Blog dos Bichos

Cachorro passa pela adolescência?

09/12/2023 09:28 - por Cristiane Vieira da Cunha

Sim! A adolescência canina pode ser cheia de rebeldia e descobertas, algo que nem sempre é bem compreendido pelos tutores.

Quando o pet vira adolescente?
A adolescência canina não acontece de acordo com um cronograma rígido, mas existem faixas etárias aproximadas.

Normalmente, ela começa por volta dos seis meses e pode se estender até dois anos de idade.

Isso varia de acordo com o indivíduo e também de acordo com o porte do animal. Animais mini e pequenos costumam entrar na adolescência entre 6 e 10 meses. Já os de porte médio, entre 8 e 12 meses. Cães grandes, entre 9 e 18 meses. E animais gigantes, entre 11 e 24 meses.

Aqui estão oito sinais reveladores de que seu filhote está se tornando um adolescente:
1.
Ele te ignora no parque, o que ele não fazia antes
2. Ele às vezes prefere explorar ambientes novos do que ficar com você
3. Ele pode começar a arrumar umas brigas no parque com outros cães
4. Ele começa a se exibir para os outros cães, andando “esticadinho”5.
5. Ele pode fica mais no canto dele em casa
6. Ele não obedece prontamente os comandos que aprendeu
7. Ele tenta montar em pessoas ou até fazer xixi em você ou em um amigo
8. Ele começou a levantar a pata e demarcar

Melhore a sua companhia
Para manter a atenção do seu cão durante a adolescência, é essencial tornar a sua companhia mais interessante. Algumas ideias:

-Exercícios mais desafiadores: aumente a intensidade e duração dos exercícios. Corridas, jogos de pegar e até mesmo esportes caninos, como agility, podem mantê-lo fisicamente engajado.

-Treinos divertidos: mantenha o treinamento interessante. Ensine truques novos ou comandos mais avançados. Além de manter o cérebro do seu cão ocupado, isso demonstra que aprender coisas novas é divertido e recompensador.

-Estímulos mentais: use brinquedos de enriquecimento ambiental, quebra-cabeças para cães e jogos de inteligência para manter a mente do seu pet ativa. Resolver problemas para obter recompensas pode ser incrivelmente envolvente.

-Variedade de atividades: ofereça uma variedade de atividades para manter o interesse do seu cão. Passeios em diferentes locais, idas a parques e encontros com outros pets podem trazer novidades à vida dele.

-Carinho e tempo de qualidade: não subestime o valor de um bom carinho. Além disso, reserve tempo de qualidade para interagir com o seu pet. Apenas estar presente e fazer coisas juntos cria um laço mais forte.

Faça seu login para comentar!