EXCLUSIVO
Balardin mantém favoritismo
Tucano consolida mais de um terço da intenção de votos na última pesquisa
A apenas três dias para a votação em Cachoeira do Sul, o candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, consolida mais de um terço da intenção de voto para o pleito, obtendo 38,2% da preferência dos 450 eleitores ouvidos nos últimos dias 30 de setembro e 1º e 2 de outubro na terceira e última rodada da pesquisa da Casa Brasil neste ano eleitoral. O levantamento, realizado com exclusividade para o Jornal do Povo, confirma a estabilidade de Balardin durante as rodadas. Ele tinha 44% da preferência do eleitorado cachoeirense em julho, desceu para 37% em setembro e estabiliza em 38,2% em outubro.
A novidade, entretanto, foi a subida do empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, que passou de 8% para 14% em setembro e alcança 19,3% em outubro. Sua diferença para Balardin, que era de 23 pontos percentuais em setembro, cai agora para 18,9%. Ainda é uma distância considerável, mas com este novo percentual, finalmente De Franceschi desgruda do candidato Ronaldo Trojahn, do PL, e pode aproveitar a migração do voto útil bem na reta final de campanha. Trojahn vinha de uma subida de 11,5% para 13% em setembro, mas cai agora para 9,3%, ficando 10 pontos atrás de Hilton.
FENÔMENO DO VOTO ÚTIL
O fenômeno do voto útil não é uma regra em Cachoeira e para que isso aconteça é necessário não apenas a desidratação de Trojahn, de quem De Franceschi espera o voto bolsonarista. O candidato Paulo Schwab, quinto colocado, com 4,9%, vinha de um 6% em setembro. Em tese, concentra o voto do agronegócio, outro nicho na mira de De Franceschi. Todavia, ainda que somando os votos de Trojahn e Schwab, o republicano precisa contar com a margem de erro para superar Balardin.
A esquerda, pela pesquisa, ficou pelo meio do caminho. Dividida em dois candidatos, do PT e do PDT, concentrou seus esforços na tentativa de garantir bancada na Câmara de Vereadores. O petista Vinicius Cornelli é o quarto colocado, já colado no terceiro Trojahn, mas com 6,9%. Tinha subido de 3,5% para 6% em setembro. Já o brizolista Mauro Falcão estreou com 0,5%, subiu para 2% em setembro e melhora agora, com 2,22%. O volume de indecisos desceu pouco, de 25,5% para 22% em setembro e firmou-se em 19,2% em outubro. Este contingente de eleitores, dependendo da migração nas vésperas do pleito, pode interferir no resultado das urnas.

REJEIÇÃO
E em quais deles você não votaria de jeito nenhum?
Vinicius Cornelli 14,4%
Leandro Balardin 14%
Hilton De Franceschi 13,5%
Ronaldo Trojahn 13,1%
Mauro Falcão 8,2%
Paulo Schwab 8%
Votaria em todos 52,6%
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil Editores
Contratante: Jornal do Povo Ltda
450 entrevistas
Margem de erro: 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (Conre: 8225)
Número de identificação: RS-01377/2024
Datas da coleta de dados: 30 de setembro e 1º e 2 de outubro
Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do Interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Balardin confronta âncora da GVC em restaurante
Prefeito reclama de não ser ouvido na GVC
Prefeitura criará cargo para Defesa Civil com salário de R$ 3 mil
Atualmente, funcionários do setor são cargos em comissão
Vereador Serginho cobra mais banheiros químicos na fila da balsa
Parlamentar alerta que motoristas têm pedido a moradores banheiro emprestado devido à demora
Medicina não vem mais
Governo Lula cancela edital de novos cursos
Governo federal cancela edital para novos cursos de Medicina
Cachoeira perde a esperança após mobilização de três anos
Virou jogo de empurra para segunda balsa
Prefeito diz não ter como arcar com custos e entende que seja uma responsabilidade do Dnit
Governo Balardin diz que acessos para segunda balsa são responsabilidade do Dnit
Município respondeu a consulta feita pelo órgão federal
Vereador perde paciência com o prefeito
Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar
Cacisc cobra segunda balsa e organização de filas
Entidade afirma que cidade já sente prejuízos econômicos e que deve piorar com perdas no agro
