Blog da Arquiteta
Arquitetura de interiores: decoração clássica
A decoração clássica é um estilo que nunca sai de moda. Abrange características de períodos e propostas arquitetônicas como por exemplo: renascentista, rococó e barroco, que são repletos de detalhes artísticos e luxuosos.
Suas linhas elegantes e ornamentos rebuscados se caracterizam em uma composição marcante, que atualmente é utilizada como uma combinação com a decoração moderna.
Vamos juntos conhecer as principais características desse estilo de decoração?
Cores
O clássico carrega cores neutras, de tons sóbrios que combinam com peças marmorizadas e madeiras nobres. Há vertentes que se inspiram em Luís XV que exploram as cores mais extravagantes e vívidas.
Móveis
Os móveis clássicos se destacam por serem peças rebuscadas, ricas em detalhes imponentes. Os tecidos texturizados e metais em dourado são muito explorados por nesse estilo.
Ornamentos e acessórios
Alguns objetos são caracteristicos desse estilo de decoração, como os cristais, pratarias, porcelanas, espelhos, candelabros, bustos, livros, molduras e arranjos de flores. Além disso, a decoração clássica traz também os papeis de parede texturizados e estampados que podem substituir as ornamentações em relevo.
Luminárias
A iluminação se destaca pela presença de lustres, candelabros, candeeiros e abajures que trazem um efeito de luz indireta, da mesma forma que os forros de gesso recebem as sancas iluminadas e molduras ornamentadas.
O CLÁSSICO MODERNO
Quando a decoração clássica se mescla com a decoração moderna, os ambientes recebem linhas mais retilíneas e uma linguagem mais clara. Traços clássicos muito comuns em decorações modernas são os móveis com botonê e paredes com molduras chamadas boiserie.
Boiserie na parede.
Cabeceira com botonê
INSPIRAÇÕES
E então, você se identificou com esse estilo de decoração?
Encontrou algum erro? Informe aqui