Marcelinho e Telda foram os únicos a manifestar contrariedade. Seis são favoráveis e oito estão indecisos

Só dois vereadores são contra o 13º salário na Câmara de Cachoeira do Sul

17/11/2017 19:21 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

LEGISLATIVO

só dois vereadores contra a medida

Dos 15 atuais vereadores da Câmara Municipal de Cachoeira do Sul, somente os vereadores Marcelinho da Empresa (PP) e a vereadora Telda Assis (PT) são contra o pagamento do 13º salário aos parlamentares.

“Até entendo que é legal, mas não tem cabimento adotarmos nesse momento esta medida”, disse Telda. Marcelinho vê a adoção do benefício como “imoral diante de toda situação atual”, e que o assunto deve ser melhor discutido.

Durante esta sexta-feira, o Jornal do Povo fez contato com todos os parlamentares para ouvir sua posição sobre o recebimento do benefício. Seis vereadores são favoráveis e oito permanecem indecisos (veja tabela), alegando que foram pegos de surpresa pelo assunto que foi manchete do Jornal do Povo desta sexta-feira.

DIREITO RECONHECIDO

O vereador e presidente da Uvergs, Silomar Garcia, é quem assina o parecer encaminhado a Câmara de Cachoeira sobre o assunto. No texto, ele destaca que o Supremo Tribunal Federal já reconhece o direito de agentes políticos (incluindo vereadores) receberem o benefício (em julgamento ocorrido em janeiro deste ano), bem como o entendimento mais antigo também do Tribunal de Contas do Estado para que o 13º salário seja pago aos parlamentares.

Silomar explica que a Uvergs estimula os parlamentares gaúchos a aprovarem a medida porque é um direito constitucional. Questionado sobre uma reação negativa entre a comunidade sobre a medida, o presidente diz que a sociedade precisa ter consciência do espírito democrático e da importância de robustecer as instituições.

"A sociedade é passional, os agentes políticos precisam saber filtrar as opiniões e defender os princípios democráticos”, comenta. “Antes, o Ministério Público entendia, até de forma tendenciosa, que a atuação de vereador não era considerada trabalho, este que é o mais nobre serviço produzido, o de legislar, e julgar as contas do prefeito”.

UMA PERGUNTA

O 13º salário será adotado pela Câmara?

Ainda não é possível dizer. O assunto será discutido na segunda-feira em reunião dos parlamentares convocada pela mesa diretora. Os esclarecimentos jurídicos sobre a medida serão dados neste encontro. Nesta quinta-feira, Paulão disse que só encaminharia a medida se todos os 15 parlamentares fossem favoráveis.

PARA SABER MAIS

Vereadores cachoeirenses sobre o 13º salário

Contrários
>> Telda Assis (PT)
>> Marcelinho da Empresa (PP)

A favor
>> Igor Noronha (PMDB)
>> Felipe Franja (PMDB)
>> Jeremias Madeira (PDT)
>> Itamar Luz (PSDB)
>> Paulão Trevisan (PDT)
>> Noeli Castelo (PSB)

Indecisos
>> Carlos Alberto (PP)
>> Azevedo da Susepe (PPS)
>> Valdocir Marques (PTB)
>> Luis Paixão (PP)
>> Daniela Santos (PDT)
>> Gilmar Dutra (PRB)
>> Jorginho Fialho (PRB)

FONTE: pesquisa JP

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Se é legal

Hélio Deporte Neto em 18/11/2017 às 08h29

Se o STF diz que é legal, e nossas instituições estão funcionando perfeitamente como diz nosso presidente, os vereadores podem receber sim. No Brasil só não pode pedaladas fiscais.

13 salário

Paulo Rogerio Trindade de Freitas em 17/11/2017 às 22h39

A pouca vergonha esta em todo lugar , não só em Brasilia. Onde houver políticos tem .Acho que chegou a hora de radicalizar .

vereadores

Francisca gonçalves em 17/11/2017 às 21h00

Também acho uma vergonha. Outra POLITICA NÃO É PROFISSÃO

Gravem bem estes nomes,

Delmar Pereira em 17/11/2017 às 20h41

Aproveitadores tem que serem ''banidos'' da vida pública nas próximas eleições! Dá pra ver que um aí já recebe do Estado (SUSEPE) décimo terceiro, está ''indeciso'', mas será que vai receber em dobro, me ajudem aí, pode isso? Os contribuintes que vão pagar este oba, oba com o dinheiro público já tão escasso ! Seria uma vergonha, mas como na maioria os nossos PolíTicos não tem vergonha em suas ''latinhas''.

06/02/2026 19:00

PONTE BLOQUEADA

Cacisc cobra segunda balsa e organização de filas

Entidade afirma que cidade já sente prejuízos econômicos e que deve piorar com perdas no agro

04/02/2026 00:04

JUSTIÇA

Siprom ganha ação pela hora-atividade

Professores poderão ter atrasados a receber

03/02/2026 00:06

PROJEÇÃO PARA MARÇO

Prefeitura terá concurso

Intenção consta em projeto de lei enviado à Câmara

03/02/2026 00:00

ESTÁ NA CÂMARA

Nova lei do transporte revoga 38 leis

Gratuidade será regrada

02/02/2026 15:33

Nova lei

Município cria dois cargos de controlador interno

Prefeitura atualiza lei do Controle Interno após cobrança do Tribunal de Contas do Estado

28/01/2026 00:06

EDIMAR GARCIA

Vereador pede MP no caso Corsan

Queixa inclui corte no abastecimento e buracos nas ruas

27/01/2026 00:05

FALTA DE ÁGUA

Prefeitura denuncia Corsan à Agergs

Companhia alega que foram problemas pontuais

26/01/2026 14:25

REPRESENTAÇÃO FORMAL

Prefeito denuncia a Corsan para a Agergs por má prestação de serviço

Balardin argumenta que a população cachoeirense tem sido submetida a interrupções recorrentes no fornecimento de água

24/01/2026 00:00

FECHAMENTO DA PONTE DO FANDANGO

Balsa terá corredor de caminhões

24/01/2026 00:00

PERSPECTIVAS

Prefeitura não projetou os reajustes

Piso do magistério definido

23/01/2026 00:01

SERGINHO QUOOS

Água para a Ataliba Brum

Vereador paga caixa para escola do próprio bolso

22/01/2026 16:44

Legislativo

Câmara ainda não definiu reajuste de salário para 2026

Presidente Juliana quer diálogo com o sindicato dos servidores