MUITA CHUVA
Alerta ligado na Vila Piquiri
Casas foram evacuadas após açude transbordar na Mina do Iruí
Agentes da Defesa Civil evacuaram na noite desta terça-feira residências localizadas na Vila Piquiri após ser constatado o risco de ruptura da taipa de um açude na inativa Mina do Iruí, de propriedade da Companhia Riograndense de Mineração. Após ser emitido o alerta vermelho de risco de ruptura da barragem, os agentes convocaram os moradores para uma reunião no salão comunitário do Piquiri, uma das principais comunidades da zona rural de Cachoeira do Sul. Eles foram alertados sobre o risco e alguns foram passar a noite da casa de famílias, enquanto outros optaram por permanecer em suas casas. Cinco pessoas ficaram abrigadas no próprio pavilhão do Piquiri.
Após a chuva intensa registrada nos últimos dias, o açude com uma área alagada de 21 hectares transbordou e a água chegou a passar sobre alguns pontos da taipa, que tem cerca de 400 metros de extensão. A água provocou a erosão em pontos da taipa, elevando o risco do maciço de terra se romper. Um documento da Companhia Riograndense de Mineração foi emitido recomendando o alerta vermelho para a situação por precaução, nas áreas próximas da barragem, pois “pode apresentar risco de rompimento caso continue o excesso pluviométrico da região”.
Dessa forma, as habitações existentes abaixo da barragem precisaram ser evacuadas por precaução, alertava o documento, assinado pelo engenheiro André Rodrigues, diretor técnico da CRM. O açude fica a cerca de quatro quilômetros da Vila Piquiri, mas está em um ponto com altitude superior de cerca de 20 metros em relação à comunidade. Não existe mapeamento apresentando a quantidade de famílias que podem estar na mancha de inundação pois todos dados relativos ao local são antigos, mas não se descarta que toda a vila possa se alagada em caso de ruptura da taipa.
FAMÍLIAS
Na reunião convocada pela Defesa Civil na Vila Piquiri, 50 famílias se cadastraram, somando 136 pessoas. Ontem, o nível da água havia baixado cerca de 20 centímetros durante a manhã na taipa, mas permanecia o alerta. Na zona rural de Cachoeira, outros açudes transbordaram e as taipas estouraram por causa da pressão da água durante as chuvaradas dos últimos dias.
IMPORTANTE
Diante do alerta de risco de ruptura da taipa do açude da Mina do Iruí, o Posto de Saúde do Piquiri deslocou integralmente os atendimentos de saúde para a unidade de extensão na Vila Vargas. Segundo a coordenadora do posto, Andreia Colbeich, a medida é temporária, provavelmente até o final de semana. Uma atualização deste quadro deve ser informada hoje.
Rio Jacuí está 5,35 metros acima do normal
O Rio Jacuí subiu mais 35 centímetros em 24 horas e nesta quarta-feira estava 23,35 metros acima do nível do mar na Barragem do Fandango. Isso representa 5,35 metros acima do nível normal em Cachoeira do Sul, onde nós últimos três dias a elevação chegou a 1,15 metro.
A nova alta foi alertada pela Defesa Civil, que orientou os desabrigados ou desalojados pela enchente a não retornarem para as suas casas. No Bairro Cristo, um morador desalojado chegou a tentar o retorno para a sua residência durante o período em que a cheia recuou, mas precisou sair novamente da casa.
OS EFEITOS
A chuva recorde de setembro em Cachoeira
PIQUIRI
Retirada de famílias que tiveram as casas invadidas pela água. Todas elas foram encaminhadas para o Pavilhão Comunitário do Piquiri. Trabalho feito pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Interior.
RIBEIRINHOS
Pelo menos 450 pessoas desabrigadas, desalojadas ou afetadas pelas chuvas, além de 749 animais.
INTERIOR
Rompimento de açude na localidade de Capané, desaguando na Barragem, que está em estado de alerta. Outros açudes com grande nível de água às margens da BR 290 que acabam passando por cima da rodovia, exigindo atenção redobrada dos motoristas. São Lourenço está sem água potável.
BR-290
Queda de barranco e de vegetação, bloqueando o trânsito perto da Bianchini. Também houve queda de árvores na BR 290, que deixou o trânsito em meia pista no Capané.
BR 153
Trânsito em meia pista na BR 153 em razão da queda do acostamento na entrada da zona urbana de Cachoeira do Sul.
BALSA
A balsa Vitória está ancorada no Passo do São Lourenço e a Deusa do Jacuí na Rua Moron por causa da cheia do Rio Jacuí. Estradas bloqueadas em vários pontos da zona rural após ficarem submersas.
AULAS
A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas nas escolas do interior até hoje. A suspensão é devido às chuvas torrenciais que inviabilizam o regular e seguro transporte dos estudantes. A medida não atinge apenas na Escola Ataliba Brum, que segue com aulas normais.
PONTES
A sanga do Rincão dos Silva transbordou e derrubou uma ponte de madeira na localidade de Água Morna.
CRISTO REI
Queda de um muro sobre uma residência na Rua Esperanto, no Bairro Cristo Rei. A casa foi interditada e os moradores foram alojados em casa de familiares até que seja feito o conserto.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Festa de aniversário
Quem puxa os parabéns é a banda Sem Reznha, neste sábado, na SRB
Febre chikungunya chegou
Não houve notificação da doença em 2024 nem em 2025 até agora
Deputada Laura Sito esteve em visita a Cachoeira
Deputada realizou encontros com moradores, pais atípicos e professores na cidade
Interior não terá Dia D neste sábado
Ação será dia 24 desse mês
Cempra voltará a ter responsável técnico após quatro anos
Atendimento estava sendo realizado por veterinários vinculados a ONGs
Chuva passa de 155 milímetros em Cachoeira do Sul
Previsão de aguaceiro se confirmou
Defesa Civil atendeu oito ocorrências por causa da chuva em Cachoeira
Duas pessoas ficaram ilhadas em caminhonete no Taboão
Ala VIP do HCB inicia com 30% de ocupação
Batizado de HCB Select, ala com oito suítes foi pensada para garantir sustentabilidade financeira à instituição
UAB/Cachoeira mantém AA
Conceito máximo já havia sido alcançado em setembro