Marcelinho e Telda foram os únicos a manifestar contrariedade. Seis são favoráveis e oito estão indecisos

Só dois vereadores são contra o 13º salário na Câmara de Cachoeira do Sul

17/11/2017 19:21 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

LEGISLATIVO

só dois vereadores contra a medida

Dos 15 atuais vereadores da Câmara Municipal de Cachoeira do Sul, somente os vereadores Marcelinho da Empresa (PP) e a vereadora Telda Assis (PT) são contra o pagamento do 13º salário aos parlamentares.

“Até entendo que é legal, mas não tem cabimento adotarmos nesse momento esta medida”, disse Telda. Marcelinho vê a adoção do benefício como “imoral diante de toda situação atual”, e que o assunto deve ser melhor discutido.

Durante esta sexta-feira, o Jornal do Povo fez contato com todos os parlamentares para ouvir sua posição sobre o recebimento do benefício. Seis vereadores são favoráveis e oito permanecem indecisos (veja tabela), alegando que foram pegos de surpresa pelo assunto que foi manchete do Jornal do Povo desta sexta-feira.

DIREITO RECONHECIDO

O vereador e presidente da Uvergs, Silomar Garcia, é quem assina o parecer encaminhado a Câmara de Cachoeira sobre o assunto. No texto, ele destaca que o Supremo Tribunal Federal já reconhece o direito de agentes políticos (incluindo vereadores) receberem o benefício (em julgamento ocorrido em janeiro deste ano), bem como o entendimento mais antigo também do Tribunal de Contas do Estado para que o 13º salário seja pago aos parlamentares.

Silomar explica que a Uvergs estimula os parlamentares gaúchos a aprovarem a medida porque é um direito constitucional. Questionado sobre uma reação negativa entre a comunidade sobre a medida, o presidente diz que a sociedade precisa ter consciência do espírito democrático e da importância de robustecer as instituições.

"A sociedade é passional, os agentes políticos precisam saber filtrar as opiniões e defender os princípios democráticos”, comenta. “Antes, o Ministério Público entendia, até de forma tendenciosa, que a atuação de vereador não era considerada trabalho, este que é o mais nobre serviço produzido, o de legislar, e julgar as contas do prefeito”.

UMA PERGUNTA

O 13º salário será adotado pela Câmara?

Ainda não é possível dizer. O assunto será discutido na segunda-feira em reunião dos parlamentares convocada pela mesa diretora. Os esclarecimentos jurídicos sobre a medida serão dados neste encontro. Nesta quinta-feira, Paulão disse que só encaminharia a medida se todos os 15 parlamentares fossem favoráveis.

PARA SABER MAIS

Vereadores cachoeirenses sobre o 13º salário

Contrários
>> Telda Assis (PT)
>> Marcelinho da Empresa (PP)

A favor
>> Igor Noronha (PMDB)
>> Felipe Franja (PMDB)
>> Jeremias Madeira (PDT)
>> Itamar Luz (PSDB)
>> Paulão Trevisan (PDT)
>> Noeli Castelo (PSB)

Indecisos
>> Carlos Alberto (PP)
>> Azevedo da Susepe (PPS)
>> Valdocir Marques (PTB)
>> Luis Paixão (PP)
>> Daniela Santos (PDT)
>> Gilmar Dutra (PRB)
>> Jorginho Fialho (PRB)

FONTE: pesquisa JP

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Se é legal

Hélio Deporte Neto em 18/11/2017 às 08h29

Se o STF diz que é legal, e nossas instituições estão funcionando perfeitamente como diz nosso presidente, os vereadores podem receber sim. No Brasil só não pode pedaladas fiscais.

13 salário

Paulo Rogerio Trindade de Freitas em 17/11/2017 às 22h39

A pouca vergonha esta em todo lugar , não só em Brasilia. Onde houver políticos tem .Acho que chegou a hora de radicalizar .

vereadores

Francisca gonçalves em 17/11/2017 às 21h00

Também acho uma vergonha. Outra POLITICA NÃO É PROFISSÃO

Gravem bem estes nomes,

Delmar Pereira em 17/11/2017 às 20h41

Aproveitadores tem que serem ''banidos'' da vida pública nas próximas eleições! Dá pra ver que um aí já recebe do Estado (SUSEPE) décimo terceiro, está ''indeciso'', mas será que vai receber em dobro, me ajudem aí, pode isso? Os contribuintes que vão pagar este oba, oba com o dinheiro público já tão escasso ! Seria uma vergonha, mas como na maioria os nossos PolíTicos não tem vergonha em suas ''latinhas''.

14/05/2026 00:00

SUPERENCHENTE DE 2024

Estudos para nova ponte do Botucaraí

13/05/2026 15:51

Discussão

Governo e oposição chegam a acordo pela lei do transporte

Projeto deve ser aprovado na segunda-feira

13/05/2026 00:01

CADASTRO

Regularidade previdenciária recuperada

Validade é até 21 de outubro, mas governo passará por desafio político para manter

12/05/2026 17:40

DOIS ANOS DEPOIS

Avança contratação de estudos para nova ponte do Botucaraí

Empresa apresentou proposta de R$ 48,9 mil

12/05/2026 16:11

CADASTRO DE INADIMPLENTES

Após perder R$ 500 mil, Prefeitura recupera a CRP

Validade é até 21 de outubro. Governo tem desafio político para manter a certidão

12/05/2026 00:03

SAÚDE E PREVENÇÃO DE ABUSOS

Câmara aprova leis pró-mulher

As propostas são da presidenta da Câmara, Juliana Spolidoro

11/05/2026 17:26

Legislativo

Chegada de novo aplicativo de mobilidade preocupa vereador Edimar

Parlamentar defende fiscalização sobre legislação municipal

10/05/2026 10:04

LEGISLATIVO

Câmara vota cinco projetos na segunda-feira

Projeto do transporte público entrará em votação

09/05/2026 12:13

INICIATIVA

Vereadora Ana Paula promove seminário sobre sucessão tradicionalista

Evento provoca reflexão para jovens darem seguimento à cultura gaúcha

09/05/2026 00:01

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Prefeito ignora pedidos via LAI

Pedido do Jornal do Povo ultrapassa 45 dias sem resposta

08/05/2026 16:21

OBRAS PÚBLICAS

Prefeitura contrata estudo de nova ponte no Botucaraí/Bexiga

Estudo hidrológico será contratado com dispensa de licitação