Tribunal de Justiça deu vitória em ação que defende 705 professores

Siprom ganha na Justiça pagamento do piso

28/09/2017 17:47 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Decisão

acompanhou julgamento em Porto Alegre

O Sindicato dos Professores Municipais de Cachoeira do Sul ganhou nesta quinta-feira na Justiça a ação movida contra a Prefeitura pelo pagamento do piso nacional do magistério.

A vitória veio por decisão unânime na 3ª Câmara Cível em um processo movido pelo sindicato em que são defendidos 705 servidores municipais da educação. Direto de Porto Alegre, onde foi acompanhar o julgamento, a presidenta do Siprom, Josie Rosa, comemorou o resultado.

Agora, a entidade espera a movimentação da Prefeitura em relação ao processo para saber a partir de quando os professores passarão a receber o piso. “Os professores nem deveriam esperar pelo pagamento do piso já que é uma lei. Estamos contentes pelo reconhecimento na Justiça desta ação”, vibrou Josie. 

DEFESA
Responsável pela defesa do Siprom, o advogado Fábio Proença informou que há ainda em curso dois outros processos que defendem cerca de 100 professores.

Proença ressaltou que além do pagamento de cumprir a lei do piso com o pagamento do salário, a Prefeitura também terá de ressarcir os valores retroativos à 2011, ano em que foi implantada lei. Neste caso, os pagamentos deverão ser feitos em precatórios, a somas que ultrapassarem 10 salários mínimos, ou em forma de RPV (ressarcimento de pequenos valores).

Procuradoria Jurídica pedirá anulação do julgamento

O procurador jurídico da Prefeitura, Leonel Gonçalves, disse ter tomado conhecimento da decisão do Tribunal de Justiça pelo Jornal do Povo na tarde de ontem.

A Prefeitura irá pedir a anulação do julgamento. “Vamos arguir a nulidade da intimação, que deveria ser pessoal e não por nota de expediente”, informou o procurador.

Além disso, Leonel explicou que a Jurídica irá aguardar a publicação da decisão para se manifestar e analisar a possibilidade de recurso às instâncias superiores.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

RECORRER

Tiago Garske em 28/09/2017 às 17h54

A PREFEITURA NÃO PAGA O QUE DEVERIA E O PROCURADOR FALA EM RECORRER? SUGIRO AOS COLEGAS DE PROFISSÃO CACHOEIRENSES UMA GREVE , POIS SOMENTE ASSIM A PREFEITURA SE COÇA RAPIDINHO.

27/03/2026 00:00

DINHEIRO DO BNDES

HCB capta R$ 9,3 milhões para mais obras

Recurso será aplicado nas ampliações da emergência e do Centro de Imagem

26/03/2026 18:00

Premiação Nacional

Três estudantes cachoeirenses são premiados na OBMEP

Estudantes da Rede Municipal de Ensino irão receber premiação em Santa Maria

26/03/2026 16:10

MELHORIA

Quadra de areia da Praça da Soares ganha nova iluminação

Foram instalados oito novas lâmpadas de LED

26/03/2026 13:12

Conteúdo do JP impresso

Romance Uma Segunda Chance estreia no Cine Via Sete

Filme é uma das novidades da semana

26/03/2026 00:06

UERGS

Movimento estudantil está de volta

Alunos atuam na reivindicação de melhorias

26/03/2026 00:01

MOBILIZAÇÃO

Bagé consegue o seu curso de Medicina

Intensa articulação política e alinhamento partidário podem ter contribuído

25/03/2026 17:45

VEJA COMO CONTRIBUIR

Corredoras promovem vaquinha para iluminar a Praça da Soares

A meta é reunir R$ 3,5 mil para a compra de refletores

25/03/2026 16:52

2026/2030

Matheus Tischler é o novo presidente do Sindigêneros

CEO da Rede Tischler, Mariane Labres deixou a presidência

25/03/2026 14:33

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Falta de material suspende o Castramóvel

Advogada Milene está desde de fevereiro aguardando a castração dos seus animais

25/03/2026 13:56

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Obra de arte símbolo da UFSM/Cachoeira completa um ano

O mural "A luz que guia", do artista Léo Brum, completou um ano no Passo d'Areia. Pintura levou três meses para ser concluída em 2025.

25/03/2026 00:00

CRESCIMENTO DE 13,8%

Sicredi cada vez mais robusta

25/03/2026 00:00

UTILIDADE PÚBLICA

Prefeitura faz pressão pela 2ª balsa no Dnit

Áreas da Rua Esperanto e Praia Nova para atracadouros da segunda travessia