Daer e Prefeitura vão construir desvio passando ao lado da ponte danificada. Ponte provisória do Exército foi descartada
TransGG será a solução para obra na Estrada da Ferreira
FIM DO IMPASSE
A saída para permitir a obra de reconstrução da meia pista que caiu na ponte da Estrada da Ferreira (VRS 809), desmoronada há dois anos e meio, será a construção de um desvio passando ao lado. Se depender do prefeito Sérgio Ghignatti a questão já está decidida, falta apenas o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) bater o martelo. “Será uma parceria entre Daer e Prefeitura”, revela o prefeito.
A empresa vencedora da licitação não concordou em reduzir o tempo de interrupção do tráfego para até dois meses, prazo máximo exigido pelo 4º Grupamento de Engenharia, com sede em Porto Alegre, que é subordinado ao Comando Militar do Sul, órgão competente para autorizar, ou não, a montagem de uma ponte provisória pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), por isso a alternativa em definitivo.
A melhor opção agora é canalizar o arroio de Ferreira na sua parte mais estreita com tubos de concreto, e depois aterrar com pedras, terra e cascalho, semelhante ao que foi feito pelo ex-prefeito Neiron Viegas, quando desabou a ponte da várzea do Castagnino, na BR 153, no final de 2015. Será a vez da TransGG, imitando a Transneiron.
TRATATIVAS AVANÇADAS
Segundo informou Ghignatti o engenheiro Hugo Macedo, do setor de pontes do Daer, em Porto Alegre, esteve em Cachoeira do Sul nesta semana, conversando com o diretor de Obras Isaías Machado, para ver da possibilidade de a Prefeitura entrar com máquinas e parte dos materiais necessários para a obra.
“Dá pra dizer que ficou tudo acertado, inclusive a RGE Sul vai aproveitar a obra para trocar dois postes naquelas imediações. O pessoal do Daer praticamente já desistiu da estrada do Rincão dos Kiefer, porque a via é estreita, tem atoleiros, e aumentaria o caminho em 12,5 quilômetros”, salienta o prefeito.
O responsável interino da Superintendência de Obras de Arte (pontes) do Daer, engenheiro Carlos Toniolo é mais cauteloso, dizendo que ainda não está decidido qual será o caminho utilizado para contornar o impasse.
“Vamos estudar todas as possibilidades viáveis por mais alguns dias, todavia a obra deverá iniciar logo. O prazo de execução já estaria quase encerrando se a obra tivesse iniciado em outubro, quando saiu a autorização”, pondera o engenheiro. Ele reconhece que não chegou a ver pessoalmente a alternativa de desvio pelo Rincão dos Kiefer, mas buscou informações.
Encontrou algum erro? Informe aqui
ponte do passo da areia
Aldomiro Siqueira em 26/01/2018 às 21h53até que enfim ,alguém teve a iniciativa de fazer um desviu, se no castanino deu certo que tem mais movimento com certeza no passo da arreia também vai dar.
Gauchada debate a tradição
Cachoeira recebe até este sábado o 73º Congresso do MTG
Gauchada debate a tradição em Cachoeira do Sul
Conferência iniciou nesta sexta-feira e segue até sábado
Balsa passa mais tempo ancorada na Rua Moron
Foram 35 dias operação desde maio
Cachoeira vira a casa dos gaúchos
Cidade recebe hoje e amanhã o 73º Congresso Tradicionalista Gaúcho
Prefeitura confirma R$ 40 mil para o CTG Lanceiros do Sul
Recurso será para atividades de duas internadas artísticas
Cachoeira terá novo perito médico do INSS
Cidade foi uma das contempladas entre 235
Dengue cresce sem novos casos
DVS estima ainda haver cerca de 800 exames para lançar no sistema