EXCLUSIVO
Balardin mantém favoritismo
Tucano consolida mais de um terço da intenção de votos na última pesquisa
A apenas três dias para a votação em Cachoeira do Sul, o candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, consolida mais de um terço da intenção de voto para o pleito, obtendo 38,2% da preferência dos 450 eleitores ouvidos nos últimos dias 30 de setembro e 1º e 2 de outubro na terceira e última rodada da pesquisa da Casa Brasil neste ano eleitoral. O levantamento, realizado com exclusividade para o Jornal do Povo, confirma a estabilidade de Balardin durante as rodadas. Ele tinha 44% da preferência do eleitorado cachoeirense em julho, desceu para 37% em setembro e estabiliza em 38,2% em outubro.
A novidade, entretanto, foi a subida do empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, que passou de 8% para 14% em setembro e alcança 19,3% em outubro. Sua diferença para Balardin, que era de 23 pontos percentuais em setembro, cai agora para 18,9%. Ainda é uma distância considerável, mas com este novo percentual, finalmente De Franceschi desgruda do candidato Ronaldo Trojahn, do PL, e pode aproveitar a migração do voto útil bem na reta final de campanha. Trojahn vinha de uma subida de 11,5% para 13% em setembro, mas cai agora para 9,3%, ficando 10 pontos atrás de Hilton.
FENÔMENO DO VOTO ÚTIL
O fenômeno do voto útil não é uma regra em Cachoeira e para que isso aconteça é necessário não apenas a desidratação de Trojahn, de quem De Franceschi espera o voto bolsonarista. O candidato Paulo Schwab, quinto colocado, com 4,9%, vinha de um 6% em setembro. Em tese, concentra o voto do agronegócio, outro nicho na mira de De Franceschi. Todavia, ainda que somando os votos de Trojahn e Schwab, o republicano precisa contar com a margem de erro para superar Balardin.
A esquerda, pela pesquisa, ficou pelo meio do caminho. Dividida em dois candidatos, do PT e do PDT, concentrou seus esforços na tentativa de garantir bancada na Câmara de Vereadores. O petista Vinicius Cornelli é o quarto colocado, já colado no terceiro Trojahn, mas com 6,9%. Tinha subido de 3,5% para 6% em setembro. Já o brizolista Mauro Falcão estreou com 0,5%, subiu para 2% em setembro e melhora agora, com 2,22%. O volume de indecisos desceu pouco, de 25,5% para 22% em setembro e firmou-se em 19,2% em outubro. Este contingente de eleitores, dependendo da migração nas vésperas do pleito, pode interferir no resultado das urnas.

REJEIÇÃO
E em quais deles você não votaria de jeito nenhum?
Vinicius Cornelli 14,4%
Leandro Balardin 14%
Hilton De Franceschi 13,5%
Ronaldo Trojahn 13,1%
Mauro Falcão 8,2%
Paulo Schwab 8%
Votaria em todos 52,6%
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil Editores
Contratante: Jornal do Povo Ltda
450 entrevistas
Margem de erro: 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (Conre: 8225)
Número de identificação: RS-01377/2024
Datas da coleta de dados: 30 de setembro e 1º e 2 de outubro
Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do Interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Tarifa de ônibus não precisa subir para TNSG dar reajuste, decide governo
Prefeitura afirma que valor atual garante que empresa ainda seja superavitária
Prefeito anuncia criação do cargo de Atendente de Farmácia
Será exigido ensino médio completo, curso de Atendente de Farmácia e conhecimentos básicos de informática
Uso da internet liberado
MP arquiva denúncia contra Balardin por uso das redes sociais
Acabou a blindagem de Balardin
Comportamento de internautas nas redes mantidas pelo prefeito já é de muita cobrança
Acabou a blindagem de Balardin
Comportamento de internautas nas redes mantidas pelo prefeito já é de muita cobrança
Ryan não quer ampliar vale para CCs
Parlamentar entende que cofres combalidos exigem aplicação responsável dos recursos
Crise dos ônibus confronta prefeito e sindicalista
Prefeitura procura alternativas para afastar empresa do serviço
Ryan apresenta emenda para não ampliar vale-alimentação a CCs
Parlamentar entende que cofres combalidos exigem aplicação responsável dos recursos
