Medida visa adequação à legislação vigente e acrescenta serviços passíveis de ISS
Prefeitura propõe alteração do código tributário
Finanças públicas
A Prefeitura de Cachoeira do Sul enviou para a Câmara de Vereadores no início desta semana um projeto de lei que altera o Código Tributário do Município. A nova lei é necessária para que atividades que anteriormente não eram tributadas com Imposto sobre Serviços (ISS) passem a ser cobradas pelo Município e também discrimina as suas alíquotas.
Uma das novidades é que os planos de saúde, operadoras de cartões de crédito e débito e leasing deverão recolher o imposto no município tomador do serviço. Atualmente, o recolhimento é para o município sede das empresas prestadores do serviço. A nova lei municipal é necessária para que a Prefeitura de Cachoeira do Sul se adapte à Lei Complementar 157 de 29 de dezembro de 2016, que altera a Lei Complementar 116 de 31 de julho de 2003.
A nova lei traz também a inclusão de novos serviços que não constavam na lista de serviços anterior e, por este motivo, nem sempre pagavam tributos. Entre eles foram acrescentados a lista de serviços a disponibilização de conteúdo via internet, aplicação de tatuagens e piercings, guinchos intermunicipal, guindastes e içamentos.
COBRANÇA
A cobrança do ISS, quando pessoa jurídica, é feita de acordo com o faturamento da empresa, com percentuais de 2%, 3% ou 5%, dependendo da atividade. Já profissionais autônomos pagam valor fixo, enquadrando-se em um dos três níveis existentes.
Prefeitura espera aprovação da norma já na segunda-feira
Para as mudanças do ISS entrarem em vigor de acordo com a Lei Complementar 157, é preciso respeitar o princípio da anualidade. Como ela é de 29 de dezembro do ano passado, ela entra em vigor a partir de 31 de dezembro deste ano.
No entanto, os municípios também precisam cumprir o prazo de 90 dias após a publicação da lei municipal para que ela entre em vigor. Assim, se a Câmara de Vereadores aprovar o projeto de lei na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, ela passará a valer em Cachoeira já nos primeiros dias de janeiro.
A expectativa da Secretaria Municipal da Fazenda é de que o Legislativo seja sensível ao pedido de urgência feito pelo Executivo, já que as mudanças no Código Tributário permitirão um acréscimo na receita do Município.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Imposto
Tailor Johann em 29/09/2017 às 19h12Ouvi falar que vai entrar em vigor logo, o imposto respiração. Este imposto vai ser cobrado somente após de uma certa quantidade de respiradas por dia do contribuinte. Parece brincadeira, mas quem sabe... O que pode ser feito com uma cambada que só quer viver do dinheiro do povo e inventar cada vês mais impostos e os benefícios são mínimos?
JP e GVC no clima de Natal
Veículos vão incentivar a elaboração de vitrinas temáticas em Cachoeira
Problema técnico impede candidatos de acessar prova do Sest/Senat em Cachoeira
Segundo representante da entidade, os candidatos serão informados por e-mail de novo dia e horário das provas.
Prefeitura faz operação tapa-buracos na Saldanha Marinho
Uma semana depois de o JP registrar a buraqueira da via no Centro, pasta de Infraestrutura iniciou trabalho
Rede rompe e causa falta de água no Bairro Fátima
Equipe da Corsan faz o conserto na Rua São Rafael
Procura menor por vaga em creche municipal
Baixa nas inscrições foi de 8%
Juiz leva cidadania às escolas
Programa envolve 150 estudantes
Novembro Negro de Cachoeira tem programação confirmada
Atividades já começaram e seguem até 30 de novembro
Cortejo de Quicumbi Revive a sua história
Caminhada foi até o túmulo da Santa Josefa
Flores e calor marcam o Finados
Mesmo com ameaça de chuva, cachoeirenses mantiveram a tradição de visitar os cemitérios
