VIOLÊNCIA

Briga em posto acaba em tiros

06/12/2025 00:00 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Homem foi baleado e atirador preso pela Força Tática da Brigada Militar

Tiro: Eládio Barcelos Fontoura dispara contra Farmácia, que corre em fuga

O comerciante Eládio Barcelos Fontoura, 71 anos, foi preso pela Força Tática da Brigada Militar após efetuar dois disparos de revólver contra Jonata Silva da Silva, o Farmácia, 36 anos, em uma briga na noite desta quinta-feira em um posto de combustíveis na Rua Júlio de Castilhos, no Centro. Um dos tiros atingiu a perna esquerda da vítima, que foi atendida na emergência do Hospital de Caridade e Beneficência e liberada na mesma noite, pois o ferimento sofrido não foi grave. A arma usada foi entregue por Fontoura para a Brigada Militar quando ele foi detido em casa, na Rua Ramiro Barcelos.

A confusão que acabou em tiros teve dois confrontos. De acordo com Farmácia, ele chegou ao posto e foi ao deque onde ficam mesas na loja de conveniência, que é um ponto de encontro de jovens em Cachoeira do Sul. No local estava o empresário Eduardo Marzall Fontoura, 31, com quem ele não possui boa relação. Mesmo assim, Farmácia relata que tentou cumprimentar Marzall, mas a recepção foi hostil. Ele afirma que Marzall tentou o agredir usando uma cadeira e pessoas que estavam no local evitaram uma pancadaria.

De acordo com Farmácia, ele foi ameaçado por Marzall, que teria dito “chamei meu pai, agora ele vai te matar”. Os dois seguiram no posto. Uma testemunha relata que cerca de 15 minutos depois chegou Fontoura, que abordou Farmácia e disse “eu já mandei tu largar o guri de mão”, o que confirma a tese de uma rixa entre os dois. A testemunha afirma que Fontoura então sacou a arma, mas foi derrubado por Farmácia, que fugiu correndo. Ao se levantar, Fontoura deu dois tiros em Farmácia, um deles acertando a perna.

DISPAROS FALHARAM

Logo depois, Marzall pegou a arma e a apontou para Farmácia, acionando duas vezes o gatilho, mas os disparos falharam. Marzall foi para a UPA e depois para o HCB com lesões da briga, por isso não foi interrogado no flagrante na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Fontoura admitiu aos policiais da Força Tática ter atirado em Farmácia, mas também não prestou o seu depoimento para a Polícia Civil.

IMPORTANTE

O delegado plantonista Bruno Lima Carnaúba classifica o caso como uma tentativa de homicídio por motivo fútil, pois os tiros foram motivados por uma briga em posto de combustíveis. Ele observa que transformar uma briga banal em disparos de arma de fogo é uma tentativa de ceifar uma vida. Ele lavrou a prisão em flagrante e mandou recolher Eládio Barcelos Fontoura para o Presídio Estadual de Cachoeira do Sul. O revólver Taurus, calibre 38, foi apreendido.

Os tiros no posto

Ao chegar ao posto de combustíveis, o comerciante Eládio Barcelos Fontoura estacionou a Fiat Fiorino e desceu, caminhando cerca de 30 metros até Jonata Silva da Silva, o Farmácia. Ao chegar perto do desafeto, ele sacou o revólver da cintura, mas foi empurrado pela vítima e sofreu uma queda. O empresário Eduardo Marzall Fontoura então partiu para a briga com Farmácia, que fugiu correndo enquanto Fontoura se levantava.

Instantes depois, Fontoura disparou duas vezes contra a vítima enquanto ela corria. Fontoura tentou correr atrás de Farmácia com a arma em punho, mas sofreu uma queda. Com o pai no chão, Marzall pega o revólver e tenta desferir dois tiros contra o rival, mas a arma falha. Ele então levanta o pai, que cai outra vez. Fontoura recebe novamente o auxílio do filho para se levantar e é amparado por Marzall enquanto Farmácia deixou local de carro.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
06/12/2025 00:00

Mortes

06/12/2025 00:00

CALOR FAZ VÍTIMA

Homem morre afogado em balneário na 290

06/12/2025 00:00

NESTE SÁBADO

Marina é Cachoeira no Broto RS

A estudante Marina Preuss concorre com outras 9 candidatas, em Estrela

06/12/2025 00:00

NOEL MOTOQUEIRO

Botinha Motos lança campanha de Natal

05/12/2025 16:19

FALECIMENTOS

Obituário

05/12/2025 16:08

SOLIDARIEDADE

Botinha Motos lança campanha de Natal com Papai Noel Motoqueiro

Oficina está arrecadando doações e disponibiliza o Papai Noel Motoqueiro para a comunidade fazer fotos

05/12/2025 00:04

REVOGADA A LIMINAR

Justiça destravou a balsa

Juíza federal liberou a licitação da balsa para Cachoeira

05/12/2025 00:03

HOJE

Remate de elite abre a 22ª Expovinos

36 hampshire down para a pista às 20h

05/12/2025 00:00

CONTAS DE VERÃO

IPTU terá reajuste de 5,17%

05/12/2025 00:00

TERCEIRA IDADE

Asilo e Amic atrás do Fundo do Idoso

05/12/2025 00:00

FERIADO DE SEGUNDA

Supermercados vão abrir normalmente