DADOS DESATUALIZADOS

3.055 famílias não usam tarifa social da luz

22/06/2024 00:02 - por Letícia Rodrigues leticia@jornaldopovo.com.br

Descontos podem chegar a 65%

Apesar de terem direito, 3.055 famílias cachoeirenses não usufruem hoje do benefício de Tarifa Social da RGE. Isto por conta de dados desatualizados junto aos Cras, ou simplesmente porque não efetuaram cadastro na Secretaria Municipal de Inclusão Social. Esse benefício concede descontos de até 65% na tarifa de energia para consumidores de baixa renda. Em Cachoeira do Sul, 4.536 pessoas já estão cadastradas e participando do programa.

Estão aptas ao programa as famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham portadores de doenças ou patologias cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica. Estão aptas também famílias de indígenas ou quilombolas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

PROCURAR O CRAS
As famílias que se enquadram, podem procurar o Cras de atendimento na sua região e verificar se seus dados estão atualizados na concessionária de energia e no Cras. Se estiverem, o cliente é qualificado automaticamente para o cadastramento. Contudo se preferirem, podem pode entrar em contato com a RGE para assegurar o cadastramento de forma direta por meio dos canais digitais, pelo site https://www.cpfl.com.br/tarifa-social-de-energia-eletrica ou pelo aplicativo CPFL Energia. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados. 

POR DENTRO
Como funciona a Tarifa Social
- Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kilowatts hora a 220 kilowatts hora.

- A tarifa tem um desconto de 65% para os primeiros 30 kilowatts hora consumidos no mês. Para o consumo de 31 kilowatts hora/mês, o desconto é de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kilowatts hora no mês tem 10% de desconto.

- Se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kilowatts hora, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kilowatts hora e de 40% sobre os outros 20 kilowatts hora.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
17/04/2026 00:06

POSTOS DE SAÚDE

SUS presta em 2025 576 mil atendimentos

Secretária aposta em rede básica forte para menos adoecimentos em Cachoeira

17/04/2026 00:00

COMBATE AO MOSQUITO

Saúde reforçada contra a dengue

17/04/2026 00:00

MILITAR

Guarnição celebrou o Dia do Exército

16/04/2026 18:08

Datas

Guarnição Federal comemorou o Dia do Exército

Militares anteciparam as comemorações pela data de domingo

16/04/2026 16:02

OPORTUNIDADE

Pequenos bombeiros em Cachoeira do Sul

Projeto Bombeiro Mirim abre as inscrições na segunda-feira na cidade

16/04/2026 14:49

TIRADENTES

Prefeitura funciona normalmente na véspera de feriado

Repartições públicas abriram na segunda-feira

16/04/2026 13:10

Conteúdo do JP impresso

Maldição da Múmia traz terror ao Cine Via Sete

Filme tem agradado críticos por conta das cenas fortes

16/04/2026 08:56

Paralisação

Transporte escolar da rede estadual vai parar segunda-feira se não houver pagamento

Cerca de 200 estudantes podem ficar sem aulas

16/04/2026 00:03

ATRASOS DOS ÔNIBUS

TNSG sob risco de tomar multa de R$ 130 mil

Município diz que está instaurando processo administrativo que pode acarretar até mesmo na perda do contrato atual

16/04/2026 00:02

FAZENDO HISTÓRIA

A 1ª mulher a comandar a ATC

Advogada foi eleita presidenta com sete dos 10 votos no CN Estância

15/04/2026 17:23

Travessia do Rio Jacuí

Dnit reduz prioridades na balsa em Cachoeira do Sul

Prioridade é para ambulâncias, bombeiros, viaturas policiais e veículos oficiais

15/04/2026 16:40

SAÚDE

Vacinação temporariamente suspensa na ESF Ponche Verde

Médica vacinadora na unidade está de licença, mas vacinação retoma na próxima semana