DADOS DESATUALIZADOS

3.055 famílias não usam tarifa social da luz

22/06/2024 00:02 - por Letícia Rodrigues leticia@jornaldopovo.com.br

Descontos podem chegar a 65%

Apesar de terem direito, 3.055 famílias cachoeirenses não usufruem hoje do benefício de Tarifa Social da RGE. Isto por conta de dados desatualizados junto aos Cras, ou simplesmente porque não efetuaram cadastro na Secretaria Municipal de Inclusão Social. Esse benefício concede descontos de até 65% na tarifa de energia para consumidores de baixa renda. Em Cachoeira do Sul, 4.536 pessoas já estão cadastradas e participando do programa.

Estão aptas ao programa as famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham portadores de doenças ou patologias cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica. Estão aptas também famílias de indígenas ou quilombolas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

PROCURAR O CRAS
As famílias que se enquadram, podem procurar o Cras de atendimento na sua região e verificar se seus dados estão atualizados na concessionária de energia e no Cras. Se estiverem, o cliente é qualificado automaticamente para o cadastramento. Contudo se preferirem, podem pode entrar em contato com a RGE para assegurar o cadastramento de forma direta por meio dos canais digitais, pelo site https://www.cpfl.com.br/tarifa-social-de-energia-eletrica ou pelo aplicativo CPFL Energia. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados. 

POR DENTRO
Como funciona a Tarifa Social
- Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kilowatts hora a 220 kilowatts hora.

- A tarifa tem um desconto de 65% para os primeiros 30 kilowatts hora consumidos no mês. Para o consumo de 31 kilowatts hora/mês, o desconto é de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kilowatts hora no mês tem 10% de desconto.

- Se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kilowatts hora, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kilowatts hora e de 40% sobre os outros 20 kilowatts hora.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
06/08/2026 00:00

OBRA INICIA DIA 18

Transbordo de lixo de Ferreira está autorizado

06/08/2026 00:00

EVENTO JP E RÁDIO GVC.FM

Mais três ruas no Dia do Vizinho

Festa comunitária ganha novos parceiros comerciais

06/08/2026 00:00

DECRETO DE ARRECADAÇÃO

Prefeitura assumirá os imóveis abandonados

05/08/2026 23:18

Cheia recuando

Balsa volta a operar nesta quinta-feira no São Lourenço

Foram 11 dias de pausa por causa da enchente

05/08/2026 23:18

Cheia recuando

Balsa volta a operar nesta quinta-feira no São Lourenço

Foram 11 dias de pausa por causa da enchente

05/08/2026 16:34

CULTURA

Pré-estreia da invernada mirim do CTG Estância do Chimarrão é neste sábado na SRB

Haverá jantar e baile com o grupo Pegadão Gaúcho

05/08/2026 10:31

Enchente

Rio Jacuí baixou 65 centímetros durante a noite em Cachoeira

Nível ainda está 4,20 metros acima do normal

05/08/2026 00:06

EVENTO JP E GVC

Vizinho já tem 9 festas

Vizinhos que celebram há mais de 20 anos confirmam presença

05/08/2026 00:00

POLICIAMENTO

Pistola é recolhida pela Força Tática da BM

05/08/2026 00:00

SUSPEITA DE ESTELIONATO

Aposentado denuncia casa de empréstimos

04/08/2026 21:27

Enchente

Rio Jacuí baixou mais 25 centímetros nesta terça-feira em Cachoeira

Nível está 5,45 metros acima do normal na Barragem do Fandango