Veterinário retirou tumor do cão que virou animal de estimação dos taxistas da rodoviária
Salomão salva mais um cachorro de rua
AMIGO DOS BICHOS
O veterinário Edson Salomão sempre foi um porto-seguro para quem encontra algum animal machucado. Sua clínica veterinária já virou referência no estado, e até no país, quando o assunto é o trato de animais silvestres.
Nesta terça-feira Salomão novamente arregaçou as mangas para retirar um tumor de um animal de rua, um cachorro que já virou animal de estimação dos taxistas da estação rodoviária. O cão foi levado à clínica pelo taxista João Henrique Costa, que agora vai fazer uma "vaquinha" com os colegas para ratear o valor cobrado por Salomão pelo atendimento. "Prefiro não revelar o valor, mas ele só cobrou o custo dos remédios e a anestesia. A consulta e a cirurgia foram de graça", garantiu Costa.
Salomão contou que se formou veterinário pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1975. Quinze dias depois começou a trabalhar no Sindicato Rural, onde ficou por 18 anos. Depois fez concurso para trabalhar no Estado, onde se aposentou. Mas, durante todo esse tempo ele sempre manteve sua clínica particular funcionando em paralelo.
"Nunca deixei de atender um animal. Caso eu veja que o animal não tem dono, ou que o proprietário realmente não tem condições financeiras, eu parcelo na confiança ou cobro apenas os remédios e a anestesia. Faço isso porque desde criança sempre gostei de bichos, principalmente de animais silvestres", relata.
O veterinário mencionou que seu grande prazer é quando participa de seminários, simpósios e outros eventos na área, e escuta depoimentos de pessoas que se definiram profissionalmente influenciados por palestras suas.
"Em um seminário nacional realizado no ano passado, para minha surpresa, uma menina que hoje já é uma profissional estabelecida na área, contou que assistiu a uma palestra minha há mais de 20 anos atrás, na Costa do Santinho. Eu nem recordava mais, mas nessa ocasião, me pediram para repetir a palestra, e depois de quase três horas falando, ela disse que ficou encantada com meu amor pela profissão, já que no final ainda tive disposição para posar para fotos, sendo atencioso com a plateia", relembrou.
FAUNA EXÓTICA - Salomão contou que sempre está envolvido com animais silvestres, seja por apelo de particulares, ou mesmo órgãos públicos da região que recorrem à sua clínica. Esta semana ele atendeu ao ouriço que foi resgatado pelo 2º Grupo de Polícia Ambiental de Cachoeira do Sul, e na semana passada, além de um filhote de jacaré que também apareceu na zona urbana de Cachoeira, ele cuidou de um gato do mato do tipo Maracajá, que foi solto na localidade de Irapuá.
Salomão também mencionou que há algumas semanas recebeu um exemplar de mão-pelada, um mamífero carnívoro também conhecido como guaxinim, que foi encontrado na região de Santa Cruz do Sul.
O veterinário contou que colocou pinos para tentar salvar a pata dianteira direita do animal, mas como o tecido já estava bastante necrosado, teve de amputar o membro. "O secretário de Meio Ambiente de Santa Cruz ligou para agradecer e dizer que vai providenciar a remoção do animal, para ser reintroduzido no lugar onde foi encontrado", comentou.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Salomão
Jane da Silva Almeida Marenco em 18/02/2016 às 16h14Grande Salomão !!!!!! Tens toda minha admiração, tens um coração enorme!!!!!! abraços
Belo gesto que se renova
Paulo Roberto Ribeiro da Silva em 18/02/2016 às 14h42Uma das personalidades mais admiráveis do cotidiano cachoeirense, sem dúvidas. Ao longo dos anos os relatos de boa ação em prol dos animais se sucedem, renderiam um grande almanaque protagonizado por uma pessoa que verdadeiramente possui vocação.
Corpo de Bombeiros promove o Guarda-vidas Mirim em Cachoeira do Sul
Atividade será nesta quarta-feira, no quartel dos bombeiros, na Rua Gabriel Leon
Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm
Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h
Vereador perde paciência com o prefeito
Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar
Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo
Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença
Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul
Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal
Independente está de volta
Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco
O que falta para a segunda balsa?
Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições
UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS
Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga
Rede municipal terá jornada pedagógica
Evento inicia segunda-feira
Mais casamento que separação
Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira
Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde
Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários
