Reunião da executiva do partido tomará a decisão neste domingo

PSB deve pedir afastamento temporário de Castelo nesta segunda-feira

10/02/2017 19:16

IMBRÓGLIO NA CÂMARA

destino começa a ser definido nesta segunda-feira

O presidente do PSB, Theonas Baumhardt, informa que o partido pode pedir o afastamento temporário do vereador Noeli Castelo nesta segunda-feira, mesmo antes da Câmara votar o requerimento da Mesa Diretora propondo a abertura de uma comissão processante para apurar possível quebra de decoro do parlamentar.

A decisão será tomada em uma reunião da executiva do partido marcada para este domingo.  Se Castelo for afastado, assume a cadeira do PSB o ex-vereador Luiz Zimmer.

Na visão do dirigente do PSB, a Mesa Diretora acertou em submeter a votação em plenário o pedido de abertura da comissão processante contra Castelo. "Mesmo não havendo provas concretas, a sociedade quer e precisa de uma resposta. Os fatos precisam ser bem esclarecidos, pois ganharam grande dimensão na imprensa local, expondo não apenas a figura do vereador, como também o seu partido (PSB) e o Legislativo Municipal como um todo", analisa.

Michele chegou a registrar queixa na Polícia Civil, mas a delegada Fabiane Bitencourt nem chegou a abrir inquérito, arquivando o caso sumariamente, por não ter identificado nenhum indício de crime a ser investigado.

A delegada deu a entender que o caso estaria mais próximo de assédio moral, do que propriamente assédio sexual, portanto, a denúncia seria de competência da Justiça comum, e não da esfera da investigação policial.

ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO

Theonas Baumhardt disse que o partido já solicitou cópias da transcrição das conversas entre a ex-assessora parlamentar, Michele Alves, apontadas por ela como prova de um suposto caso de assédio sexual contra o vereador Castelo.

O PSB também pegou cópias do parecer do procurador jurídico da Câmara de Vereadores, Fernando de Castro, que enxergou indícios de falta de decoro parlamentar em virtude de possível negociação de cargo na Prefeitura em troca do silêncio da ex-assessora, exonerada na semana passada, e em razão de ofensas reiteradas do vereador contra ela.

Ainda serão analisadas na reunião da executiva do PSB as atas das declarações prestadas por Michele e Castelo aos vereadores em interrogatório no início desta semana.

Segundo Theonas, o partido quer dar celeridade na análise da documentação para firmar um posicionamento o mais rápido possível. "Queremos tomar um posição o mais rápido possível, até porque a nossa definição a respeito do Caso Castelo pode induzir a formação de opinião dos parlamentares na hora de votar o requerimento para abertura da comissão processante", pondera o dirigente do PSB.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Sabatinada...

Elvira De Lourdes Freitas Pereira em 15/02/2017 às 11h32

Desde o inicio me passou pela cabeça, que essa historia não passava de uma "sabatina" que foi muito mal elaborada por alguma panelinha e estudada pela suposta vítima com a finalidade de derrubar esse senhor. Por interesses politico. Mas como toda "sabatina" alguém tem que corrigir e pra depois dar a nota. Foi reprovada. A Delegada deu nota Zero. Como todos tem o direito de pedir revisão da prova... (Sabatina) Enquanto isso muitos vão ser sabatinado pra defender essa sabatina frajuta. Minha nota também é Zero.... Falo como uma cidadã Não estou defendendo esse senhor, mas, politicagem se tem um nome. POLITICAGEM, POUCA VERGONHA, FALTA DE RESPEITO. Invés de trabalharem pra levantar essa cidade do buraco perde tempo alimentando escândalos que nem mesmo a Delegada com a experiência de anos de trabalho acredita. Estão preocupados com o povo? Eles estão acostumados com brigas de cachorro grande. é isso que o sistema no todos se transformou, é por isso que o funcionalismo perdeu o respeito. Por que lavam roupas sujas na mídia. Sendo que esse assunto é administrativo, e todo assunto administrativo deve ser resolvido interno e não ficar jogando no ventilador. Falta de vergonha . O povo está preocupado sim; Com as empresas que vão embora, levando consigo as oportunidades de emprego. As ruas cheias de buracos, foças a céu aberto... Bla, bla, bla.......

Lá e cá......

Veronica Jorge Netto em 12/02/2017 às 18h34

Comparado ao que acontece no cenário nacional, esta intolerância com um possível desvio ético e moral do senhor da foto, que está sendo execrado, talvez unicamente por preconceito social, interesse político de uma minoria elitista, é no mínimo um exagero desnecessário.

Perseguição política.

Adriano Bitencourt Chaves em 12/02/2017 às 18h34

A quem essa perseguição interessa...? as acusações contra o vereador foram arquivadas pela delegada, ela não achou nenhum indício de crime... O vereador Castelo não conhece os caminhos sombrios da política e nem aonde tais caminhos levam, quem teria interesse em manter aberta essa situação visando prejudica-lo. Duvido também que o regimento interno da casa seja de conhecimento dele, sabe apenas que tem ânsia em atender todos os votos que recebeu. Portanto, acho que interesses obscuros cercam a Câmara de vereadores de Cachoeira do Sul e revoam ávidos pela vaga do vereador, resta saber quem é o carniceiro...

ESTRANHO MUITO...

Lecino Ferreira em 11/02/2017 às 18h25

...Estranho, Na falta da mortadela PTalha come titica com ranho.

Estranho, muito estranho

Edson Bonine em 11/02/2017 às 11h13

Muito estranho esta decisão da executiva do PSB, sendo o presidente um CC do governo estadual, e o suplente um mero subserviente. Quando a própria delegada Fabiane Bitencourt, não vê nenhum indício de assedio sexual, a executiva já tomou posição contra o vereador. Não quero antecipar juízo, mas o melhor é sempre esperar o desfecho do judiciário. Agora vai ficar muito difícil a relação do vereador eleito com a bancada.

AFASTAMENTO...

Lecino Ferreira em 11/02/2017 às 09h41

...do que, ou melhor, de quem? - Ah tá! Da asse (dio)ssora Michele Alves! Huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuá... até Delegacia do Trabalho prestes a fechar as portas nessa cidade e o pessoal preocupado com briga de paqueras?

06/02/2026 19:00

PONTE BLOQUEADA

Cacisc cobra segunda balsa e organização de filas

Entidade afirma que cidade já sente prejuízos econômicos e que deve piorar com perdas no agro

04/02/2026 00:04

JUSTIÇA

Siprom ganha ação pela hora-atividade

Professores poderão ter atrasados a receber

03/02/2026 00:06

PROJEÇÃO PARA MARÇO

Prefeitura terá concurso

Intenção consta em projeto de lei enviado à Câmara

03/02/2026 00:00

ESTÁ NA CÂMARA

Nova lei do transporte revoga 38 leis

Gratuidade será regrada

02/02/2026 15:33

Nova lei

Município cria dois cargos de controlador interno

Prefeitura atualiza lei do Controle Interno após cobrança do Tribunal de Contas do Estado

28/01/2026 00:06

EDIMAR GARCIA

Vereador pede MP no caso Corsan

Queixa inclui corte no abastecimento e buracos nas ruas

27/01/2026 00:05

FALTA DE ÁGUA

Prefeitura denuncia Corsan à Agergs

Companhia alega que foram problemas pontuais

26/01/2026 14:25

REPRESENTAÇÃO FORMAL

Prefeito denuncia a Corsan para a Agergs por má prestação de serviço

Balardin argumenta que a população cachoeirense tem sido submetida a interrupções recorrentes no fornecimento de água

24/01/2026 00:00

FECHAMENTO DA PONTE DO FANDANGO

Balsa terá corredor de caminhões

24/01/2026 00:00

PERSPECTIVAS

Prefeitura não projetou os reajustes

Piso do magistério definido

23/01/2026 00:01

SERGINHO QUOOS

Água para a Ataliba Brum

Vereador paga caixa para escola do próprio bolso

22/01/2026 16:44

Legislativo

Câmara ainda não definiu reajuste de salário para 2026

Presidente Juliana quer diálogo com o sindicato dos servidores