Blog dos Livros
A história do príncipe
Henry Charles Albert David, ou simplesmente príncipe Harry, é um membro da família real britânica, nascido em 15 de setembro de 1984, filho mais novo do príncipe Charles, hoje Rei Charles III, e da falecida princesa Diana. Ao nascer, recebeu o título de “príncipe do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte” e durante sua infância e adolescência frequentou escolas na Inglaterra e desenvolveu interesse em atividades militares.
Serviu nas Forças Armadas por dez anos, participando de missões no Afeganistão. É conhecido por seu trabalho humanitário e suas iniciativas relacionadas à saúde mental e bem-estar, sendo também co-fundador da organização beneficente Sentebale, que apoia crianças e jovens afetados pelo HIV na África.
Harry casou-se em maio de 2018 com a atriz americana Meghan Markle, que se tornou a duquesa de Sussex. O casamento foi acompanhado por cerca de três bilhões de pessoas no mundo todo. O casal tem dois filhos, Archi Harrison, nascido em maio de 2019, e uma filha chamada Lilibet Diana, nascida em junho de 2021.
Após o casamento, as relações com a realeza começaram a se deteriorar, até que em janeiro de 2020 Harry e Meghan anunciaram que pretendiam se afastar de seus papéis de membros da família real e buscar uma vida mais independente. Desde então, os dois têm estado envolvidos em projetos de mídia e filantropia.
Com a morte da rainha Elisabeth II, em setembro de 2022, os conflitos entre o casal, o irmão William e o pai, o Rei Charles III, se tornaram mais públicos do que nunca. Depois da estreia do documentário da Netflix “Harry & Meghan” (2022), em que os dois contam a jornada do casal desde que se conheceram até o afastamento da família real, Harry publicou sua autobiografia denominada “O que sobra” (Editora Objetiva, 505 páginas, R$ 59,90), em que apresenta sua versão ainda mais completa de todos os episódios.
O livro foi lançado em janeiro deste ano. Logo nas primeiras páginas, o príncipe conta a história desde o dia anterior ao falecimento de sua mãe, Diana. Harry explora muito as relações com o pai e com o irmão e também deixa bem claro sua real opinião sobre a rainha consorte, Camila. Fala também sobre sua luta contra a ansiedade e a síndrome do pânico e como conseguiu superá-las através da terapia, meditação e uso de psicodélicos, como cogumelos.
Conta, ainda, detalhes como ele e Meghan se conheceram, a mudança dela para o Reino Unido, falando sobre o vida do casal, o dia-a-dia e a rotina diária. Por fim, relata como se deu a decisão de abandonar a monarquia.
Trecho:
“Em poucos dias eu completaria 25 anos, e parecia mais do que apenas mais um aniversário. Amigos me disseram que essa idade era o Divisor de Águas, o momento em que muitos rapazes e moças chegam a uma bifurcação em seu caminho pessoal. Aos 25 a pessoa dá um passo concreto para a frente... ou então começa a escorregar para trás. Eu estava pronto para seguir em frente. De muitas maneiras, sentia que durante anos andara marcando bobeira. Eu recordei que isso era coisa de família, que a idade de 25 anos era um marco importante para muitos de nós. A vovó, para citar um exemplo. Aos 25 ela se tornou a 61ª. monarca da história da Inglaterra.”
(Página 219)
CONCURSO DE CRÔNICAS
Foram prorrogadas até o próximo dia 30 deste mês as inscrições ao 1º. Concurso de Crônicas Armando Fialho Fagundes, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras de Cachoeira do Sul. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de preenchimento de formulário enviado ao e-mail acl.cachoeira@gmail.com, onde também serão dadas maiores informações. O tema do concurso é “Cachoeira do Sul.”
SELO PARA O ALQUIMISTA
Comemorando os 35 anos da publicação do livro “O alquimista,” do escritor Paulo Coelho, os Correios estão lançando um selo personalizado da obra. O livro narra a história de Santiago, um pastor do sul da Espanha que sai em uma jornada épica após ter um sonho profético. “O alquimista” tornou-se um best-seller mundial, sendo considerado o título brasileiro mais vendido de todos os tempos. Fenômeno literário, Paulo Coelho já teve sua obra publicada em mais de 170 países e foi traduzida em mais de 80 idiomas.
Leituras:
“Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.”
(Leon Tolstoi (1828-1910), escritor russo, um dos maiores nomes da literatura universal de todos os tempos, autor de obras-primas, como “Guerra e Paz,” “Anna Karenina” e “A morte de Ivan Ilitch.”).
Destaques:
O SABIÁ E A GIRAFA
Autor: Leo Cunha
“Sabia que o sabiá sabia assobiar?” Assim começa esta história de um sabiá e de uma girafa. Este livro recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Ilustrações em 1994 e no mesmo ano foi considerado “Altamente Recomendável” pela FNLIJ. O autor Leo Cunha já publicou mais de 40 livros e se diz fascinado por fábulas. Publicado pela primeira vez em 1993, “O sabiá e a girafa” recebeu ótima recepção da crítica. Disse o jornal “O Globo:” “Esta fábula é contada num texto muito trabalhado em que as frequentes aliterações exibem a sonoridade do idioma e estimulam o leitor a brincar com as palavras.” As ilustrações são de Graça Lima.
Editora FTD. 38 páginas.
UMA NOITE NA ITÁLIA
Autora: Lucy Diamond
O livro conta a história das amigas Anna, Catherine e Sophie em suas aventuras românticas na Itália. Decisões difíceis, relacionamentos amorosos e encontros inesquecíveis. Relações familiares intensas. Tudo acontece no país do amor. Lucy Diamond cresceu em Nottingham e estudou Literatura Inglesa. Trabalhou em algumas editoras e na BBC e hoje é autora de mais de 10 romances, sendo publicada em 15 idiomas e sempre figurando nas listas dos mais vendidos.
Editora Arqueiro. 359 páginas. R$ 59,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul).
Encontrou algum erro? Informe aqui