Novo suspeito teve convívio social intenso

Tomografia indica coronavírus na cidade

23/03/2020 00:00 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

FALTA CONFIRMAÇÃO

exame mais sintomas deram 98% de possibilidade de coronavírus /DIVULGAÇÃO

Ainda falta a confirmação oficial do exame imunológico no Laboratório Central do Estado (Lacen), mas a equipe médica do Hospital de Caridade e Beneficência já trabalha com a possibilidade do primeiro caso de contaminação por coronavírus em Cachoeira do Sul. Sábado, um empresário do ramo industrial foi internado na UTI do hospital com os sintomas da doença e já com pré-diagnóstico de covid-19 obtido pelo exame de tomografia. Este exame não é conclusivo, mas sugeriu a presença do coronavírus nos pulmões do paciente.

A internação do empresário ganhou dimensão geométrica pelo grupos de Whats já no sábado, aumentando a apreensão dos cachoeirenses com a nova doença, que mudou completamente a rotina da cidade. Foi o primeiro dos 10 casos suspeitos que precisou de internação na cidade. Existem outros três pacientes sendo monitorados com sintomas e seis casos já foram descartados.

ALOHA - O paciente de 58 anos, que também é professor aposentado (a escola pública onde ele lecionava apressou-se em divulgar que a última vez que ele esteve por lá foi há três anos), apresentou um quadro de síndrome respiratória aguda grave no sábado e ontem foi transferido para o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Como ele não sabia da possível contaminação pelo coronavírus, teve um convívio social intenso, assim como sua esposa. Oito dias antes de ser internado no hospital, ambos participaram da festa beneficente Aloha, na Sociedade Rio Branco, confraternizando com dezenas de pessoas.

Até então, ele não apresentava nenhum sintoma. Os primeiros sinais foram dores no corpo e na cabeça, com sensação de cansaço, que o deixaram desanimado. Ele foi ao médico na quarta-feira, em um consultório particular, e no dia seguinte apresentou um quadro de melhora, mas na sexta-feira houve regresso. Foram então solicitados exames de sangue, que foram feitos em um laboratório da cidade. O resultado foi considerado alterado e o médico então orientou o paciente a procurar o HCB, onde ele chegou à emergência no sábado já com dificuldade para respirar.

A avaliação do paciente preocupou um pneumologista do HCB, que encaminhou o empresário para a internação na UTI, onde ele permaneceu até a manhã de ontem. O cachoeirense foi transferido para o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, para atender ao protocolo do governo do Estado, que determina a internação de pacientes suspeitos de coronavírus em hospitais de referência. Caso não tivesse leito disponível nos hospitais classificados com centros de referência, ele seguiria o seu tratamento no HCB.
 

QUATRO PERGUNTAS  

O que acontece com a famÍlia do paciente transferido para A capital com suspeita de coronavÍrus?

A esposa e a filha do paciente estão agora em quarentena, sem sair de casa. Elas não apresentam sintomas. O isolamento por 14 dias também foi adotado pelo médico que atendeu o paciente em seu consultório.

Como surgiu a suspeita de coronavírus?

Embora ainda não exista um exame imunológico comprovando a infecção por coronavírus, outro exame, o de tomografia, sugeriu com altíssimo grau de possibilidade a contaminação. A tomografia é 98% compatível com coronavírus, assim como os sintomas. Outras tomografias em pacientes suspeitos já haviam sido feitas e nenhuma sugeriu o diagnóstico do covid-19.

Qual foi o caminho do vírus?

* Um familiar do empresário suspeito de estar com o coronavírus confidenciou para amigos que o paciente teve contato com um casal cachoeirense que possui um parente em Porto Alegre que contraiu o coronavírus. Este casal teve contato com o familiar que testou positivo para covid-19 e é vizinho do empresário.

* O casal e o empresário estiveram na mesma festa beneficente. Por isso centenas de cachoeirenses ficaram apreensivos neste sábado, pois dias antes de sentir os primeiros sintomas o empresário esteve na festa. Mesmo quem não esteve no evento teve contato com pessoas que estavam na balada.

* Outro fator complicador: a esposa do empresário suspeito de estar com o corona, que agora está em quarentena, trabalha em um banco e teve contato com os colegas.

Como está o empresário neste momento?

Apesar de estar na UTI, o quadro clínico do empresário seria estável. Um outro familiar relatou para amigos que ele não foi entubado e ficará em observação até que seja obtido o resultado do exame, o que está previsto para ocorrer em cinco dias. Ele observa que inicialmente a suspeita ventilada foi de leptospirose. Mesmo diante dos sintomas, ele relatou aos amigos não acreditar que seja coronavírus. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

festa coronavirus

Doly Almeida em 23/03/2020 às 14h45

Naõ entendo como o jornal pode se abster de dar uma informação correta a população( este Sr. trabalha tem firma tem empregados todos estiveram com eles nos últimos dias e ai não foram tmb.contaminados e a esposa que trabalha em banco entrou passou a mão na porta conversou com a amiga contando as novidades da festa Alhoa(não sei se esta correto o nome) e a outra colega tmb se aproximou para ouvir e ai não foram contaminados não se sabe o jornal deveria sim informar que banco é este e onde o Sr. trabalha??

20/12/2025 00:00

R$ 1 MILHÃO EM DESCONTOS

Fraude do INSS em Cachoeira

Valor já foi ressarcido para 1,6 mil segurados

19/12/2025 15:46

Oportunidade

MP abre seleção para estagiário de Direito

Prazo para se cadastrar encerra no dia 8 de janeiro

19/12/2025 15:27

Verão 2025/2026

Temporada de Verão inicia neste domingo na Praia Nova

Salva-vidas começam a atuar no balneário neste sábado; praia contará com cinco banheiros químicos

19/12/2025 11:11

EMPREENDIMENTO

Cargill conta com lavanderia automatizada para caminhoneiros

Com funcionamento 24h, Lava 10 abriu uma filial na indústria

19/12/2025 00:00

CARNAVAL 2026

Bloco Boca Cheia escolhe sua corte neste sábado

19/12/2025 00:00

DIAS 10 E 11

Vestibular da UFSM em janeiro

18/12/2025 17:11

ENSINO SUPERIOR GRATUITO

Uergs teve 37 inscritos para Administração e Agronomia

A lista de classificados será divulgada nesta sexta-feira no site oficial da universidade

18/12/2025 17:03

Transparência

Corsan mostra como trata a água em Cachoeira do Sul

Vereadores e agentes da vigilância sanitária acompanharam o processo na ETA

18/12/2025 16:49

ESPETÁCULO NAS RUAS

Trupe do Natal animou o comércio cachoeirense

Ação integra celebração pelos 60 anos da CDL

18/12/2025 16:11

TRADICIONALISMO

Cachoeira premiada na dança de salão do Fegaes

Cristhofer da Silva Machado e Joana Ferreira Lopes foram campeões da dança de salão

18/12/2025 12:12

Conteúdo do JP impresso

Avatar 3 chega ao Cine Via Sete com duas sessões diárias

Filme dá continuidade à saga dos habitantes de Pandora

18/12/2025 11:40

ABERTO AO PÚBLICO

Cantata de Natal da Secretaria de Cultura é nesta quinta-feira

Servidores da secretaria de Cultura e do Atelier Livre Municipal se apresentam às 20h30min