Blog dos Bichos

6 curiosidades sobre os gatos

06/06/2022 14:15 - por Cristiane Vieira da Cunha

1 – ORIGEM
Os gatos domésticos descendem dos gatos selvagens que viviam em regiões desérticas. Isso explica alguns comportamentos que os bichanos apresentam até hoje. Como não tinham fontes de água disponíveis a todo momento, os gatos respondem diferente ao estímulo da sede e nem sempre procuram água para beber. Por isso, é importante sempre manter água fresca e limpa à vontade ou outras maneiras que estimulem o consumo, como no caso de fontes e água corrente. Não se esqueça: introduzir alimentos úmidos na dieta do seu pet é a maneira mais efetiva de contribuir para o consumo de água diário.

2 – Os gatos NÃO odeiam água
Muitos acreditam nessa informação, que não passa de um mito. A decisão de dar ou não banhos, bem como a frequência deles, depende se seu gato está acostumado ou não a essa prática. Lembre-se: os gatos são extremamente limpos e cuidam da sua higiene diária, não necessitando de banhos regulares. Caso o banho seja uma situação de estresse para o seu bichano, não há problema nenhum em evitá-lo.

3 – Adestramento de gatos
Você sabia que gatos também podem ser adestrados? Pois é! Apesar de ser mais comum o adestramento para cães, gatos também podem ser educados e estimulados com essa prática. Para deixá-los ainda mais felizes e livres de estresse, práticas de enriquecimento ambiental são essenciais e uma boa pedida de diversão para a família inteira.

4 – Bigode
Além de fofos e esteticamente lindos, os bigodes dos gatos têm funções muito importantes. São órgãos sensoriais que permitem que os gatos tenham noção de espaço e equilíbrio. Por isso, atenção ao tipo de comedouro e bebedouro que você oferece para seu gato. O ideal é que eles tenham uma abertura larga, de forma que não esbarrem em seus bigodes.

5 – Miados e ronronados
Você sabe o porquê os gatos miam e ronronam? Existe uma explicação! São as formas que eles usam para se comunicar com o seu tutor, mostrar algo de errado ou até mesmo para chamar sua atenção. Mas se o gato ronronar depois de ganhar carinho, isso quer dizer que ele está tranquilo e feliz.

6 - Gatos não reconhecem o sabor doce
Estudos mostram que os gatos apresentam percepções de sabores diferentes dos humanos. Além do número restrito de papilas gustativas (gatos apresentam cerca de 475 papilas x 9.000 dos humanos), eles não têm receptores para o sabor doce.

Faça seu login para comentar!