Blog dos Bichos

Conheça as 10 plantas tóxicas para cachorros

13/04/2024 10:28 - por Cristiane Vieira da Cunha

Alguns tipos de plantas que cultivamos em casa parecem ser inofensivas para os seres humanos. Contudo, elas podem ser muito prejudiciais à saúde dos animais de estimação, principalmente gatos e cachorros. Os pets podem acabar entrando em contato com essas plantas tóxicas para animais durante brincadeiras, ou mesmo mordendo-as por curiosidade ou pela sua idade, quando os dentes ainda estão em fase de crescimento.

Não há uma forma de evitar que eles entrem em contato com esses tipos de plantas. Assim, manter esse a vegetação tóxica longe de seus animaizinhos é a forma mais eficaz de evitar problemas. Nesse post, iremos falar quais são as plantas tóxicas para animais mais comuns e que nós não fazemos ideia!

1. Comigo-ninguém-pode
Ela é uma das plantas mais tóxicas para os pets. Todas as suas partes são consideradas nocivas, causando a irritação das mucosas; inchaço nos lábios, língua e palato; cólicas abdominais, náuseas, vômitos e o contato com os olhos pode gerar edema, fotofobia e lacrimejamento.

2. Antúrio
Por contar com o oxalato de cálcio como princípio ativo em maior quantidade em seus pontinhos amarelos, ela pode causar o inchaço da boca, lábios e garganta; a dificuldade para engolir; paralisia da língua; salivação excessiva; vômitos e diarreia.

3. Azaleia
Seu nível de toxicidade varia de moderado à grave, e tem como princípio ativo a andromedotoxina. Quando ingerida, essa substância pode causar sintomas como vômitos, salivação intensa, perda de apetite, convulsões e distúrbios digestivos de até seis horas, que afetam o sistema cardíaco.

4. Copo-de-leite
Sua seiva pode provocar uma série de sintomas que vão desde inflamações na garganta e boca; irritação das mucosas; inchaço da boca, língua e palato e também é tida como uma das plantas tóxicas para animais quando em contato com os olhos.

5. Espada-de-são-jorge
O contato com ela pode causar dificuldade de movimentação e respiração, salivação excessiva e irritações na pele.

6. Lírio
Todas as suas espécies são consideradas plantas tóxicas aos pets, em toda a extensão de suas flores. O contato com elas pode causar irritação oral e ocular, alterações nas funções renais, dificuldade de engolir, alucinações e tornar a pele seca e avermelhada.

7. Violeta
O cheiro suave da violeta (Viola odorata) pode dar a impressão de que ela é uma planta inofensiva. Porém, seu caule e suas sementes têm princípios ativos extremamente tóxicos. Isso faz dela uma das perigosas plantas tóxicas aos animais. Ingerir essa espécie pode causar gastrite severa, depressão circulatória e respiratória, náuseas e vômitos.

8. Espirradeira
Os sintomas de sua ingestão variam entre vômitos, diarreias, arritmias, paralisia ou mesmo a morte do seu animalzinho. Eles podem ser observados até 24 horas depois de que ele ingeriu as flores.

9. Dama-da-noite
A dama-da-noite (Cestrum nocturnum) é conhecida por florescer no verão. Ela é considerada uma planta invasiva e suas flores e frutos também são característicos de plantas tóxicas aos animais. Se ingerida, ela pode causar náuseas, vômitos, distúrbios comportamentais e até mesmo alucinações.

10. Samambaia
Ela pode prejudicar a produção de glóbulos vermelhos, podendo causar febre, hemorragia na pele (suor com sangue), diarreia com sangue e consequente diminuição do número de plaquetas. Se a perda for muito grande, seu pet poderá chegar à morte.

O que fazer se meu pet for intoxicado?
Se o seu animalzinho apresentar algum dos sintomas citados acima por plantas tóxicas, é necessário que ele seja encaminhado imediatamente ao médico veterinário. Também é preciso informar a ele a planta que foi ingerida, assim se torna mais fácil iniciar o tratamento correto e controlar os sintomas de forma eficaz. Se os sintomas não forem tratados rapidamente, a toxina pode evoluir rapidamente e levar seu amiguinho à óbito.

Faça seu login para comentar!