10 curiosidades sobre a raça shih tzu

02/04/22 às 11h10



Queridinho dos tutores que moram em apartamentos ou em locais com pouco espaço, o cão Shih Tzu é uma raça de porte pequeno. Com pelagem longa, lisa e macia e olhos amendoados, ele conquista qualquer um com sua fofura e carisma. E, como todo pet, eles têm algumas curiosidades que talvez você não conheça. 

Confira!
1 – ORIGEM
Algumas teorias apontam que essa raça seja de origem chinesa. Ganhou popularidade por ter sido o cão de estimação da família real chinesa durante a dinastia Ming.

2 – UMA DAS RAÇAS MAIS ANTIGAS
As informações sobre a origem do Shih Tzu são baseadas em pinturas e objetos datados de milhões de anos atrás, o que faz acreditar que o cãozinho dessa raça é um dos mais antigos. Baseado nisso, vemos que o Shih Tzu é um dos cachorros mais antigos do mundo, pois se tem relatos desse pet já na época do Império Bizantino, que durou entre 330 e 1453 d.C.


3 – SIGNIFICADO DO NOME SHIH TZU
Como mencionamos, sua origem é chinesa e seu nome significa “cão leão”, por causa de sua aparência que lembra um leão e de uma lenda sobre Buddha que rodou a terra montado em um leão.


4 – MULTICOLORIDO
Você sabia que a raça pode apresentar até 19 combinações de cores diferentes? Mas geralmente eles são bicolor, podendo apresentar a pelagem branca com marrom ou branca com preta e ainda preta com marrom.


5 – COMPANHEIRO PARA TODA A VIDA
Um dos traços mais marcantes na personalidade do Shih Tzu é o companheirismo. Muito alegre e brincalhão, eles criam laços fortes com o tutor desde filhote.

6 – TEIMOSIA
Além de fofo, companheiro e brincalhão, a teimosia é um traço marcante nessa raça. Por isso, é importante que o tutor tenha em mente que o processo de adestramento pode exigir um pouco mais de paciência.


7 – OLHOS SENSÍVEIS
O Shih Tzu tem os olhos proeminentes, ou seja, expostos. Por isso, para evitar algum tipo de problema, é essencial que o tutor mantenha-os sempre limpos.


8 – SOCIÁVEL
Por serem menos reservados com estranhos, os cães da raça Shih Tzu tendem a fazer amizade com todos de maneira muito fácil.


9 – UM POUCO PREGUIÇOSOS
Eles adoram brincar, mas os Shih Tzus podem ser preguiçosos, tendo a tendência a ficar muito tempo deitados. Por isso, é essencial que o tutor faça passeios e brincadeiras para cuidar da saúde física e mental do cãozinho.


10 – BRAQUICEFÁLICOS
Essa raça faz parte das braquicefálicas. Para quem não sabe o que significa, são aqueles animais que possuem o focinho achatado. Apesar de parecer somente uma particularidade estética, essa condição exige uma série de cuidados de saúde.

25/06/22 às 09h00

Pet tem puerpério?

Principais cuidados no pós-parto de cadelas e gatas

06/06/22 às 14h15

6 curiosidades sobre os gatos

18/04/22 às 09h10

5 odores que gatos detestam

09/04/22 às 10h25

Cuidados com a alimentação dos Pets durante a Páscoa

Chocolates e doces são mais que bem-vindos durante a Páscoa, mas com os pets a história é diferente.

26/03/22 às 08h40

Gato Bravo: Como Ajudar