Daer e Prefeitura vão construir desvio passando ao lado da ponte danificada. Ponte provisória do Exército foi descartada
TransGG será a solução para obra na Estrada da Ferreira
FIM DO IMPASSE
A saída para permitir a obra de reconstrução da meia pista que caiu na ponte da Estrada da Ferreira (VRS 809), desmoronada há dois anos e meio, será a construção de um desvio passando ao lado. Se depender do prefeito Sérgio Ghignatti a questão já está decidida, falta apenas o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) bater o martelo. “Será uma parceria entre Daer e Prefeitura”, revela o prefeito.
A empresa vencedora da licitação não concordou em reduzir o tempo de interrupção do tráfego para até dois meses, prazo máximo exigido pelo 4º Grupamento de Engenharia, com sede em Porto Alegre, que é subordinado ao Comando Militar do Sul, órgão competente para autorizar, ou não, a montagem de uma ponte provisória pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), por isso a alternativa em definitivo.
A melhor opção agora é canalizar o arroio de Ferreira na sua parte mais estreita com tubos de concreto, e depois aterrar com pedras, terra e cascalho, semelhante ao que foi feito pelo ex-prefeito Neiron Viegas, quando desabou a ponte da várzea do Castagnino, na BR 153, no final de 2015. Será a vez da TransGG, imitando a Transneiron.
TRATATIVAS AVANÇADAS
Segundo informou Ghignatti o engenheiro Hugo Macedo, do setor de pontes do Daer, em Porto Alegre, esteve em Cachoeira do Sul nesta semana, conversando com o diretor de Obras Isaías Machado, para ver da possibilidade de a Prefeitura entrar com máquinas e parte dos materiais necessários para a obra.
“Dá pra dizer que ficou tudo acertado, inclusive a RGE Sul vai aproveitar a obra para trocar dois postes naquelas imediações. O pessoal do Daer praticamente já desistiu da estrada do Rincão dos Kiefer, porque a via é estreita, tem atoleiros, e aumentaria o caminho em 12,5 quilômetros”, salienta o prefeito.
O responsável interino da Superintendência de Obras de Arte (pontes) do Daer, engenheiro Carlos Toniolo é mais cauteloso, dizendo que ainda não está decidido qual será o caminho utilizado para contornar o impasse.
“Vamos estudar todas as possibilidades viáveis por mais alguns dias, todavia a obra deverá iniciar logo. O prazo de execução já estaria quase encerrando se a obra tivesse iniciado em outubro, quando saiu a autorização”, pondera o engenheiro. Ele reconhece que não chegou a ver pessoalmente a alternativa de desvio pelo Rincão dos Kiefer, mas buscou informações.
Encontrou algum erro? Informe aqui
ponte do passo da areia
Aldomiro Siqueira em 26/01/2018 às 21h53até que enfim ,alguém teve a iniciativa de fazer um desviu, se no castanino deu certo que tem mais movimento com certeza no passo da arreia também vai dar.
Vereador perde paciência com o prefeito
Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar
Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm
Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h
Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo
Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença
Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul
Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal
Independente está de volta
Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco
O que falta para a segunda balsa?
Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições
UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS
Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga
Rede municipal terá jornada pedagógica
Evento inicia segunda-feira
Mais casamento que separação
Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira
Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde
Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários
Conselho de Saúde denuncia perseguição e revela condições dos postos de saúde
Presidente do órgão afirma ter sido impedido de realizar horas extras
