Novo suspeito teve convívio social intenso

Tomografia indica coronavírus na cidade

23/03/2020 00:00 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

FALTA CONFIRMAÇÃO

exame mais sintomas deram 98% de possibilidade de coronavírus /DIVULGAÇÃO

Ainda falta a confirmação oficial do exame imunológico no Laboratório Central do Estado (Lacen), mas a equipe médica do Hospital de Caridade e Beneficência já trabalha com a possibilidade do primeiro caso de contaminação por coronavírus em Cachoeira do Sul. Sábado, um empresário do ramo industrial foi internado na UTI do hospital com os sintomas da doença e já com pré-diagnóstico de covid-19 obtido pelo exame de tomografia. Este exame não é conclusivo, mas sugeriu a presença do coronavírus nos pulmões do paciente.

A internação do empresário ganhou dimensão geométrica pelo grupos de Whats já no sábado, aumentando a apreensão dos cachoeirenses com a nova doença, que mudou completamente a rotina da cidade. Foi o primeiro dos 10 casos suspeitos que precisou de internação na cidade. Existem outros três pacientes sendo monitorados com sintomas e seis casos já foram descartados.

ALOHA - O paciente de 58 anos, que também é professor aposentado (a escola pública onde ele lecionava apressou-se em divulgar que a última vez que ele esteve por lá foi há três anos), apresentou um quadro de síndrome respiratória aguda grave no sábado e ontem foi transferido para o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Como ele não sabia da possível contaminação pelo coronavírus, teve um convívio social intenso, assim como sua esposa. Oito dias antes de ser internado no hospital, ambos participaram da festa beneficente Aloha, na Sociedade Rio Branco, confraternizando com dezenas de pessoas.

Até então, ele não apresentava nenhum sintoma. Os primeiros sinais foram dores no corpo e na cabeça, com sensação de cansaço, que o deixaram desanimado. Ele foi ao médico na quarta-feira, em um consultório particular, e no dia seguinte apresentou um quadro de melhora, mas na sexta-feira houve regresso. Foram então solicitados exames de sangue, que foram feitos em um laboratório da cidade. O resultado foi considerado alterado e o médico então orientou o paciente a procurar o HCB, onde ele chegou à emergência no sábado já com dificuldade para respirar.

A avaliação do paciente preocupou um pneumologista do HCB, que encaminhou o empresário para a internação na UTI, onde ele permaneceu até a manhã de ontem. O cachoeirense foi transferido para o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, para atender ao protocolo do governo do Estado, que determina a internação de pacientes suspeitos de coronavírus em hospitais de referência. Caso não tivesse leito disponível nos hospitais classificados com centros de referência, ele seguiria o seu tratamento no HCB.
 

QUATRO PERGUNTAS  

O que acontece com a famÍlia do paciente transferido para A capital com suspeita de coronavÍrus?

A esposa e a filha do paciente estão agora em quarentena, sem sair de casa. Elas não apresentam sintomas. O isolamento por 14 dias também foi adotado pelo médico que atendeu o paciente em seu consultório.

Como surgiu a suspeita de coronavírus?

Embora ainda não exista um exame imunológico comprovando a infecção por coronavírus, outro exame, o de tomografia, sugeriu com altíssimo grau de possibilidade a contaminação. A tomografia é 98% compatível com coronavírus, assim como os sintomas. Outras tomografias em pacientes suspeitos já haviam sido feitas e nenhuma sugeriu o diagnóstico do covid-19.

Qual foi o caminho do vírus?

* Um familiar do empresário suspeito de estar com o coronavírus confidenciou para amigos que o paciente teve contato com um casal cachoeirense que possui um parente em Porto Alegre que contraiu o coronavírus. Este casal teve contato com o familiar que testou positivo para covid-19 e é vizinho do empresário.

* O casal e o empresário estiveram na mesma festa beneficente. Por isso centenas de cachoeirenses ficaram apreensivos neste sábado, pois dias antes de sentir os primeiros sintomas o empresário esteve na festa. Mesmo quem não esteve no evento teve contato com pessoas que estavam na balada.

* Outro fator complicador: a esposa do empresário suspeito de estar com o corona, que agora está em quarentena, trabalha em um banco e teve contato com os colegas.

Como está o empresário neste momento?

Apesar de estar na UTI, o quadro clínico do empresário seria estável. Um outro familiar relatou para amigos que ele não foi entubado e ficará em observação até que seja obtido o resultado do exame, o que está previsto para ocorrer em cinco dias. Ele observa que inicialmente a suspeita ventilada foi de leptospirose. Mesmo diante dos sintomas, ele relatou aos amigos não acreditar que seja coronavírus. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

festa coronavirus

Doly Almeida em 23/03/2020 às 14h45

Naõ entendo como o jornal pode se abster de dar uma informação correta a população( este Sr. trabalha tem firma tem empregados todos estiveram com eles nos últimos dias e ai não foram tmb.contaminados e a esposa que trabalha em banco entrou passou a mão na porta conversou com a amiga contando as novidades da festa Alhoa(não sei se esta correto o nome) e a outra colega tmb se aproximou para ouvir e ai não foram contaminados não se sabe o jornal deveria sim informar que banco é este e onde o Sr. trabalha??

09/02/2026 00:00

PRIMEIRA TURMA

Sai listão do PSS da UFSM/Cachoeira

09/02/2026 00:00

INCÔMODO

Vereador perde paciência com o prefeito

Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar

09/02/2026 00:00

A 4 DIAS DOS DESFILES

Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm

Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h

08/02/2026 18:29

Pedestres na Balsa

Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo

Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença

07/02/2026 19:58

Falecimento

Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul

Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal

07/02/2026 00:04

A 5 DIAS DO CARNAVAL

Independente está de volta

Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco

07/02/2026 00:03

PONTE BLOQUEADA

O que falta para a segunda balsa?

Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições

06/02/2026 18:47

LISTÃO

UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS

Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga

06/02/2026 00:04

ANO LETIVO 2026

Rede municipal terá jornada pedagógica

Evento inicia segunda-feira

06/02/2026 00:01

BALANÇOS DE 2025

Mais casamento que separação

Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira

05/02/2026 16:04

PONTE BLOQUEADA

Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde

Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários

05/02/2026 13:59

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Conselho de Saúde denuncia perseguição e revela condições dos postos de saúde

Presidente do órgão afirma ter sido impedido de realizar horas extras