Blog da Arquiteta

A arquitetura política do Palácio do Congresso Nacional

04/10/2022 09:40 - por Luiza Pereira Ribeiro

Em tempos de eleição, impossível não recordar a importância de um dos cartões postais de Brasília, o Palácio do Congresso Nacional. A cidade projetada por Lúcio Costa, foi inspirada em um formato de cruz, em que um eixo monumental conecta os três poderes e abriga o Congresso Nacional.


Foto: Plano Piloto para cidade de Brasília por Lúcio Costa.

Neste plano modernista, a intenção para o edifício foi criar uma monumentalidade juntamente com as formas geométricas puras e simplistas. Há uma grande esplanada que o antecede e cria um espaço livre para contemplação e esporádicas manifestações da população.


Foto: Eixo monumental que abriga a Praça dos Três Poderes.

O Palácio do Congresso Nacional projetado por Oscar Niemeyer, foi construído no ano de 1960 e se tornou símbolo da arquitetura moderna brasileira. Seu acesso é dado por uma grande rampa acima de um espelho d’água que reflete o céu, enfatizando a importância da transparência dos poderes.


Foto: Acesso principal do edifício.

Seu corpo principal é linear, abriga as funções legislativas de apoio aos plenários e estruturalmente sustenta duas semiesferas: uma virada para cima e outra virada para baixo. Aquela virada para cima abriga a Câmara dos Deputados, sua forma representa a necessidade de escutar e considerar os ideais do povo. A outra semiesfera virada para baixo, abriga o Senado Federal onde são debatidas as melhores soluções para o país, sua forma representa a reflexão necessária para ponderar e equilibrar as opiniões. As duas semiesferas se complementam traduzindo a união dos ideais e entre elas estão as torres de escritórios apontados para o céu que traz equilíbrio para a forma como uma grande balança.


Foto: Fachada do edifício (setas vermelhas indicando as intenções das cúpulas; retângulo azul representa as torres de escritórios; em linha tracejada o corpo principal).


Atualmente o edifício é tombado, ou seja, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além de dividir opiniões pelo mundo a fora, o Palácio do Congresso Nacional tem arquitetura icônica que pode ser interpretada de diferentes formas, mas o que não se pode negar é que o edifício traduz de forma poética as suas funções legislativas.

"Arquitetura não constitui uma simples questão de engenharia, mas uma manifestação do espírito, da imaginação e da poesia” OSCAR NIEMEYER

Faça seu login para comentar!