DADOS DESATUALIZADOS

3.055 famílias não usam tarifa social da luz

22/06/2024 00:02 - por Letícia Rodrigues leticia@jornaldopovo.com.br

Descontos podem chegar a 65%

Apesar de terem direito, 3.055 famílias cachoeirenses não usufruem hoje do benefício de Tarifa Social da RGE. Isto por conta de dados desatualizados junto aos Cras, ou simplesmente porque não efetuaram cadastro na Secretaria Municipal de Inclusão Social. Esse benefício concede descontos de até 65% na tarifa de energia para consumidores de baixa renda. Em Cachoeira do Sul, 4.536 pessoas já estão cadastradas e participando do programa.

Estão aptas ao programa as famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham portadores de doenças ou patologias cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica. Estão aptas também famílias de indígenas ou quilombolas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

PROCURAR O CRAS
As famílias que se enquadram, podem procurar o Cras de atendimento na sua região e verificar se seus dados estão atualizados na concessionária de energia e no Cras. Se estiverem, o cliente é qualificado automaticamente para o cadastramento. Contudo se preferirem, podem pode entrar em contato com a RGE para assegurar o cadastramento de forma direta por meio dos canais digitais, pelo site https://www.cpfl.com.br/tarifa-social-de-energia-eletrica ou pelo aplicativo CPFL Energia. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados. 

POR DENTRO
Como funciona a Tarifa Social
- Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kilowatts hora a 220 kilowatts hora.

- A tarifa tem um desconto de 65% para os primeiros 30 kilowatts hora consumidos no mês. Para o consumo de 31 kilowatts hora/mês, o desconto é de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kilowatts hora no mês tem 10% de desconto.

- Se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kilowatts hora, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kilowatts hora e de 40% sobre os outros 20 kilowatts hora.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
11/04/2026 00:00

INFLAÇÃO DE CACHOEIRA

Rancho Uergs sobe 3,37%

Cesto de março pesquisado pelo curso de Administração teve aumento de R$ 19,25

11/04/2026 00:00

PÁSCOA MISSIONÁRIA

300 marmitas entregues no Promorar

10/04/2026 16:17

LAZER

Pracinha da Soares recebe mutirão para revitalização

A ação incluiu poda das árvores, troca de refletores e a retirada de uma caixa de telefonia

10/04/2026 15:55

Evento

Duas comunidades com almoço neste domingo

Martim Lutero e Santo Antônio esperam os cachoeirenses

10/04/2026 14:34

OBRAS PÚBLICAS

Empresa de Rio Pardo vence concorrência para construir novo camelódromo

Valor ofertado foi de R$ 265 mil. Obra prevê supressão de sete árvores da praça

10/04/2026 08:15

POLÍTICA PÚBLICA

Cachoeira ainda não aderiu ao Novo Viver sem Limites

Ativista Cláudia Ellen esclarece a importância do programa na inclusão de pessoas com deficiência

10/04/2026 00:05

ESTOQUE ZEROU

Vacinação contra a gripe volta segunda

Foco no sábado será o interior

10/04/2026 00:01

11 VAGAS PARA IMORTAIS

Inscrições à Academia de Letras só até quarta

09/04/2026 22:38

Tradicionalismo

ATC não consegue escolher novo presidente em Cachoeira do Sul

Entidades formaram comissão e reunião foi marcada para a próxima semana, em Três Vendas

09/04/2026 13:12

Conteúdo do JP impresso

Devoradores de Estrelas estreia nesta quinta-feira no Via Sete

Ficção científica traz missão espacial para salvar a humanidade

09/04/2026 11:49

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Cachoeira conta com o Programa Família Acolhedora

Serviço garante abrigo temporário de crianças e adolescentes com ajuda financeira

09/04/2026 00:04

POLÍTICA PÚBLICA

Família Acolhedora em Cachoeira

Serviço garante abrigo temporário de crianças e adolescentes com ajuda financeira