sul (Compahc).

“Quero ouvir sugestões sobre o que podemos fazer em relação ao aspecto visual da estrutura no Centro”, comentou Lara. Sem dar maiores informações, Lara foi taxativo ao dizer que “do jeito que está não pode ficar”.

Embora a Prefeitura não confirme, um dos questionamentos que será feito diz respeito inclusive à possibilidade de retirar o Coliseu da lista de bens tombados do Município. Seria um cancelamento do tombamento, algo inédito na história de Cachoeira do Sul se ocorresse.

Sobre essa possibilidade, inclusive, a vice-presidente do Compahc, Mirian Ritzel, diz desconhecer a possibilidade. Historiadora, ela garante também que jamais aconselharia uma medida deste porte.

ALTERNATIVAS

Mirian citou o que pode ser feito com relação à fachada do antigo cinema. Segundo ela, a Prefeitura tem de cobrar o proprietário do imóvel, Aristides Kucera, que num passado recente teria até mesmo recuado em iniciativas de venda da estrutura.

“A informação que temos do último laudo técnico é que a fachada apresenta solidez, assim como as marquises, e não ofereceria riscos à população. Há pelo menos dois anos, após cobranças do Ministério Público, foram retirados alguns vidros das janelas e feita uma limpeza na estrutura”, relembra Mirian. Embora o proprietário tenha sido cobrado, ele ignorou o chamado e o MP determinou que a limpeza fosse feita pela Secretaria do Meio Ambiente.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Naquele tempo sim, até as pedras choravam!

Paulo Sérgio Pereira em 29/11/2017 às 14h21

Talvez o primeiro filme que eu assisti no Coliseu, tenha sido O pequeno Polegar, ou Marcelino pão e vinho, lá nos anos 1958/1959? Mas lembro de clássicos como Ben-Hur, El Cid, Dr. Jivago. O que era moda, filmes de heróis da mitologia grega, far-west (bang-bang), Tarzan, o Zorro, comédias com Jerry Lewis, Oscarito, musicais, etc... E em alguns domingos pela manhã, desenhos animados. O Lecino tem razão, estas lembranças ficaram para sempre, num arquivo que mantemos com muito carinho. Não podemos falar no Cine Coliseu, sem lembrar do Cine Astral. Um abraço, gente amiga!

COLISEU...

Lecino Ferreira em 29/11/2017 às 10h21

...dos tempos de minha infância e adolescência. O último filme que assisti, nessa ex-casa de espetáculos cinematográficos; foi: " TARZAN'S GREATEST ADVENTURE" do diretor John Guilhermin. Os atores principais dessa película - A MAIOR AVENTURA DE TARZAN -, são: GORDON SCOTT, Anthony Quayle, SEAN CONNREY e Sara Shane. Uma curiosidade: Nesse filme o Tarzan (G. Scott) mata, com uma flechada no peito, o JAMES BOND (S. Connery) - agente 007. DIGA AÍ: - Qual foi o último filme que assististes no CINE COLISEU?

DERRUBA

Jose Gilnei Machado Rodrigues em 28/11/2017 às 20h54

Tem que derrubar toda esta fachada inutil.

Vão esperar o que?

Silvestre Silva Santos em 28/11/2017 às 17h08

Assisti ao filme "Inferno na Torre" sete vezes na tela do Coliseu, além de muitos outros filmes. Assisti à maior concentração política, com o grande Leonel de Moura Brizola tende de apelar para que as pessoas deixasse as galerias laterais diante do risco de acidente pela superlotação, e assisti e fotografei quando parte do telhado foi colocado abaixo depois da derrocada do cinema enquanto empreendimento comercial, sufocado que foi pelo "boom" dos vídeo-cassetes com filmes em fitas VHS. Enfim... Sobre a fachada, acho que tem que ser URGENTEMENTE colocada abaixo antes que alguém morra enquanto passa pela calçada, ou que à revelia dos proprietários (que não estão nem aí para MP, Compahc e Prefeitura) seja feita alguma coisa. Desaproprie-se a área pelo que certamente é devido ao município em tributos, e que se faça uma permuta com alguma incorporadora para construir um grande prédio residencial tendo os primeiros andares destinados à salas comerciais e estacionamentos. O que não pode é continuar como está, como bem diz o secretário Lara!

05/11/2025 00:00

CAMPANHA

JP e GVC no clima de Natal

Veículos vão incentivar a elaboração de vitrinas temáticas em Cachoeira

04/11/2025 16:51

Processo seletivo

Problema técnico impede candidatos de acessar prova do Sest/Senat em Cachoeira

Segundo representante da entidade, os candidatos serão informados por e-mail de novo dia e horário das provas.

04/11/2025 16:28

Obras públicas

Prefeitura faz operação tapa-buracos na Saldanha Marinho

Uma semana depois de o JP registrar a buraqueira da via no Centro, pasta de Infraestrutura iniciou trabalho

04/11/2025 10:29

Torneiras secas

Rede rompe e causa falta de água no Bairro Fátima

Equipe da Corsan faz o conserto na Rua São Rafael

04/11/2025 00:05

Em um ano

Procura menor por vaga em creche municipal

Baixa nas inscrições foi de 8%

04/11/2025 00:03

LIÇÕES PARA A VIDA

Juiz leva cidadania às escolas

Programa envolve 150 estudantes

04/11/2025 00:00

2 PROJETOS DE ALUNOS CLASSIFICADOS

Conceição na Semana Maria da Penha

04/11/2025 00:00

5 A 7 DE DEZEMBRO

Rotary Princesa vai para a Praia Nova

04/11/2025 00:00

FOTO DO LEITOR

Praça no Bairro Carvalho precisa de limpeza

03/11/2025 16:59

Mês da Consciência Negra

Novembro Negro de Cachoeira tem programação confirmada

Atividades já começaram e seguem até 30 de novembro

03/11/2025 00:06

DOMINGO EM CACHOEIRA

Cortejo de Quicumbi Revive a sua história

Caminhada foi até o túmulo da Santa Josefa

03/11/2025 00:03

DIA DE HOMENAGENS

Flores e calor marcam o Finados

Mesmo com ameaça de chuva, cachoeirenses mantiveram a tradição de visitar os cemitérios